Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como se adaptar ao ensino superior?

Como se adaptar ao ensino superior?

Tido como um período de mudanças na vida acadêmica e pessoal do estudante, acesso ao ensino superior exige dedicação e responsabilidade.

Publicado por Wanja Borges
Dedicação, organização e responsabilidade são fundamentais para enfrentar as dificuldades encontradas no ingresso no ensino superior
Dedicação, organização e responsabilidade são fundamentais para enfrentar as dificuldades encontradas no ingresso no ensino superior

Com a aprovação no vestibular, muitos estudantes passam a acreditar que a ansiedade, angústia e nervosismo, decorrentes do período preparatório, foram vencidos. O que muitas vezes eles esquecem é que o acesso ao ensino superior representa um período de mudanças e que, com isso, parte significativa dos vestibulandos acaba enfrentando sérias dificuldades de adaptação e revivendo todos esses sentimentos indesejados.   

Essa situação é ainda mais intensa quando o estudante precisa mudar de cidade e, consequentemente, sair da casa dos pais. Para alguns, essa mudança de rotina pode significar a conquista da independência e autonomia. Para outros, não passa de perda de referências. É natural que o primeiro ano do curso seja difícil, mas é importante entender que este é o período decisivo para a permanência do aluno no ensino superior e, portanto, para o seu sucesso acadêmico. 

Ao mesmo tempo em que o estudante se sente aliviado de não precisar mais dedicar horas do seu dia para atingir o objetivo de passar em um vestibular, ele também pode estranhar o ambiente da Universidade e, principalmente, começar a se preocupar com o fato de estar dando os primeiros passos da sua carreira profissional. A dificuldade de entrosamento e a insegurança de tomar decisões são os principais enigmas detectados. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale ressaltar que esta é uma fase de amadurecimento. Para aproveitar as oportunidades oferecidas, o calouro precisa de dedicação, organização e responsabilidade para vencer as dificuldades. Mais do que um avanço intelectual e profissional, os estudantes também são condicionados a uma mudança de comportamento, principalmente porque, na universidade, eles irão conviver com pessoas de diferentes idades, classes sociais e princípios. 

O relacionamento com os pais também tem importância decisiva nessa fase de adaptação. É importante que a família esteja por perto, sempre acompanhando a vida acadêmica do vestibulando. Inteirar-se sobre sua rotina de estudos, amizades e dificuldades pode ajudar o estudante a encontrar soluções mais facilmente para os possíveis problemas diagnosticados por essa transição para a vida adulta.     

Enfim, dificuldades sempre existirão, mas vale lembrar que depois da tempestade, vem a calmaria. Por isso, o ideal é deixar a resistência de lado, esforçar-se para vencer mais essa etapa da vida e depois comemorar os ensinamentos aprendidos, as dificuldades vencidas e, principalmente, os laços de amizades conquistados. Como já dizia Augusto Cury, a vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um bom aluno. 

 

Veja também

UEL anuncia concorrência do Vestibular 2022
Medicina, Biomedicina e Ciência da Computação são carreiras mais procuradas deste processo seletivo

PUC-SP solta gabaritos do Vestibular de Verão 2022
Candidatos fizeram provas no último domingo (5). Recursos serão recebidos até a próxima quinta-feira, 9 de dezembro.

UCS divulga resultado do Vestibular de Verão 2022 de Medicina
Agora, os selecionados deverão realizar registro acadêmico entre os dias 09 e 11 de dezembro. Outras duas chamadas regulares são esperadas.

Provas e gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2022/1 da UECE estão disponíveis
O processo seletivo disponibiliza 2.410 vagas, sendo 1.216 para os cursos de Fortaleza e 1.194 para os cursos que funcionam nas Unidades do Interior do Estado.

IFPA divulga resultado do Vestibular Unificado 2022
O cronograma sofreu uma retificação e, por isso, as datas previstas no edital inicial foram prorrogadas.

ProUni passa a aceitar estudantes de escolas privadas sem a condição de bolsista
Presidente Bolsonaro alterou MP publicada no Diário Oficial desta terça-feira (07). Assim, o Programa aceitará alunos que fizeram o ensino médio em instituição privada sem a condição de bolsista.

FGV Rio solta resultado do Vestibular 2022
Processo seletivo foi por prova on-line e notas do Enem, Olimpíadas e exames internacionais

Unitins disponibiliza locais de prova do Vestibular 2022/1
Estão sendo ofertadas 680 vagas em diversos cursos de graduação. Para o curso de Medicina são ofertadas 40 oportunidades.

UFU solta datas das matrículas do Vestibular 2021/2
Lista de aprovados para as mais de 1,6 mil vagas foi divulgada no dia 19 de novembro

Cursinhos da USP 2022 estão com inscrições abertas
Pré-vestibulares MedEnsina e FEAUSP oferecem, juntos, quase 400 vagas para estudantes sem condições financeiras

UniRV (GO) divulga resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina
Selecionados para as 75 vagas já devem fazer matrículas presenciais a partir de amanhã (7)

Unespar está com inscrições abertas para o Vestibular Especial 2022
Nesta edição, estão sendo ofertadas vagas somente para os cursos que não foram preenchidos pelo processo seletivo de ingresso anterior da Unespar.