Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como se adaptar ao ensino superior?

Como se adaptar ao ensino superior?

Tido como um período de mudanças na vida acadêmica e pessoal do estudante, acesso ao ensino superior exige dedicação e responsabilidade.

Publicado por Wanja Borges
Dedicação, organização e responsabilidade são fundamentais para enfrentar as dificuldades encontradas no ingresso no ensino superior
Dedicação, organização e responsabilidade são fundamentais para enfrentar as dificuldades encontradas no ingresso no ensino superior

Com a aprovação no vestibular, muitos estudantes passam a acreditar que a ansiedade, angústia e nervosismo, decorrentes do período preparatório, foram vencidos. O que muitas vezes eles esquecem é que o acesso ao ensino superior representa um período de mudanças e que, com isso, parte significativa dos vestibulandos acaba enfrentando sérias dificuldades de adaptação e revivendo todos esses sentimentos indesejados.   

Essa situação é ainda mais intensa quando o estudante precisa mudar de cidade e, consequentemente, sair da casa dos pais. Para alguns, essa mudança de rotina pode significar a conquista da independência e autonomia. Para outros, não passa de perda de referências. É natural que o primeiro ano do curso seja difícil, mas é importante entender que este é o período decisivo para a permanência do aluno no ensino superior e, portanto, para o seu sucesso acadêmico. 

Ao mesmo tempo em que o estudante se sente aliviado de não precisar mais dedicar horas do seu dia para atingir o objetivo de passar em um vestibular, ele também pode estranhar o ambiente da Universidade e, principalmente, começar a se preocupar com o fato de estar dando os primeiros passos da sua carreira profissional. A dificuldade de entrosamento e a insegurança de tomar decisões são os principais enigmas detectados. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale ressaltar que esta é uma fase de amadurecimento. Para aproveitar as oportunidades oferecidas, o calouro precisa de dedicação, organização e responsabilidade para vencer as dificuldades. Mais do que um avanço intelectual e profissional, os estudantes também são condicionados a uma mudança de comportamento, principalmente porque, na universidade, eles irão conviver com pessoas de diferentes idades, classes sociais e princípios. 

O relacionamento com os pais também tem importância decisiva nessa fase de adaptação. É importante que a família esteja por perto, sempre acompanhando a vida acadêmica do vestibulando. Inteirar-se sobre sua rotina de estudos, amizades e dificuldades pode ajudar o estudante a encontrar soluções mais facilmente para os possíveis problemas diagnosticados por essa transição para a vida adulta.     

Enfim, dificuldades sempre existirão, mas vale lembrar que depois da tempestade, vem a calmaria. Por isso, o ideal é deixar a resistência de lado, esforçar-se para vencer mais essa etapa da vida e depois comemorar os ensinamentos aprendidos, as dificuldades vencidas e, principalmente, os laços de amizades conquistados. Como já dizia Augusto Cury, a vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um bom aluno. 

 

Veja também

Fies 2021/2: convocações da lista de espera iniciam nesta quarta-feira (4)
Chamadas dos candidatos que foram pré-selecionados será feita no portal do Fies

IFPE libera resultado do Vestibular 2021/2
Processo seletivo foi pelas notas do Enem ou pelo histórico escolar do 1º e 2º ano

Resultado do Fies 2021/2 já está disponível
No momento do cadastro, o candidato teve a opção de escolher até três opções de cursos de graduação, turnos e instituições de ensino.

Vestibular 2022 da UERJ terá prova única em fevereiro
Processo seletivo contará novamente com questões objetivas de todas as disciplinas e uma prova de Redação

Resultado da 3ª etapa do Pave 2020 da UFPel está disponível
Anteriormente, as provas estavam previstas para 13 de junho, mas foram alteradas para 04 de julho devido a pandemia de Covid-19. 

Preparatório Solidário do Enem (GO) está com inscrições abertas
O projeto é realizado pela UNIALFA e tem por objetivo, contribuir com a capacitação de alunos da rede pública de ensino para as provas do Enem.

Manual do Candidato do Vestibular 2022 da Fuvest é disponibilizado
No documento, é possível verificar os detalhes sobre inscrições, provas da 1ª e 2ª fases, além de matrículas e outras informações.

2ª chamada do ProUni 2021/2 já pode ser acessada
Agora, os selecionados deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A documentação deverá ser apresentada até o dia 11 de agosto.

Estão abertas as inscrições para o SiSU 2021 do 2º semestre
Nesta edição, oferta é de 62.365 vagas em 70 instituições públicas de educação superior

UPE publica resultado dos pedidos de isenção de taxa do SSA 2022
Instituição receberá recursos de amanhã (3) até a próxima quinta-feira, 5 de agosto

Unemat está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2 via Enem
Processo seletivo oferece 2.570 vagas em 62 carreiras ministradas em Cuiabá e outras cidades do interior

UFRGS recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021/2
Para participar, é necessário possuir renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter estudado na rede pública