Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Conferir ou não o gabarito do vestibular?

Conferir ou não o gabarito do vestibular?

Ao realizar a prova do vestibular, bate aquela insegurança em conferir ou não o gabarito.

Publicado por Érica Caetano
O receio em conferir a atuação no vestibular faz com que jovens fiquem em dúvida quanto a olhar ou não o gabarito
O receio em conferir a atuação no vestibular faz com que jovens fiquem em dúvida quanto a olhar ou não o gabarito

Assim que o vestibulando deixa a sala onde fazia prova, ele é tomado por aquela mistura de sentimentos que vão do alívio, pela prova ter acabado, à ansiedade, para averiguar o gabarito. Mas por mais incrível que possa parecer, existem aqueles que optam por não conferir as respostas com receio do resultado e de possíveis frustrações.

Para o estudante que deseja apurar o gabarito, a agonia é a mesma, já que através da conferência ele poderá verificar bons resultados, mas também poderá não ter alcançado a pontuação suficiente para uma próxima etapa ou até mesmo para a aprovação. Portanto, o medo de se decepcionar é geral.

Se você tomou coragem, conferiu e se deu bem, parabéns! Mas se você conferiu e viu que não foi dessa vez, respire fundo e conforme-se. Levante a cabeça, avalie quais foram os seus pontos fracos para iniciar novamente a dedicação ao vestibular pegando firme nas falhas.

A questão de conferir ou não o gabarito é uma decisão muito pessoal. Existem aqueles que decidem não olhar e não sofrem com isso, até esquecem e só se preocupam quando realmente o resultado oficial sai, e ele pode então tirar a prova se acertou ou não as questões. Já se você escolheu não conferir, mas fica “matutando” aquilo o tempo todo, não conseguindo se concentrar ou pensar em outra coisa, talvez seja aconselhável que você veja logo o gabarito. Assim, poderá saber quais diretrizes tomar em seguida, se é a de comemorar ou iniciar o processo de estudos novamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro ponto que deve ser pesado pelo estudante que está na dúvida sobre conferir ou não as provas é que ele pode se surpreender. Por exemplo, o candidato pode conferir que foi mal no primeiro dia e que precisará se dedicar bem mais nos próximos dias de prova (caso haja), avaliando os pontos a que deve se prender, preocupar-se etc. Há casos também que a conferência revela grandes surpresas, como sair muito melhor do que se esperava.Mas essa decisão dependerá única e exclusivamente do estudante. Só você poderá saber o que fazer, não existe uma regra geral. Cada vestibulando deverá agir como se sentir melhor. Boa sorte!

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.