Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Cursos tecnológicos: o que e para quem são?

Cursos tecnológicos: o que e para quem são?

Cursos tecnológicos ganham espaço por conta da formação rápida, barata e especializada.

Publicado por Wanja Borges
Ministrados geralmente em dois ou três anos, cursos tecnológicos possibilita ingresso mais rápido no mercado de trabalho
Ministrados geralmente em dois ou três anos, cursos tecnológicos possibilita ingresso mais rápido no mercado de trabalho

Não é à toa que a graduação tecnológica é considerada, hoje, tendência no ensino superior brasileiro. Segundo o Censo da Educação Superior, o crescimento das matrículas em cursos tecnológicos em 2011 foi de 11,4% contra 6,4% de registros acadêmicos em cursos de bacharelado. De 2001 a 2009, esse aumento foi de 985% contra 186%, respectivamente. Mas a que se deve todo esse sucesso?  O que esses cursos tecnológicos são e para quem são? 

Segundo o Ministério da Educação, os Cursos Superiores de Tecnologia abrangem métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços. Já os tecnólogos são profissionais com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços. 

Contudo, grande parte dos estudantes, concluintes do ensino médio, recorre à graduação tecnológica especialmente por conta de sua curta duração. Ministrado geralmente em dois ou três anos, o curso ainda assim concede título universitário ao aluno. Além disso, nessa modalidade, o conteúdo é mais voltado para as especificidades da profissão e do mercado de trabalho, ou seja, a preparação é rápida, mas é especializada. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As mensalidades também costumam ser outro atrativo para pais e estudantes. Enquanto o custeio de um bacharelado em Design Gráfico na Pontifícia Universidade de Curitiba (PUCPR) é de mais ou menos R$ 1 mil mensais, a mensalidade do curso superior de tecnologia em Design Gráfico na Universidade Paulista (Unip) gira em torno de R$ 430. 

Por oferecer uma visão mais aprofundada da área de atuação da profissão em questão, a graduação tecnológica costuma ser mais indicada para pessoas que estão no mercado de trabalho, formandos que desejam melhorar o currículo ou, ainda, para estudantes que desejam ter um conhecimento mais especializado sobre determinada carreira, já que os tecnólogos ainda estão aptos à continuidade dos estudos em nível de pós-graduação. 

Em virtude da possibilidade de ingresso mais rápido no mercado de trabalho, essa modalidade vem crescendo e se solidificando no cenário do ensino superior a cada dia. Hoje em dia, a maioria dos concursos públicos aceita inscrições de tecnólogos para cargos de nível superior. Além disso, a oferta de trabalhos com salários atrativos também vem sendo frequente para esse tipo de profissional. Uma coisa é certa, motivo é o que não falta para tanto sucesso. 

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro