Não é à toa que a graduação tecnológica é considerada, hoje, tendência no ensino superior brasileiro. Segundo o Censo da Educação Superior, o crescimento das matrículas em cursos tecnológicos em 2011 foi de 11,4% contra 6,4% de registros acadêmicos em cursos de bacharelado. De 2001 a 2009, esse aumento foi de 985% contra 186%, respectivamente. Mas a que se deve todo esse sucesso? O que esses cursos tecnológicos são e para quem são?
Segundo o Ministério da Educação, os Cursos Superiores de Tecnologia abrangem métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços. Já os tecnólogos são profissionais com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.
Contudo, grande parte dos estudantes, concluintes do ensino médio, recorre à graduação tecnológica especialmente por conta de sua curta duração. Ministrado geralmente em dois ou três anos, o curso ainda assim concede título universitário ao aluno. Além disso, nessa modalidade, o conteúdo é mais voltado para as especificidades da profissão e do mercado de trabalho, ou seja, a preparação é rápida, mas é especializada.
As mensalidades também costumam ser outro atrativo para pais e estudantes. Enquanto o custeio de um bacharelado em Design Gráfico na Pontifícia Universidade de Curitiba (PUCPR) é de mais ou menos R$ 1 mil mensais, a mensalidade do curso superior de tecnologia em Design Gráfico na Universidade Paulista (Unip) gira em torno de R$ 430.
Por oferecer uma visão mais aprofundada da área de atuação da profissão em questão, a graduação tecnológica costuma ser mais indicada para pessoas que estão no mercado de trabalho, formandos que desejam melhorar o currículo ou, ainda, para estudantes que desejam ter um conhecimento mais especializado sobre determinada carreira, já que os tecnólogos ainda estão aptos à continuidade dos estudos em nível de pós-graduação.
Em virtude da possibilidade de ingresso mais rápido no mercado de trabalho, essa modalidade vem crescendo e se solidificando no cenário do ensino superior a cada dia. Hoje em dia, a maioria dos concursos públicos aceita inscrições de tecnólogos para cargos de nível superior. Além disso, a oferta de trabalhos com salários atrativos também vem sendo frequente para esse tipo de profissional. Uma coisa é certa, motivo é o que não falta para tanto sucesso.