Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. O que comer no dia da prova do vestibular?

O que comer no dia da prova do vestibular?

Alimentação pode ser decisiva no vestibular. Saiba o que comer e o que evitar nos dias das provas.

Publicado por Wanja Borges
Respeitar os horários das refeições é uma das principais dicas de alimentação para o vestibular
Respeitar os horários das refeições é uma das principais dicas de alimentação para o vestibular

Se alimentar bem no dia do vestibular e, principalmente, nos dias que antecedem as provas não é bom só para o corpo, mas também para a mente. Ao mesmo tempo em que a alimentação pode contribuir para o desempenho do estudante, ela também pode prejudicar seu andamento nos processos seletivos, caso não receba a devida atenção.

Por isso, em primeiro lugar, é preciso respeitar os horários das refeições. Concentrar-se nos estudos e esquecer-se de almoçar ou fazer um lanche podem colocar tudo isso a perder. O ideal é que o vestibulando faça de cinco a seis refeições diárias e, no dia da prova, coma alguma coisa pelo menos duas horas antes de seu início. Caso contrário, os níveis de açúcar no sangue podem ser reduzidos e indisposições físicas, como desmaios, podem ser ocasionadas. 

Escolher um cardápio saudável, colorido e balanceado também é outro ponto importante. Nesses dias decisivos, comidas desconhecidas pelo organismo devem ser evitadas. O aconselhável é substituir alimentos pesados e gordurosos por fontes de energia, de vitaminas e de proteína, como cereais, frutas, legumes e líquidos. Carnes brancas grelhadas também facilitam a digestão e beneficiam o poder de concentração do inscrito. 

Para favorecer a memória e controlar a ansiedade, o estudante pode levar barras de cereais, frutas, água, suco, sanduíche natural, castanha de caju e/ou um chocolate meio amargo para o dia da prova. Sucos energizantes, como o de mamão com laranja, são uma boa pedida. Por outro lado, bebidas estimulantes, como refrigerante, energético e café, podem acelerar o metabolismo e aumentar a angústia.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ingerir bebida alcoólica nos dias próximos à prova também pode atrapalhar o rendimento do estudante. O ideal é descansar e reservar as comemorações para depois da aprovação, evitando, assim, cansaço, sonolência e irritação. Outra dica é evitar comer em locais desconhecidos nesses dias, como restaurantes e fast food. Não dá para saber a procedência da comida destes lugares e não vale arriscar justamente na época do vestibular.

A alimentação adequada e equilibrada deve ser adotada por todas as pessoas que desejam ter uma vida mais saudável. Entretanto, na trajetória acadêmica, especialmente durante a preparação para o vestibular, o hábito alimentar merece ainda mais atenção por ser considerado, muitas vezes, como fator secundário diante do grande conteúdo a ser apreendido. 

Alimentar-se bem não significa apenas garantir bom condicionamento físico e resistência imunológica. A alimentação equilibrada em quantidade e qualidade contribui decisivamente para o bom funcionamento do cérebro e, consequentemente, auxilia o vestibulando a ter um bom desempenho nessa fase decisiva de sua vida, por isso, não se esqueça: caneta só com talheres nas mãos. 

 

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.