Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. O que comer no dia da prova do vestibular?

O que comer no dia da prova do vestibular?

Alimentação pode ser decisiva no vestibular. Saiba o que comer e o que evitar nos dias das provas.

Publicado por Wanja Borges
Respeitar os horários das refeições é uma das principais dicas de alimentação para o vestibular
Respeitar os horários das refeições é uma das principais dicas de alimentação para o vestibular

Se alimentar bem no dia do vestibular e, principalmente, nos dias que antecedem as provas não é bom só para o corpo, mas também para a mente. Ao mesmo tempo em que a alimentação pode contribuir para o desempenho do estudante, ela também pode prejudicar seu andamento nos processos seletivos, caso não receba a devida atenção.

Por isso, em primeiro lugar, é preciso respeitar os horários das refeições. Concentrar-se nos estudos e esquecer-se de almoçar ou fazer um lanche podem colocar tudo isso a perder. O ideal é que o vestibulando faça de cinco a seis refeições diárias e, no dia da prova, coma alguma coisa pelo menos duas horas antes de seu início. Caso contrário, os níveis de açúcar no sangue podem ser reduzidos e indisposições físicas, como desmaios, podem ser ocasionadas. 

Escolher um cardápio saudável, colorido e balanceado também é outro ponto importante. Nesses dias decisivos, comidas desconhecidas pelo organismo devem ser evitadas. O aconselhável é substituir alimentos pesados e gordurosos por fontes de energia, de vitaminas e de proteína, como cereais, frutas, legumes e líquidos. Carnes brancas grelhadas também facilitam a digestão e beneficiam o poder de concentração do inscrito. 

Para favorecer a memória e controlar a ansiedade, o estudante pode levar barras de cereais, frutas, água, suco, sanduíche natural, castanha de caju e/ou um chocolate meio amargo para o dia da prova. Sucos energizantes, como o de mamão com laranja, são uma boa pedida. Por outro lado, bebidas estimulantes, como refrigerante, energético e café, podem acelerar o metabolismo e aumentar a angústia.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ingerir bebida alcoólica nos dias próximos à prova também pode atrapalhar o rendimento do estudante. O ideal é descansar e reservar as comemorações para depois da aprovação, evitando, assim, cansaço, sonolência e irritação. Outra dica é evitar comer em locais desconhecidos nesses dias, como restaurantes e fast food. Não dá para saber a procedência da comida destes lugares e não vale arriscar justamente na época do vestibular.

A alimentação adequada e equilibrada deve ser adotada por todas as pessoas que desejam ter uma vida mais saudável. Entretanto, na trajetória acadêmica, especialmente durante a preparação para o vestibular, o hábito alimentar merece ainda mais atenção por ser considerado, muitas vezes, como fator secundário diante do grande conteúdo a ser apreendido. 

Alimentar-se bem não significa apenas garantir bom condicionamento físico e resistência imunológica. A alimentação equilibrada em quantidade e qualidade contribui decisivamente para o bom funcionamento do cérebro e, consequentemente, auxilia o vestibulando a ter um bom desempenho nessa fase decisiva de sua vida, por isso, não se esqueça: caneta só com talheres nas mãos. 

 

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game