Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. O que comer no dia da prova do vestibular?

O que comer no dia da prova do vestibular?

Alimentação pode ser decisiva no vestibular. Saiba o que comer e o que evitar nos dias das provas.

Publicado por Wanja Borges
Respeitar os horários das refeições é uma das principais dicas de alimentação para o vestibular
Respeitar os horários das refeições é uma das principais dicas de alimentação para o vestibular

Se alimentar bem no dia do vestibular e, principalmente, nos dias que antecedem as provas não é bom só para o corpo, mas também para a mente. Ao mesmo tempo em que a alimentação pode contribuir para o desempenho do estudante, ela também pode prejudicar seu andamento nos processos seletivos, caso não receba a devida atenção.

Por isso, em primeiro lugar, é preciso respeitar os horários das refeições. Concentrar-se nos estudos e esquecer-se de almoçar ou fazer um lanche podem colocar tudo isso a perder. O ideal é que o vestibulando faça de cinco a seis refeições diárias e, no dia da prova, coma alguma coisa pelo menos duas horas antes de seu início. Caso contrário, os níveis de açúcar no sangue podem ser reduzidos e indisposições físicas, como desmaios, podem ser ocasionadas. 

Escolher um cardápio saudável, colorido e balanceado também é outro ponto importante. Nesses dias decisivos, comidas desconhecidas pelo organismo devem ser evitadas. O aconselhável é substituir alimentos pesados e gordurosos por fontes de energia, de vitaminas e de proteína, como cereais, frutas, legumes e líquidos. Carnes brancas grelhadas também facilitam a digestão e beneficiam o poder de concentração do inscrito. 

Para favorecer a memória e controlar a ansiedade, o estudante pode levar barras de cereais, frutas, água, suco, sanduíche natural, castanha de caju e/ou um chocolate meio amargo para o dia da prova. Sucos energizantes, como o de mamão com laranja, são uma boa pedida. Por outro lado, bebidas estimulantes, como refrigerante, energético e café, podem acelerar o metabolismo e aumentar a angústia.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ingerir bebida alcoólica nos dias próximos à prova também pode atrapalhar o rendimento do estudante. O ideal é descansar e reservar as comemorações para depois da aprovação, evitando, assim, cansaço, sonolência e irritação. Outra dica é evitar comer em locais desconhecidos nesses dias, como restaurantes e fast food. Não dá para saber a procedência da comida destes lugares e não vale arriscar justamente na época do vestibular.

A alimentação adequada e equilibrada deve ser adotada por todas as pessoas que desejam ter uma vida mais saudável. Entretanto, na trajetória acadêmica, especialmente durante a preparação para o vestibular, o hábito alimentar merece ainda mais atenção por ser considerado, muitas vezes, como fator secundário diante do grande conteúdo a ser apreendido. 

Alimentar-se bem não significa apenas garantir bom condicionamento físico e resistência imunológica. A alimentação equilibrada em quantidade e qualidade contribui decisivamente para o bom funcionamento do cérebro e, consequentemente, auxilia o vestibulando a ter um bom desempenho nessa fase decisiva de sua vida, por isso, não se esqueça: caneta só com talheres nas mãos. 

 

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.