Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Os pegas nas questões dos vestibulares

Os pegas nas questões dos vestibulares

Basicamente, todo processo seletivo de vestibular possui pegas, independente de qualquer que seja a disciplina ou matéria.

Publicado por Érica Caetano
O estudante precisa ter bastante atenção às questões do vestibular para não cair em pegas da prova
O estudante precisa ter bastante atenção às questões do vestibular para não cair em pegas da prova

Ao se preparar para um processo seletivo, todos sabem que dedicação, estudo e esforço são indispensáveis. Sabem também que é preciso ter muita atenção para não deixar que nada passe batido. Toda essa cautela precisa ser redobrada em se tratando dos famosos “pegas” presentes nas provas de vestibular.

Chamamos de pega ou pegadinha do vestibular aquelas questões que tendem a confundir o candidato, através de respostas parecidas ou semelhantes, que muitas vezes diferem da resposta correta por um detalhe, uma observação, um acréscimo ou falta de alguma coisa. Na tensão do momento, o candidato que não lê com atenção a questão acaba fazendo uma leitura superficial e de cara já acha uma alternativa que se encaixa com o que imagina ser a resposta correta, assinalando a opção errada.

As questões com pegas são tão bem elaboradas pela banca avaliadora que confundem até mesmo aqueles candidatos bem preparados. Na maioria das vezes esse recurso é utilizado para eliminar candidatos, principalmente em processos seletivos muito concorridos, com poucas vagas disponíveis.

Professores alertam que pegas podem ser encontrados em todas as provas e em praticamente todas as disciplinas. No entanto, afirmam que a probabilidade de estarem presentes nas provas de português é ainda maior. Por isso, recomendam que quanto maior for o domínio do candidato na disciplina de língua portuguesa, maior a chance de não cair em alguma questão com pegadinha.

Onde estão os pegas?

Dentre os itens com mais pegas nas provas do vestibular estão as questões ligadas ao uso da morfossintaxe, que confundem o candidato na interpretação de questões tanto objetivas quanto dissertativas. Outro item que prejudica muito é a falta de atenção na leitura dos enunciados das questões. Muitas vezes o enunciado deseja a alternativa incorreta, e o vestibulando, com a convicção de que está assinalando a alternativa pedida como correta, marca a opção errada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com as novas regras ortográficas, aqueles que não estão por dentro das mudanças também podem cair nos pegas referentes a esse assunto. A campeã dos pegas são questões ligadas ao uso do trema. Todas as palavras deixaram de ser escritas com trema. Por isso, é preciso ficar atento na hora de escrever textos ou de marcar alternativas que contenham a ortografia incorreta.

Outro item, ainda de língua portuguesa, que gera bastante confusão por conta do novo acordo ortográfico está ligado às vogais abertas. De acordo com a nova regra, as palavras paroxítonas com ditongos abertos nas sílabas tônicas, como éi e ói, não são mais acentuadas. Exemplos de paroxítonas que entram nessa regra e que perderam o acento: ideia, heroico, assembleia e espermatozoide.

Além desses exemplos citados acima, existem ainda inúmeros outros dentro da disciplina de português e em outras matérias. Por isso, sempre que for fazer uma prova, esteja calmo e preste muita atenção nas perguntas, enunciados e seus detalhes, para não sair prejudicado no vestibular. Boa sorte!

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro