Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Os pegas nas questões dos vestibulares

Os pegas nas questões dos vestibulares

Basicamente, todo processo seletivo de vestibular possui pegas, independente de qualquer que seja a disciplina ou matéria.

Publicado por Érica Caetano
O estudante precisa ter bastante atenção às questões do vestibular para não cair em pegas da prova
O estudante precisa ter bastante atenção às questões do vestibular para não cair em pegas da prova

Ao se preparar para um processo seletivo, todos sabem que dedicação, estudo e esforço são indispensáveis. Sabem também que é preciso ter muita atenção para não deixar que nada passe batido. Toda essa cautela precisa ser redobrada em se tratando dos famosos “pegas” presentes nas provas de vestibular.

Chamamos de pega ou pegadinha do vestibular aquelas questões que tendem a confundir o candidato, através de respostas parecidas ou semelhantes, que muitas vezes diferem da resposta correta por um detalhe, uma observação, um acréscimo ou falta de alguma coisa. Na tensão do momento, o candidato que não lê com atenção a questão acaba fazendo uma leitura superficial e de cara já acha uma alternativa que se encaixa com o que imagina ser a resposta correta, assinalando a opção errada.

As questões com pegas são tão bem elaboradas pela banca avaliadora que confundem até mesmo aqueles candidatos bem preparados. Na maioria das vezes esse recurso é utilizado para eliminar candidatos, principalmente em processos seletivos muito concorridos, com poucas vagas disponíveis.

Professores alertam que pegas podem ser encontrados em todas as provas e em praticamente todas as disciplinas. No entanto, afirmam que a probabilidade de estarem presentes nas provas de português é ainda maior. Por isso, recomendam que quanto maior for o domínio do candidato na disciplina de língua portuguesa, maior a chance de não cair em alguma questão com pegadinha.

Onde estão os pegas?

Dentre os itens com mais pegas nas provas do vestibular estão as questões ligadas ao uso da morfossintaxe, que confundem o candidato na interpretação de questões tanto objetivas quanto dissertativas. Outro item que prejudica muito é a falta de atenção na leitura dos enunciados das questões. Muitas vezes o enunciado deseja a alternativa incorreta, e o vestibulando, com a convicção de que está assinalando a alternativa pedida como correta, marca a opção errada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com as novas regras ortográficas, aqueles que não estão por dentro das mudanças também podem cair nos pegas referentes a esse assunto. A campeã dos pegas são questões ligadas ao uso do trema. Todas as palavras deixaram de ser escritas com trema. Por isso, é preciso ficar atento na hora de escrever textos ou de marcar alternativas que contenham a ortografia incorreta.

Outro item, ainda de língua portuguesa, que gera bastante confusão por conta do novo acordo ortográfico está ligado às vogais abertas. De acordo com a nova regra, as palavras paroxítonas com ditongos abertos nas sílabas tônicas, como éi e ói, não são mais acentuadas. Exemplos de paroxítonas que entram nessa regra e que perderam o acento: ideia, heroico, assembleia e espermatozoide.

Além desses exemplos citados acima, existem ainda inúmeros outros dentro da disciplina de português e em outras matérias. Por isso, sempre que for fazer uma prova, esteja calmo e preste muita atenção nas perguntas, enunciados e seus detalhes, para não sair prejudicado no vestibular. Boa sorte!

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho