Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Conteúdo para o Enem
  4. Análise dos temas de Geografia para o Enem

Análise dos temas de Geografia para o Enem

Os temas de Geografia para o Enem são frequentemente abordados a partir de suas diversas inter-relações.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Estudar Geografia para o Enem requer compreender as dinâmicas naturais e sociais que estruturam o mundo
Estudar Geografia para o Enem requer compreender as dinâmicas naturais e sociais que estruturam o mundo

É de senso comum o fato de que a prova do Enem evita estabelecer as distinções existentes entre as diversas disciplinas que compõem os saberes sobre o mundo. No entanto, podemos visualizar os seus diferentes aspectos distribuídos nas abordagens e competências previstas para a prova. Nesse sentido, realizaremos uma análise dos principais tópicos previstos pela banca examinadora.

Antes de iniciarmos a nossa análise, é importante compreender como a Geografia, de um modo geral, tende a aparecer nas questões que irão compor as provas. É preciso lembrar que, em função da constante busca pela interdisciplinaridade, é de fundamental importância o estudante aprender a destacar e a observar os aspectos multidisciplinares que compõem os elementos naturais e práticas sociais.

Assim, os estudos geográficos encontrar-se-ão diluídos em diversos itens, abordados e organizados no edital do Enem, que os divide com outras formas de conhecimentos, estando inseridos no campo das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Esses itens estão assim denominados: a) diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; b) formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado; c) características e transformações das estruturas produtivas; d) domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente; e) representação espacial.

Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

Com esse tópico, a banca de elaboração e avaliação das provas pretende destacar a importância dos aspectos histórico-geográficos das práticas culturais, bem como a importância delas para a constituição e formação dos indivíduos em sociedade.  Dessa forma, tornam-se importantes os estudos sobre as culturas e movimentos culturais nas cidades e no campo, com destaque para as culturas tradicionais, como a indígena, a africana e a de comunidades rurais, entre outras. Além disso, o candidato precisa ter algumas noções sobre a importância e conservação dos patrimônios culturais e como eles são importantes para as sociedades. Outro ponto de extrema importância é o entendimento de como as culturas comportam-se e transformam-se no contexto da Globalização.

Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado

Esse tema é bastante genérico, fazendo referência a diversas estruturas territoriais e sociais no Brasil e no mundo. As principais competências que o aluno deve desenvolver, nesse quesito, são as inter-relações entre os acontecimentos e os processos de formação territorial no Brasil com as dinâmicas político-econômicas no mundo. Além disso, o aluno não pode deixar de ter em mente os aspectos que marcam a atual ordem política internacional, também chamada de Nova Ordem Mundial e suas características, sobretudo em relação ao período da Guerra Fria. É preciso, portanto, estabelecer as distinções e correlações entre o local, o regional e o global.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características e transformações das estruturas produtivas

Esse tema está diretamente vinculado aos aspectos econômicos das sociedades em seus setores primário (agropecuária e exploração de recursos naturais), secundário (indústrias) e terciário (comércio e serviços). Assim, dinâmicas econômicas relacionadas às essas estruturas, bem como às consequências de suas transformações sobre o espaço geográfico, certamente serão abordadas pela prova, de modo que o candidato precisa entender a cadeia de acontecimentos que integra os diferentes assuntos.

Por exemplo: a mecanização do campo provoca o êxodo rural e a urbanização das sociedades, o que, associado à intensa industrialização, provoca a concentração da população em áreas específicas, resultando na metropolização. Com isso, as indústrias se descentralizam e se mecanizam, redirecionando boa parte da mão de obra para o setor terciário (terciarização).

Além disso, nesse tópico, estão previstas questões concernentes à Globalização e suas características primordiais, principalmente os recursos tecnológicos referentes à Terceira Revolução Industrial e à formação territorial dos países em blocos econômicos internacionais.

Domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente

Também muito amplo, esse tópico tem como característica principal evidenciar as relações entre o homem e a natureza, tema muito importante para a Geografia. Assim, tanto os recursos naturais e as fontes de energia quanto os elementos físicos da Terra (rochas, camadas da Terra, entre outros) serão abordados. Além disso, são importantes os usos e as transformações que o homem realiza sobre esses meios naturais, o que nos leva aos debates sobre as questões ambientais e climáticas tanto em nível regional quanto em nível global.

Representação espacial

Esse tópico está diretamente ligado à natureza e sua competência principal será a de avaliar a capacidade de ler e interpretar os elementos cartográficos e as tecnologias de representação espacial, como os SIGs (Sistemas de Informações Geográficas). Mas isso não significa que outras disciplinas não poderão aparecer em conjunto, pois mapas e elementos de representação da Terra podem estar presentes em questões de qualquer espécie, além disso, cálculos matemáticos poderão estar presentes em questões referentes às escalas dos mapas e à identificação dos fusos horários.

Esperamos que essas dicas e análises sirvam de ajuda para o candidato compreender melhor a forma com que a Geografia e suas subdivisões podem aparecer na prova do Enem. Vale lembrar que, como destacamos inicialmente, é sempre importante vincular os conhecimentos geográficos com as diferentes áreas do saber, uma vez que o Enem é uma prova de caráter puramente interdisciplinar.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.

Vestibular 2020/2 via Enem do IFSP está com inscrições abertas
Para participar é preciso ter feito o Enem entre os anos de 2015 e 2019 tirando nota acima de zero na redação.

Já estão abertas as inscrições para corretores de redação do Enem 2020
Para se cadastrar é preciso ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. Prazo encerra em 05 de outubro.

Inscrições para o Vestibular 2021 da UFGD já podem ser feitas
Os interessados em concorrer uma das 982 vagas em 33 cursos de graduação, nas modalidades presencial (32 cursos) e a distância (Letras-Libras), podem se inscrever até às 17h do dia 20 de novembro.

Vestibular de Verão 2021 do IFSul (RS) é adiado por conta da pandemia
O Vestibular de Verão do IFSul acontece geralmente no mês de dezembro e será adiado para evitar a aglomeração de pessoas.