Olá, pessoal! Hoje vamos fazer alguns comentários e dar dicas de cartografia para o Enem.
De acordo com o edital do Exame Nacional do Ensino Médio, o último parágrafo destinado ao conteúdo da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias está assim fundamentado:
“Representação espacial - Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia”.
Portanto, a representação do espaço através dos mapas é de fundamental compreensão para o candidato que quer se dar bem em questões relacionadas com cartografia no Enem. Outro requisito é a alfabetização cartográfica, ou seja, a correta leitura dos diferentes tipos de mapas e das técnicas utilizadas para produzi-los. Vejamos um exemplo de questão de Cartografia no Enem de 2010:
Questão sobre coordenadas geográficas no Enem de 2010
A questão acima possui a interessante função de auxiliar na compreensão de um dos importantes temas da cartografia: as coordenadas geográficas, que correspondem ao conjunto de linhas imaginárias – chamadas de latitudes e longitudes – utilizado para a localização precisa de qualquer ponto da superfície terrestre, conforme apontado pela letra C.
Portanto, podemos notar que todos os elementos discutidos pela cartografia são importantes, notadamente os itens fundamentais dos mapas, como título, escalas, orientações, legendas e projeções cartográficas utilizadas para produzi-los. Em muitos casos, os conhecimentos cartográficos do candidato são testados não em uma questão direta sobre o tema, mas abordando outros assuntos, de forma que a resolução do exercício sem alguns conhecimentos sobre os mapas torna-se mais difícil ou até impossível.
A seguir, seguem algumas sugestões de temas para estudo, com links de textos disponíveis no portal Mundo Educação, onde há uma boa seção exclusivamente destinada à Cartografia.
- Mapas, tipos de mapas e Mapas temáticos
- Escala cartográfica e os símbolos utilizados nas legendas
- Os fusos horários, os fusos brasileiros e o método para calculá-los
- O sistema de Coordenadas Geográficas, como as latitudes e longitudes, e alguns dos principais paralelos da Terra, como a Linha do Equador e os Trópicos de Câncer e Capricórnio.
- Geoprocessamento, sensoriamento remoto e os Sistemas de Informações Geográficas (SIG)
Lembre-se de que a leitura dos mapas é semelhante ao processo de leitura de textos: só se aprende na prática. Não se esqueça também de observar o caráter interdisciplinar dessa área do conhecimento, que se relaciona não só com a Geografia, mas com inúmeras outras áreas, incluindo a matemática.
Até a próxima dica e bons estudos!