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Comentário da Redação do Enem Digital 2020

Publicado por Sistema Poliedro

Em primeiro momento, é importante lembrar que a desigualdade regional no Brasil se explica por um viés histórico: nunca houve um plano que considerasse as particularidades das regiões, individualmente, buscando um resultado coletivo - que, de fato, elevasse a nação a uma potência.

O processo de industrialização, por exemplo, deu à SP o posto de grande centro do desenvolvimento, inclusive atraindo mão de obra de outras regiões - isso, com o passar dos anos, poderia ter cessado se houvesse investimento e propulsão dos setores para que a população dessas regiões não fosse obrigada a migrar em busca de melhores condições de vida. Fato é que esse plano nunca aconteceu. Ora Rio de Janeiro por ser Capital, ora São Paulo graças ao processo de industrialização já mencionado - sempre houve foco direcionado e não abrangente no que tange ao desenvolvimento nacional.

Outra prova disso são os índices de analfabetismo, que configuram-se, há décadas, significativamente maiores nas regiões Norte e Nordeste - resultado de pouco ou nenhum investimento educacional em áreas mais carentes.

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Qualquer resolução proposta pelo aluno para diminuir essas lacunas precisaria considerar investimento massivo e planejamento além do eixo Rio-São Paulo. É importante destacar que todas as regiões brasileiras têm potencial para desenvolvimento; porém, seguem à mercê de agentes econômicos.

Além disso, a presença, nos textos-base da prova, do geógrafo Milton Santos, autor da obra “Por uma outra globalização”, discutido em aulas prévias, norteava o aluno para a junção entre a questão econômica e o papel do sistema capitalista na manutenção das desigualdades.

Ao longo do ano, nós também trabalhamos temas como analfabetismo, saneamento básico (ainda muito precário em localidades mais carentes, apesar de ser essencial para a saúde e o desenvolvimento humano) e o problema do déficit habitacional que o Brasil enfrenta - além de temas que tratavam a relação entre a desigualdade e a economia. Certamente os alunos do Poliedro estavam preparados para esse tema e conseguiram problematizar a questão com eficiência.

Por Gabrielle Zanardi, coordenadora de Redação do Curso Poliedro

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