Logo Super Vestibular

Comentário da Redação do Enem 2018

"Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet" foi o tema da Redação do Enem 2018.

Publicado por Oficina do Estudante

Comentário da Redação do Enem 2018

O tema do Enem 2018 foi “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”. Essa prática é comum em países como a China e a Rússia. Para escrever a redação, era possível fazer uma alusão a Edward Snowden, que vazou informações de como o governo dos EUA controlava a política internacional por meio do monitoramento de dados na internet. O candidato poderia falar de 1984, livro de George Orwell no qual a vida dos seres humanos era controlada por um poder autoritário por meio de teletelas. A coletânea falava dos algoritmos e dos filtros da internet bem como do uso da internet como forma de comunicar se com amigos. O marco civil da Internet e a lei da privacidade não contemplam essas novas modalidades de infração. O tema não era fake news!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os desafios presentes nos textos da proposta eram garantir a liberdade de expressão num ambiente em que algoritmos orientam posições ideológicas e identificar os filtros usados para esses direcionamentos. 

Agentes possíveis para tais problemas seriam, por exemplo, o Ministério Público, cuja função seria representar a população frente aos delitos no mundo digital; o Poder Legislativo, que poderia criar novas leis para punir crimes da esfera virtual; o Ministério da Comunicação, responsável pelas políticas que regulamentam o uso da internet. 

Era difícil usar argumentos históricos para o tema, dada sua atualidade. Assim argumentos por analogia com obras de literatura e mitologias seriam bem-vindos. Exemplificando, a discussão poderia passar pela liberdade de expressão, tão defendida por Voltaire e pela banalidade do mal, de Hannah Arendt. O importante era ampliar as ideias da coletânea e articulá-las bem com os conhecimentos trazidos pela coletânea.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.

Vestibular 2020/2 via Enem do IFSP está com inscrições abertas
Para participar é preciso ter feito o Enem entre os anos de 2015 e 2019 tirando nota acima de zero na redação.

Já estão abertas as inscrições para corretores de redação do Enem 2020
Para se cadastrar é preciso ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. Prazo encerra em 05 de outubro.

Inscrições para o Vestibular 2021 da UFGD já podem ser feitas
Os interessados em concorrer uma das 982 vagas em 33 cursos de graduação, nas modalidades presencial (32 cursos) e a distância (Letras-Libras), podem se inscrever até às 17h do dia 20 de novembro.

Vestibular de Verão 2021 do IFSul (RS) é adiado por conta da pandemia
O Vestibular de Verão do IFSul acontece geralmente no mês de dezembro e será adiado para evitar a aglomeração de pessoas.