Logo Super Vestibular

Corpo humano no Enem

O corpo humano é um tema bastante abordado no Enem, por isso é fundamental a compreensão de anatomia e fisiologia humana na preparação para o exame.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
O estudo da anatomia e fisiologia humana é importante para a realização de provas do Enem
O estudo da anatomia e fisiologia humana é importante para a realização de provas do Enem

O corpo humano é um organismo complexo formado por diversos sistemas integrados que permitem que realizemos as mais diversas atividades. Para estudar o corpo e seu perfeito equilíbrio, é necessário o conhecimento de anatomia e fisiologia humana. Esses dois temas, que estão intimamente relacionados, sempre são cobrados em provas de concursos, vestibulares e no Enem. Por essa razão, fazem parte da nossa dica de hoje!

A anatomia humana pode ser definida como a parte da Biologia que estuda a forma e a estrutura dos tecidos, órgãos e sistemas que compõem o corpo humano. A fisiologia, por sua vez, preocupa-se com o estudo do funcionamento e das funções das partes que formam nosso organismo. Percebe-se, portanto, que uma área depende da outra.

No Enem, a anatomia e a fisiologia humana são cobradas praticamente em todas as provas. O conteúdo é relativamente simples, porém sempre demanda atenção e interpretação por parte do aluno.

Observe a seguir três questões que abordaram o tema corpo humano no Enem:

Questão do Enem da prova de 2009:

Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36 ºC e 37 ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada. Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema

a) digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos.

b) imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor.

c) nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água.

d) reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.

e) endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.

Resolução:

Letra c: Para que o corpo funcione perfeitamente bem, é importante que as condições internas permaneçam constantes e dentro dos valores normais (homeostase). A temperatura corpórea é uma das características que precisam estar em constante equilíbrio. Temperaturas elevadas (hipertermia) podem causar danos aos tecidos do corpo e diversos órgãos. Sendo assim, são necessárias estratégias para que isso não ocorra.

Quando ocorre a elevação da temperatura sanguínea em regiões específicas do cérebro, as glândulas sudoríparas são estimuladas a produzir suor. Essa substância, ao evaporar, resfria nosso corpo, evitando assim as altas temperaturas corpóreas.

Questão do Enem da prova de 2010:

A cafeína atua no cérebro, bloqueando a ação natural de um componente químico associado ao sono, a adenosina. Para uma célula nervosa, a cafeína se parece com a adenosina e combina-se com seus receptores. No entanto, ela não diminui a atividade das células da mesma forma. Então, ao invés de diminuir a atividade por causa do nível de adenosina, as células aumentam sua atividade, fazendo com que os vasos sanguíneos do cérebro se contraiam, uma vez que a cafeína bloqueia a capacidade da adenosina de dilatá-los. Com a cafeína bloqueando a adenosina, aumenta a excitação dos neurônios, induzindo a hipófise a liberar hormônios que ordenam às suprarrenais que produzam adrenalina, considerada o hormônio do alerta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).

Infere-se do texto que o objetivo da adição de cafeína em alguns medicamentos contra a dor de cabeça é

a) contrair os vasos sanguíneos do cérebro, diminuindo a compressão sobre as terminações nervosas.

b) aumentar a produção de adrenalina, proporcionando uma sensação de analgesia.

c) aumentar os níveis de adenosina, diminuindo a atividade das células nervosas do cérebro.

d) induzir a hipófise a liberar hormônios, estimulando a produção de adrenalina.

e) excitar os neurônios, aumentando a transmissão de impulsos nervosos.

Resolução:

Letra a: Como a dor de cabeça é ocasionada por dilatações nos vasos sanguíneos que estimulam as terminações nervosas, e a cafeína apresenta o efeito de contrair esses vasos, frequentemente essa substância é usada na composição de medicamentos.

Questão do Enem da prova de 2011:

O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural dos organismos não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.

O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da:

a) alta concentração de macrófagos.

b) elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes.

c) aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV.

d) rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores.

e) presença de células de memória que atuam na resposta secundária.

Resolução:

Letra e: Quando recebemos uma vacina, são introduzidos no nosso corpo agentes causadores de certa doença que estão mortos ou atenuados. Ao receber esses antígenos, nosso corpo inicia a produção de anticorpos e de células de memória. Dessa forma, quando ocorrer um novo contato com o agente contra o qual fomos imunizados, a resposta será rápida e logo o agente patogênico será destruído.

Observe que as três questões aqui apresentadas possuem como foco principal o corpo humano e o seu funcionamento. Apesar de serem questões relativamente simples, merecem bastante atenção, principalmente no que diz respeito à leitura do enunciado.

Ao estudar, lembre-se de relembrar detalhadamente o funcionamento de todos os sistemas e relacioná-los com situações do cotidiano, tais como as aqui apresentadas. É importante que você não fique preocupado apenas em decorar todos os nomes de órgãos, mas foque em compreender como o corpo responde às diversas variações no meio externo e interno.

Bons estudos e boa prova!

Veja também

Cursinho Pré-Enem 2020 (DF) recebe inscrições
Estão sendo oferecidas pelo cursinho 1.000 oportunidades para a seletiva Enem 2020. As aulas têm duração de quatro horas e são ministradas turno vespertino.

UEA abre prazo de isenção do Vestibular 2021 e SIS 2020
Para fazer o pedido é preciso preencher os requisitos exigidos. Prazo vai até 02 de outubro.

PUC-Rio fecha inscrições do Vestibular 2021
Estão sendo oferecidas 1.413 vagas em diversos cursos de graduação, os quais estão separados em cinco grupos de acordo com a área. 

Pedidos de isenção e redução do Vestibular 2021 da Unesp são recebidos até hoje (27)
A previsão é que o resultado dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição do Vestibular 2021 da Unesp seja divulgado no dia 02 de novembro.

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.