Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Dicas para Geografia do Brasil no Enem

A principal dica para Geografia do Brasil no Enem refere-se à relação entre os aspectos humanos e físicos do território brasileiro.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
A Geografia do Brasil é cobrada pelo Enem em seus aspectos humanos e naturais
A Geografia do Brasil é cobrada pelo Enem em seus aspectos humanos e naturais

Olá, pessoal! As dicas de hoje envolvem a Geografia do Brasil no Enem.

O termo “Geografia do Brasil” é muito amplo e diz respeito às características humanas, naturais e regionais do território brasileiro, o que envolve um leque muito abrangente e variado de temas a serem abordados pela banca examinadora. A questão a seguir demonstra uma tendência atual do Enem, que é cobrar questões envolvendo fatores naturais e humanos no espaço geográfico do Brasil:

Enem 2011: O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.

SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).

O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da

a) industrialização voltada para o setor de base.

b) economia da borracha no sul da Amazônia.

c) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.

d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.

e) extrativismo na região pantaneira.

Resolução: Nesse caso, é exigido do candidato um conhecimento sobre o processo de ocupação do território nacional, mais especificamente das áreas do Cerrado, que foram ocupadas de forma mais intensificada a partir da segunda metade do século XX. Nesse período, os avanços das técnicas agrícolas permitiram a expansão da fronteira agropecuária, responsável por reduzir bruscamente a vegetação original desse bioma, conforme descrito pela letra C da questão.

Esse tipo de questão é bastante comum na prova. O que exige do candidato muito mais do que o acúmulo decorativo de informações aleatórias sobre o Brasil, mas sim a compreensão da dinâmica natural e social do território. Confira outra questão que segue essa mesma tendência:

Enem 2011:

Paisagem da mata de araucária
Paisagem da mata de araucária

A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi

a) o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste.

b) a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil.

c) o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro.

d) o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

e) o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.

Resolução: Da mesma forma que a questão anterior abordava a expansão das ações humanas sobre o Centro-Oeste brasileiro e suas consequências sobre o bioma Cerrado, essa questão trata das consequências da ação humana sobre a Mata de Araucárias. A primeira informação que o candidato deveria ter é que esse tipo de vegetação encontra-se na região Sul do Brasil, com uma maior concentração no estado do Paraná, o que já eliminaria todas as alternativas, excetuando a letra D. A segunda informação é a de que essa paisagem natural foi muito degradada em função do avanço da exploração madeireira para a produção de papel.

Portanto, como podemos notar, a dica principal para questões sobre Geografia do Brasil no Enem é não priorizar tanto a “decoreba”, e sim a compreensão das diferentes frentes de ocupação do espaço geográfico brasileiro. Ao acumular esse tipo de conhecimento, o candidato estará mais apto para responder a questões como as acima apresentadas do que aquele estudante que se preocupa apenas com informações estáticas, como o tamanho do território, o ano da independência, o número de habitante, entre outros.

Um tema que parece oportuno para o Enem 2014 é a Copa do Mundo, pois muitos acontecimentos desse evento esportivo esbarraram em questões geográficas do território brasileiro, como a diversidade climática, as grandes distâncias, as redes de transportes, entre outros elementos. Por esse motivo, acompanhar notícias e obter informações locais e gerais sobre esses e outros assuntos é uma forma interessante de o candidato preparar-se.

Por isso, é importante que o candidato mantenha-se ligado em diversos temas, tais como: industrialização brasileira, urbanização brasileira, agropecuária e recursos naturais, espaço industrial, estrutura fundiária, fronteira agrícola, o trabalho e terra no Brasil, população brasileira, a população indígena, a distribuição da população, as regiões geoeconômicas e Brasil na nova ordem mundial.

Algums temas de Geografia Física também precisam ser estudados, sem se esquecer de relacioná-los com as relações humanas. Podemos citar assuntos como: o relevo brasileiro, os domínios naturais, os biomas, a classificação dos climas, a estrutura geológica, as grandes bacias, os solos, os recursos minerais e as unidades de preservação.

Para estudos mais completos acerca do território Brasileiro para o Enem, recomendamos também a visita às seções de Geografia Física e Geografia Humana do Brasil no site do Mundo Educação.

Bons estudos!

Veja também

MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024
Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho
Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro
Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)
Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17
Inep anuncia datas do Enem 2024
Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.
Edital do Enem 2024 é divulgado
Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023