Olá, estudantes! Hoje vamos passar dicas e resolver algumas questões sobre os meios de transporte no Enem, com algumas orientações básicas.
O tema dos meios de transporte no Enem não é um assunto comum no exame. No entanto, em 2013, houve uma questão referente a essa temática que surpreendeu muita gente, pois não havia aparecido nada relacionado nos últimos anos. Eis o exercício:
Em 2013, houve uma questão sobre os transportes no Brasil
Essa questão envolve tanto os conhecimentos sobre os transportes como um todo quanto a questão dos meios de transporte no Brasil. No caso, a intermodalidade (integração entre os diversos meios, como o ferroviário, hidroviário, aéreo, marítimo e rodoviário) é uma necessidade sobre os transportes no Brasil em função da vasta área territorial do país, que onera os custos em função das grandes distâncias de deslocamento, algo próximo do que afirma a letra B, que é o gabarito oficial do exercício.
Uma informação básica sobre o assunto que todo o candidato deve possuir é que o Brasil priorizou a construção das rodovias ao longo do século XX, fazendo com que essas respondessem pela maior carga de mercadorias e pessoas ao longo do território. Por isso, o desafio atual é diversificar essa matriz modal, ampliando os investimentos em ferrovias e, principalmente, hidrovias, que são meios mais eficientes e com menores custos de manutenção.
Outro meio de transporte, esse exclusivamente para mercadorias líquidas, pode aparecer nas provas: o transporte por dutos. As recentes crises envolvendo a Rússia, a Ucrânia e a União Europeia podem fazer emergir esse item, haja vista que a Rússia é uma grande fornecedora de gás natural para a UE com gasodutos que passam justamente pelo território ucraniano. O Parlamento Europeu, inclusive, impediu recentemente a construção de um gasoduto que ligaria a Rússia com a Bélgica, o que revela o caráter estratégico desse meio de transporte.
Além disso, o candidato não pode esquecer que, em 2013, iniciou-se uma série de manifestações cuja pauta inicial também se relacionava com os transportes no Brasil, mais especificamente o aumento nos preços das passagens. Com isso, é importante uma maior compreensão sobre a questão dos transportes públicos no Brasil, tanto a sua importância quanto as suas características e seus problemas.
Como os transportes formam uma área estratégica para a produção capitalista, é sempre bom estar bem informado sobre diferentes acontecimentos que venham a ocorrer nesse setor, pois a banca do Enem pode aproveitar para abordar o tema em uma questão interdisciplinar e que envolva conhecimentos de atualidades.
Até a nossa próxima dica!