Logo Super Vestibular

Doenças no Enem

Geralmente, as questões que envolvem doenças no Enem abordam aquelas que se constituem como um grave problema de saúde pública.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Um tema bastante cobrado no Enem é a saúde humana
Um tema bastante cobrado no Enem é a saúde humana

A saúde humana é um tema bastante cobrado nos vestibulares e não podia ser diferente com o Enem. Sendo assim, nossa dica de hoje volta para a forma como são cobradas as doenças no Enem.

Como o Enem apresenta sempre questões bastante contextualizadas e atuais, as doenças abordadas normalmente são aquelas que constituem um grave problema de saúde pública. Nos últimos anos, observamos questões sobre dengue, leptospirose e H1N1. Baseando-se nisso, lembre-se de sempre ficar atento às doenças de maior destaque na mídia no momento.

Outro ponto importante é saber quais são os agentes causadores de doenças, bem como os sintomas de cada uma. Procure separar as doenças em grupos: Doenças causadas por bactérias, doenças causadas por fungos, doenças causadas por protozoários e assim por diante.

Observe a seguir alguns exemplos de questões sobre doenças no Enem que caíram em provas anteriores.

Questão Enem 2011: Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?

a) Colocação de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reprodução.

b) Substituição das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro.

c) Remoção dos recipientes que possam acumular água, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio.

d) Higienização adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato.

e) Colocação de filtros de água nas casas, visto que a reprodução do mosquito acontece em águas contaminadas.

Comentário da questão:

Essa questão, relativamente fácil, aborda um ponto que deve ser conhecido por todos, que é como evitar a dengue. Como dito anteriormente, essa é uma das várias questões que abordam problemas de saúde pública. Observe que o que você precisa saber para responder a essa questão é que o mosquito da dengue coloca seus ovos em água parada. Sendo assim, a resposta correta é letra C.

Questão Enem 2012:

Observe atentamente as características físicas do personagem da tirinha
Observe atentamente as características físicas do personagem da tirinha

A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como

a) anemia.

b) beribéri.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

c) diabetes.

d) escorbuto.

e) fenilcetonúria.

Comentário da questão: Observe que o personagem da tirinha está “fora de forma”. A obesidade é um fator que está diretamente relacionado com o diabetes, uma vez que essa condição está ligada a uma maior resistência à insulina. Sendo assim, a resposta dessa questão também é a letra c.

Repare que o tema abordado nessa questão também é bastante atual, uma vez que a ocorrência de obesidade vem aumentando consideravelmente na população nos últimos anos, o que também deflagra, consequentemente, aumento nos casos de diabetes.

Questão do Enem 2013: A contaminação pelo vírus da rubéola é especialmente preocupante em grávidas, devido à síndrome da rubéola congênita (SRC), que pode levar ao risco de aborto e malformações congênitas. Devido a campanhas de vacinação específicas, nas últimas décadas houve uma grande diminuição de casos de rubéola entre as mulheres, e, a partir de 2008, as campanhas se intensificaram e têm dado maior enfoque à vacinação de homens jovens.

BRASIL. Brasil livre da rubéola: campanha nacional de vacinação para eliminação da rubéola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009 (adaptado).

Considerando a preocupação com a ocorrência da SRC, as campanhas passaram a dar enfoque à vacinação dos homens, porque eles

a) ficam mais expostos a esse vírus.

b) transmitem o vírus a mulheres gestantes.

c) passam a infecção diretamente para o feto.

d) transferem imunidade às parceiras grávidas.

e) são mais suscetíveis a esse vírus que as mulheres.

Observe que aqui o enfoque da questão não foi os sintomas e nem mesmo o agente causador da doença, e sim a forma de transmissão. O enunciado informou sobre os riscos da rubéola em mulheres grávidas, em razão da síndrome da rubéola congênita, e que os casos de mulheres com rubéola têm diminuído consideravelmente. Dessa forma, a vacinação foi estendida aos homens, pois, uma vez contaminados, eles podem transmitir para mulheres pelo ar. Sendo assim, a resposta correta é letra b.

Percebeu que apesar de em todas as provas alguma doença ser cobrada, nem sempre as abordagens são as mesmas? Sendo assim, é fundamental conhecer o agente causador, as formas de contágio, os sintomas e o tratamento das principais patologias. Para ajudá-lo nessa árdua tarefa, separamos alguns textos em uma seção chamada Doenças.

Bons estudos!!!

Veja também

Cursinho Pré-Enem 2020 (DF) recebe inscrições
Estão sendo oferecidas pelo cursinho 1.000 oportunidades para a seletiva Enem 2020. As aulas têm duração de quatro horas e são ministradas turno vespertino.

UEA abre prazo de isenção do Vestibular 2021 e SIS 2020
Para fazer o pedido é preciso preencher os requisitos exigidos. Prazo vai até 02 de outubro.

PUC-Rio fecha inscrições do Vestibular 2021
Estão sendo oferecidas 1.413 vagas em diversos cursos de graduação, os quais estão separados em cinco grupos de acordo com a área. 

Pedidos de isenção e redução do Vestibular 2021 da Unesp são recebidos até hoje (27)
A previsão é que o resultado dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição do Vestibular 2021 da Unesp seja divulgado no dia 02 de novembro.

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.