Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Evolução no Enem

Frequentemente é cobrado o tema Evolução no Enem, por isso é necessário conhecer as teorias e as evidências que comprovam a evolução biológica.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Os fósseis são evidências da evolução biológica
Os fósseis são evidências da evolução biológica

A evolução e a seleção natural são temas bastante importantes para alunos que realizarão a prova do Enem e também vestibulares. Compreender as teorias, conhecer bem as principais evidências da evolução biológica e ter em mente os conceitos de seleção natural e adaptação são fundamentais para o entendimento dessa parte da biologia. Diante da importância desse tema, o Super Vestibular traz como dica de hoje a Evolução no Enem.

Primeiramente devemos relembrar o que é a chamada Evolução. O pensamento evolutivo baseia-se em uma ideia de mudança, ou seja, modificações que ocorreram nos seres vivos no decorrer do tempo. Vale destacar que esse tempo não é apenas o período de vida de um indivíduo e que essas mudanças podem ocorrer no decorrer de milhares de anos.

A evolução biológica apresenta várias evidências que confirmam que esse fenômeno realmente ocorre nos seres vivos. Dentre as principais evidências, podemos destacar os fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas e bioquímicas entre os organismos de espécies diferentes.

Dentre as teorias evolucionistas que se destacaram como as pioneiras, podemos destacar a proposta por Jean-Baptiste Lamarck e a de Charles Robert Darwin. Lamarck propôs uma teoria que se baseava principalmente na lei do uso e desuso e na da transmissão de caracteres adquiridos. A teoria conhecida posteriormente como lamarckismo pecou em alguns pontos e hoje sabemos que as características adquiridas durante a vida de um organismo não são passadas aos seus descendentes e as transformações não ocorrem em função do uso ou desuso de uma determinada estrutura.

A teoria proposta por Darwin levantou pontos importantes, tais como a luta pela sobrevivência, a sobrevivência do mais apto e a ancestralidade. A sobrevivência do organismo mais apto e a transmissão das características aos seus descendentes constituem a seleção natural.

Com a ampliação do conhecimento genético, a teoria de Darwin foi “melhorada”, uma vez que ele não conhecia conceitos importantes de Genética, não sabendo, portanto, como os caracteres eram transmitidos aos seus descendentes. Surgia aqui a teoria sintética da evolução ou teoria neodarwinista.

Agora que relembramos um pouco do conteúdo de evolução, vamos ver como a matéria é cobrada no Enem. Observe a seguir uma questão de biologia evolutiva no Enem de 2010:

Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribuídos em ampla região na América do Norte. A pelagem de ratos dessa espécie varia do marrom claro até o escuro, sendo que os ratos de uma mesma população têm coloração muito semelhante. Em geral, a coloração da pelagem também é muito parecida à cor do solo da região em que se encontram, que também apresenta a mesma variação de cor, distribuída ao longo de um gradiente sul-norte. Na figura, encontram-se representadas sete diferentes populações de P. polionotus. Cada população é representada pela pelagem do rato, por uma amostra de solo e por sua posição geográfica no mapa.


Observe o mapa com a distribuição dos ratos Peromyscus polionotus pela América do Norte

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

MULLEN, L. M.; HOEKSTRA, H. E. Natural selection along an environmental gradient: a classic cline in mouse pigmentation. Evolution, 2008.

O mecanismo evolutivo envolvido na associação entre cores de pelagem e de substrato é

a) a alimentação, pois pigmentos de terra são absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores.

b) o fluxo gênico entre as diferentes populações, que mantém constante a grande diversidade interpopulacional.

c) a seleção natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivência diferenciada de indivíduos com características distintas.

d) a mutação genética, que, em certos ambientes, como os de solo mais escuro, têm maior ocorrência e capacidade de alterar significativamente a cor da pelagem dos animais.

e) a herança de caracteres adquiridos, capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas características genéticas aos descendentes.

Resolução: Como vimos no enunciado da questão, a cor dos ratos é semelhante à cor do solo do local onde vivem. A semelhança da pelagem com o solo é, sem dúvidas, uma grande vantagem adaptativa para os ratos, pois conseguem camuflar-se no ambiente. Ratos com pelagem diferente do solo são mais visíveis, logo, podem ser mais facilmente predados. Sendo assim, aqueles de pelagem semelhante são mais aptos e foram selecionados. A resposta correta, então, é a letra c: a seleção natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivência diferenciada de indivíduos com características distintas.

Veja a seguir uma questão de evolução no Enem de 2010.

Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausências de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

a) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.

b) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.

c) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.

d) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes.

e) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

Resolução: Como vimos anteriormente, Lamarck dizia que estruturas que não são usadas com frequência, com o tempo, vão perdendo a sua função. Sendo assim, a resposta correta é letra b: a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.

Para saber mais sobre o tema, acesse a nossa seção Biologia Evolutiva que traz diversos temas importantes dessa área da biologia.

Bons estudos e boa prova!

Veja também

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro
Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)
Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17
Inep anuncia datas do Enem 2024
Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.
Edital do Enem 2024 é divulgado
Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo