Logo Super Vestibular

Geografia Física e sociedade no Enem

Estudar a relação entre Geografa física e sociedade no Enem é uma forma pertinente de preparar-se para temas envolvendo o espaço natural e suas dinâmicas.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
A mineração é um exemplo da interação entre natureza e sociedade
A mineração é um exemplo da interação entre natureza e sociedade

A Geografia Física é uma área em que, normalmente, os estudantes não costumam sentir uma grande atração, considerando-a “chata” ou atribuindo aspectos julgados como desinteressantes. Esse é, no entanto, um grave erro frequentemente cometido pelos candidatos e ocorre principalmente porque eles não enxergam a importância que o meio físico possui em relação ao à formação das sociedades.

Por esse motivo, muitos alunos realizam seus estudos sobre essa área do conhecimento tentando erroneamente decorar conceitos e aprender os temas per si, isto é, desvinculados do contexto social e temático ao qual podem estar vinculados.

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio, por outro lado, vem seguindo os esforços didáticos e curriculares recentemente promovidos no sentido de abordar de forma mais enfática a relação entre natureza e sociedade. E é aí que o candidato deve encontrar a força necessária para compreender os temas de Geografia Física e sociedade no Enem, independente do fato de essa área lhe interessar ou não.

Confira a seguir uma questão que caiu na prova de 2012:

________________________

As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórficas muito antigas (Pré- Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a São Francisco”.

ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por

a) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês).

b) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro.

c) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país.

d) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural.

e) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.

________________________

Nesse exemplo, a banca examinadora promoveu uma forma de favorecer justamente quem estuda as dinâmicas do meio natural em relação ao desenvolvimento sociais, configurando-se mais um exemplo de Geografia Física e sociedade no Enem. No caso acima, a prova exigiu conhecimentos sobre a estrutura geológica do Brasil, com destaque para os crátons, também chamados de escudos cristalinos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essas formações são geologicamente antigas, com uma grande quantidade de rochas ígneas intrusivas (a exemplo do granito) e possuem uma grande disponibilidade de minerais com elevado valor econômico. No caso, essas características estão expressas na letra A do exercício.

Portanto, para entender melhor a Geografia Física no Enem, é preciso sempre ter em mente a forma com que o homem utiliza o relevo e o meio natural para a realização de suas atividades, principalmente no campo econômico. No caso das regiões cratônicas no sul da Amazônia, existem alguns temas relativamente polêmicos, uma vez que essa riqueza de minerais é anúncio para o confronto dos interesses em torno da exploração desses recursos e a necessidade de conservar-se a floresta Amazônica no local, haja vista que a atividade mineradora pode extinguir a vegetação existente.

Há, nesse sentido, duas formas de estudar os elementos da natureza no Enem: a intervenção e influência destes para as atividades humanas e as consequências das ações do homem sobre o meio. Com isso, o candidato deve estar antenado em temas como:

Estruturas Geológicas

A biosfera

A distribuição da água no mundo

Uso econômico das rochas

Ciclo das rochas

Efeitos estufa

Arenização no Rio Grande do Sul

Domínios naturais do Brasil

Massas de ar no Brasil

Rios voadores

A interdependência entre o clima e a vegetação na região Norte

O fogo no Cerrado

Pré-Sal

Recursos minerais do Brasil

Intemperismo

Exaustão dos solos

Erosão

Agentes transformadores do relevo

Os solos brasileiros

Unidades de preservação

Lembre-se sempre de procurar resolver exercícios e as provas anteriores do Enem, além de estudar temas relacionados com os assuntos acima linkados tanto na Geografia como em outras áreas do conhecimento. Aproveite para conhecer as seções de Geografia Física e Geografia Física do Brasil no site Mundo Educação.

Até a próxima, com mais dicas de Geografia para o ENEM.

Veja também

Cursinho Pré-Enem 2020 (DF) recebe inscrições
Estão sendo oferecidas pelo cursinho 1.000 oportunidades para a seletiva Enem 2020. As aulas têm duração de quatro horas e são ministradas turno vespertino.

UEA abre prazo de isenção do Vestibular 2021 e SIS 2020
Para fazer o pedido é preciso preencher os requisitos exigidos. Prazo vai até 02 de outubro.

PUC-Rio fecha inscrições do Vestibular 2021
Estão sendo oferecidas 1.413 vagas em diversos cursos de graduação, os quais estão separados em cinco grupos de acordo com a área. 

Pedidos de isenção e redução do Vestibular 2021 da Unesp são recebidos até hoje (27)
A previsão é que o resultado dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição do Vestibular 2021 da Unesp seja divulgado no dia 02 de novembro.

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.