Olá, a todos! Hoje a nossa dica é sobre Geografia da População no Enem.
A Geografia da População é a área do conhecimento responsável por investigar a dinâmica demográfica no que concerne aos seus efeitos sobre o espaço geográfico. Assim, mais do que somente saber o número de habitantes de um determinado local e suas taxas de crescimento, é importante a compreensão sobre as dinâmicas de mobilidade, comportamento e qualidade de vida.
Questões sobre a População no Enem são bastante comuns. Nas últimas provas, sempre houve pelo menos um exercício sobre o tema a cada ano, o que comprova a necessidade que o estudante possui de compreender os seus principais pontos, bem como atentar para os tipos de perguntas que costumam ser cobradas. Confira o exemplo a seguir:
Questão do Enem de 2012 sobre a dinâmica populacional
O exercício apresenta dois gráficos, que nada mais são do que versões simplificadas de uma pirâmide etária. Basicamente, esse tipo de gráfico apresenta a proporção de homens e mulheres em relação ao todo sobre cada faixa de idade. Assim, pirâmides de base larga e topo mais fino indicam uma população predominantemente jovem, enquanto o contrário indica uma população com mais idosos.
No caso acima, há uma pirâmide sobre a população rural do Brasil entre os anos de 1991 e 2010 e outra sobre a população urbana no mesmo período. A diferença mais notável é que a primeira, sobre a população do campo, possui uma base mais larga, ou seja, apresenta um número maior de nascimentos e, portanto, uma taxa de fecundidade maior em relação à população urbana, o que já é suficiente para que o candidato chegue ao gabarito da questão, que é a letra A.
Para quem não sabe, taxa de fecundidade nada mais é do que o número de filhos por mulher em uma dada região durante um determinado período.
Perceba, portanto, que o domínio sobre alguns conceitos básicos de demografia também é algo extremamente importante para que o candidato se saia bem nesse tipo de questão. Por esse motivo, o indicado é iniciar os estudos sobre esses conceitos, tais como taxa de natalidade, mortalidade, crescimento vegetativo, entre outros. Neste link, você pode conferir um resumo sobre esses e outros conceitos.
Todavia, lembre-se de que apenas conceitos aleatórios não serão suficientes. É preciso compreender a dinâmica populacional. Por isso, alguns temas são igualmente relevantes, como as migrações, sejam elas internas, internacionais, do tipo campo-cidade, entre outras.
Não menos importantes são as teorias demográficas. Elas basicamente versam sobre o comportamento da população e os seus ciclos de crescimento. As principais teorias são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a da transição demográfica. Com esses conhecimentos, é possível entender melhor as características da população brasileira, mundial e de vários pontos do planeta, como a China, a Índia e a Europa.
Para finalizar os seus estudos, procure sempre se manter informado sobre ocorrências que envolvam os temas estudados. Manchetes sobre migrações e crescimentos populacionais estão sempre presentes entre os principais jornais, portanto, mesmo pela internet, vale a pena manter-se a par de eventuais casos que podem ser questionados pelo Enem.
Bons estudos e até a próxima semana, com mais dicas de Ciências Humanas para o Enem!