Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Geografia Urbana e Urbanização no Enem

O tema da urbanização no Enem vem proporcionando algumas questões difíceis e que exigem bastante raciocínio por parte do candidato.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
A urbanização e o funcionamento das cidades são temas recorrentes no Enem
A urbanização e o funcionamento das cidades são temas recorrentes no Enem

Olá, pessoal! O tema da dica de Geografia para o Enem de hoje é o espaço urbano e a urbanização.

A urbanização corresponde ao processo de crescimento das cidades nos aspectos territoriais e demográficos, com o crescimento da população urbana em relação ao número de habitantes do meio rural. A presença do tema da Urbanização no Enem é bastante comum e costuma envolver tantos os aspectos intraurbanos, ou seja, as características do processo de urbanização em si, quanto os aspectos da sua ocorrência nas diferentes partes do mundo, com destaque para o Brasil. Confira a análise de dois exemplos a seguir:

______________________________________________________________________________

Exemplo 01: pergunta sobre as características do processo de urbanização no Enem 2013
Exemplo 01: pergunta sobre as características do processo de urbanização no Enem 2013

Nessa questão, o enunciado traz um trecho de uma importante autora brasileira sobre a urbanização, conceituando basicamente esse fenômeno e apontando as carências no que diz respeito ao não atendimento das necessidades básicas de parte da população. Em seguida, indaga-se qual é o principal fator responsável pelo crescimento das áreas periféricas.

Em termos gerais, as periferias das grandes cidades expandem-se de forma acelerada e desordenada, o que dificulta o estabelecimento de infraestruturas mínimas, incluindo o saneamento básico em alguns casos. Essa expansão está relacionada com a valorização constante do solo, que transforma a terra em mercadoria, encarece o preço dos terrenos e induz a população menos abastada a residir em áreas cada vez mais distantes dos grandes centros urbanos. Tal valorização, podemos dizer, é fruto da especulação imobiliária, que no Brasil vem adquirindo patamares muito elevados e, além de contribuir para a formação de novas áreas periféricas em cidades médias e áreas metropolitanas, também intensifica a existência da segregação urbana. Portanto, na questão acima, a alternativa correta é a letra A.

______________________________________________________________________________

Exemplo 02: uma questão sobre a urbanização em diferentes áreas do mundo
Exemplo 02: uma questão sobre a urbanização em diferentes áreas do mundo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O texto da questão aborda a urbanização nos continentes asiático, africano e americano, colocando que existem semelhanças e diferenças entre uma localidade e outra, o que está relacionado com a complexidade do fenômeno urbano. É importante, nesse caso, entender que esses três continentes citados compõem juntos quase a totalidade do mundo subdesenvolvido contemporâneo e que as suas respectivas urbanizações ocorreram de forma tardia, ou seja, com o processo de modernização e industrialização acontecendo de forma mais atrasada e recente.

Os países subdesenvolvidos só conheceram uma industrialização mais acentuada a partir da segunda metade do século XX, o que foi operacionalizado em grande parte pelas empresas multinacionais que passaram a instalar-se nesses territórios. Com isso, houve nessas localidades uma urbanização acelerada e descontrolada, incentivada principalmente pelo chamado êxodo rural ou migração campo-cidade, formando algumas das maiores aglomerações urbanas do mundo, a exemplo de cidades como Bombaim, Cidade do México, Joanesburgo e São Paulo. Trata-se, portanto, de um fator demográfico, indicado corretamente pela letra C.

______________________________________________________________________________

Portanto, o candidato que deseja preparar-se corretamente para o Enem, ao estudar o tema da urbanização, deve primeiramente compreender alguns fatores internos e inerentes à ideia de espaço urbano como um todo, tais como: as cidades, tipos de cidades, cidades mundiais, poluição nas grandes cidades, rede urbana, problemas ambientais urbanos, lixo urbano, megalópoles, conurbação, favelização e os problemas da urbanização.

Em segundo lugar, o candidato também deve atentar a temas referentes à ocorrência da urbanização em diferentes lugares do mundo, e isso inclui o Brasil. Por isso, citam-se os seguintes assuntos: urbanização brasileira, espaço urbano brasileiro, urbanização europeia, as metrópoles norte-americanas, urbanização no mundo subdesenvolvido, problemas sociais nas cidades do Brasil, violência urbana no Brasil e a metropolização e desmetropolização no Brasil.

Por hoje as dicas terminam aqui. Bons estudos e não deixem de comentar e compartilhar as suas dúvidas! Até a próxima dica!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa