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Ondas no Enem

Para solucionar questões sobre ondas no Enem, o estudante deve ter um bom conhecimento dos fenômenos ondulatórios e suas aplicações no cotidiano.

Publicado por Mariane Mendes Teixeira
As ondas são utilizadas em diversos aparelhos e instrumentos do nosso dia a dia: celulares, antenas de TV, internet entre outros
As ondas são utilizadas em diversos aparelhos e instrumentos do nosso dia a dia: celulares, antenas de TV, internet entre outros

 As ondas são pulsos energéticos que se propagam pelo espaço, transportando energia, mas não matéria. Elas podem ser classificadas de duas formas:

Ondas mecânicas: quando precisam de um meio material para propagar-se;

Ondas eletromagnéticas: Quando podem propagar-se em meios materiais ou no vácuo.

As questões sobre ondas no Enem têm sido bastante recorrentes. Observe na tabela a seguir a relação das vezes em que esse tema apareceu.

Ano de realização da prova

Número das questões

2009

Questão 32

2010

Questões 48 e 80

2011

Questões 68, 71 e 84

2012

Questão 76

Todas as questões citadas pertencem ao caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

 

Além de ser observado em várias provas do Enem e de vestibulares, o conteúdo “Ondas” também está presente no Edital do Enem de 2014, abordando as temáticas:

Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.

As questões sobre ondas no Enem têm como enfoque a análise de fenômenos ondulatórios no nosso cotidiano, portanto elas são contextualizadas. Isso exige que o aluno esteja por dentro das atualidades e tenha uma visão crítica e científica sobre o tema e os fatos relacionados a ele. Além disso, deve-se ter uma boa capacidade de leitura e abstração para conseguir interpretar as questões e entender o que pede.

Os principais fenômenos ondulatórios abordados nas questões citadas na tabela são: refração, reflexão, frequência e comprimento de onda, além das ondas eletromagnéticas, que englobam todos os fenômenos da Óptica física, e espectro eletromagnético.

Como exemplo, veja agora a questão 48 retirada do caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Enem 2010 – Primeiro dia)

As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas duas localidades em virtude da ionosfera.

Com a ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da:

A) Reflexão

B) Refração

C) Difração

D) Polarização

E) Interferência

Resolução

As ondas eletromagnéticas, emitidas no litoral do Brasil, chegam até a Amazônia após sofrer reflexão na ionosfera. Alternativa correta - A

Outro exemplo é a questão 68 retirada do Caderno amarelo da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. (Prova de 2011)

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Para que uma substância seja colorida, ela deve absorver luz na região do visível. Quando uma amostra absorve luz visível, a cor que percebemos é a soma das cores restantes que são refletidas ou transmitidas pelo objeto. A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima. Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.

Figura 1

Diagrama da intensidade de luz absorvida em função do comprimento de onda
Diagrama da intensidade de luz absorvida em função do comprimento de onda

Figura 2

Roda de cores utilizada para prever a cor das substâncias
Roda de cores utilizada para prever a cor das substâncias

Brown, T. Química a Ciência Central. 2005 (adaptado).

Qual a cor da substância que deu origem ao espectro da Figura 1?

A) Azul.

B) Verde.

C) Violeta.

D) Laranja.

E) Vermelho.

Resolução

Essa questão pode ser respondida apenas com a interpretação do texto e das representações gráficas do enunciado. Observe o seguinte trecho da questão: “A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima.” Agora veja a figura 1, o ponto de absorção máxima ocorre quando a curva atinge o ponto mais alto. Nesse ponto, o comprimento de onda é 500 nm.

Agora observe o outro trecho do enunciado da questão: “Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.” Observando a roda de cores, podemos localizar o ponto em que o comprimento de onda é 500 nm (indicado com uma seta). No lado oposto desse ponto, encontramos a cor vermelha que corresponde à cor da substância que deu origem ao espectro. Assim, alternativa correta é a letra E – Vermelho.

Para compreender melhor as ondas e os fenômenos ondulatórios, leia também os artigos da seção Ondulatória, onde você pode encontrar uma série de conteúdos e suas aplicações conteúdo no cotidiano.

Bons estudos! 

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