Logo Super Vestibular

Ondas no Enem

Para solucionar questões sobre ondas no Enem, o estudante deve ter um bom conhecimento dos fenômenos ondulatórios e suas aplicações no cotidiano.

Publicado por Mariane Mendes Teixeira
As ondas são utilizadas em diversos aparelhos e instrumentos do nosso dia a dia: celulares, antenas de TV, internet entre outros
As ondas são utilizadas em diversos aparelhos e instrumentos do nosso dia a dia: celulares, antenas de TV, internet entre outros

 As ondas são pulsos energéticos que se propagam pelo espaço, transportando energia, mas não matéria. Elas podem ser classificadas de duas formas:

Ondas mecânicas: quando precisam de um meio material para propagar-se;

Ondas eletromagnéticas: Quando podem propagar-se em meios materiais ou no vácuo.

As questões sobre ondas no Enem têm sido bastante recorrentes. Observe na tabela a seguir a relação das vezes em que esse tema apareceu.

Ano de realização da prova

Número das questões

2009

Questão 32

2010

Questões 48 e 80

2011

Questões 68, 71 e 84

2012

Questão 76

Todas as questões citadas pertencem ao caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

 

Além de ser observado em várias provas do Enem e de vestibulares, o conteúdo “Ondas” também está presente no Edital do Enem de 2014, abordando as temáticas:

Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.

As questões sobre ondas no Enem têm como enfoque a análise de fenômenos ondulatórios no nosso cotidiano, portanto elas são contextualizadas. Isso exige que o aluno esteja por dentro das atualidades e tenha uma visão crítica e científica sobre o tema e os fatos relacionados a ele. Além disso, deve-se ter uma boa capacidade de leitura e abstração para conseguir interpretar as questões e entender o que pede.

Os principais fenômenos ondulatórios abordados nas questões citadas na tabela são: refração, reflexão, frequência e comprimento de onda, além das ondas eletromagnéticas, que englobam todos os fenômenos da Óptica física, e espectro eletromagnético.

Como exemplo, veja agora a questão 48 retirada do caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Enem 2010 – Primeiro dia)

As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas duas localidades em virtude da ionosfera.

Com a ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da:

A) Reflexão

B) Refração

C) Difração

D) Polarização

E) Interferência

Resolução

As ondas eletromagnéticas, emitidas no litoral do Brasil, chegam até a Amazônia após sofrer reflexão na ionosfera. Alternativa correta - A

Outro exemplo é a questão 68 retirada do Caderno amarelo da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. (Prova de 2011)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que uma substância seja colorida, ela deve absorver luz na região do visível. Quando uma amostra absorve luz visível, a cor que percebemos é a soma das cores restantes que são refletidas ou transmitidas pelo objeto. A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima. Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.

Figura 1

Diagrama da intensidade de luz absorvida em função do comprimento de onda
Diagrama da intensidade de luz absorvida em função do comprimento de onda

Figura 2

Roda de cores utilizada para prever a cor das substâncias
Roda de cores utilizada para prever a cor das substâncias

Brown, T. Química a Ciência Central. 2005 (adaptado).

Qual a cor da substância que deu origem ao espectro da Figura 1?

A) Azul.

B) Verde.

C) Violeta.

D) Laranja.

E) Vermelho.

Resolução

Essa questão pode ser respondida apenas com a interpretação do texto e das representações gráficas do enunciado. Observe o seguinte trecho da questão: “A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima.” Agora veja a figura 1, o ponto de absorção máxima ocorre quando a curva atinge o ponto mais alto. Nesse ponto, o comprimento de onda é 500 nm.

Agora observe o outro trecho do enunciado da questão: “Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.” Observando a roda de cores, podemos localizar o ponto em que o comprimento de onda é 500 nm (indicado com uma seta). No lado oposto desse ponto, encontramos a cor vermelha que corresponde à cor da substância que deu origem ao espectro. Assim, alternativa correta é a letra E – Vermelho.

Para compreender melhor as ondas e os fenômenos ondulatórios, leia também os artigos da seção Ondulatória, onde você pode encontrar uma série de conteúdos e suas aplicações conteúdo no cotidiano.

Bons estudos! 

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.