Logo Super Vestibular

Transformações tecnológicas no Enem

As recentes inovações no campo das ciências e das informações ampliam a possibilidade de presença de questões relacionadas com as transformações tecnológicas no Enem.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
As transformações tecnológicas cada vez mais se fazem presentes no cotidiano social
As transformações tecnológicas cada vez mais se fazem presentes no cotidiano social

Olá, pessoal! Hoje falaremos um pouco sobre a questão das transformações tecnológicas no Enem!

As sociedades e suas técnicas vêm se modernizando de forma cada vez mais acelerada, com uma quantidade cada vez maior de conhecimentos produzidos e utilizados para promover a produção de novas mercadorias e ampliar os sistemas de serviços para atender (e também criar) às novas demandas do cotidiano. Esse processo é responsável, pois, por alterar significativamente a produção do espaço e a maneira com que o homem se relaciona com o meio, motivo que leva esse tema como um potencial para surgir nos vestibulares e, principalmente, no Enem.

As antigas e recentes transformações tecnológicas no Enem podem ser cobradas de diferentes formas pela banca examinadora, pois se trata de uma questão bastante abrangente, englobando conhecimentos que vão das ciências humanas até as exatas e biológicas. No nosso caso, observaremos alguns pontos de como esses elementos reproduzem-se no espaço geográfico.

Quando falamos de transformações tecnológicas, é impossível não citar dois fenômenos balizados pela atual etapa do capitalismo: a III Revolução Industrial e a Globalização. Esses dois temas são de estudo obrigatório por parte do candidato, que deve compreender os seus períodos históricos e a forma com que eles atuam no processo de produção do espaço.

A III Revolução Industrial proporcionou o avanço dos meios de transporte e telecomunicações, colaborando para o encurtamento das distâncias e o aumento da velocidade sobre as constantes invocações científicas. Antigamente, um deslocamento entre regiões de um mesmo continente, por exemplo, levava semanas ou até meses para terminar; atualmente, os voos mais longos do mundo duram, em média, 18 horas (se não considerarmos as conexões e escalas).

Por isso, há a impressão de que o mundo esteja menor do que antes, enquanto o tempo também não é mais um impeditivo para determinadas ações. Fala-se, portanto, da compressão tempo-espaço, conceito que o estudante deve estar atento para a prova do Enem, pois é essa dinâmica que vem propiciando a difusão do processo de globalização, caracterizando a chamada “era da informação”.

Outro ponto que o candidato não pode esquecer em seus estudos é sobre como essas transformações alteram a vida nas cidades, com destaque para a formação das cidades globais, e no campo, sobretudo pelas ações da chamada Revolução Verde e suas consequências.

Por fim, e não menos importante, o candidato deve compreender o conceito de meio técnico-científico-informacional, desenvolvido pelo geógrafo Milton Santos e amplamente difundido em livros didáticos e, inclusive, na prova do ENEM de 2013, conforme podemos analisar a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

________________________

De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.

HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y Territorio, Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).

A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)

a) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.

b) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.

c) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.

d) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.

e) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.

_________________________

Nessa questão, a banca busca estabelecer uma correlação entre as transformações tecnológicas através do uso das técnicas e o desenvolvimento dos transportes no território brasileiro, com ênfase na noção de intermodalidade, ou seja, a interligação entre os diferentes meios de transportes. No caso do Brasil, a grandeza do território é a grande justificativa para a implantação desse tipo de sistema, uma vez que as novas técnicas relacionadas com o meio informacional voltam-se justamente para o encurtamento das grandes distâncias, permitindo-nos assinalar a letra B do exercício.

Portanto, a dica é que o candidato prepare-se para enfrentar questões relacionadas com as transformações tecnológicas no Enem, compreendendo as suas causas, os seus efeitos e os principais conceitos, a exemplo do que citamos acima. Outra recomendação é que o candidato sempre acompanhe notícias e acontecimentos relacionados com a implementação de novas técnicas, meios e equipamentos, como as recentes experiências com os chamados drones, pequenos veículos não tripulados. Eles representam as novas formas com que a humanidade modifica o espaço geográfico.

Veja também

IFMS recebe inscrições de vagas remanescentes via Enem
A seleção será feita mediante a nota mais alta alcançada pelo candidato na prova do Enem dos anos de 2019, 2018 ou 2017.

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2020 da PUC-Rio é liberada
Matrículas dos calouros são virtuais e seguem até 17 de agosto. Seleção foi realizada com o Enem.

Enem 2020: mais de 47 mil pessoas terão atendimento especializado nas provas
Inep, que organiza o exame educacional, explicou como será aplicação de provas para grávidas, lactantes, idosos, surdos, cegos, entre outros

Resultado do Vestibular 2020/2 de Enfermagem da Faculdade Einstein (SP) é divulgado
Candidatos aprovados estão recebendo por e-mail as orientações para a matrícula, que será ainda nesta semana.

Provas do Vestibular 2020/2 da URCA (CE) são adiadas por conta do coronavírus
Provas estavam agendadas para os próximos dias 15 e 16 de agosto em seis cidades do estado. Novo cronograma deve ser liberado em breve.

Resultado do Vestibular 2020/2 EaD da UEPG está disponível
Para participar, os concorrentes precisaram apresentar o histórico escolar do ensino médio. A seleção foi feita por meio de análise das notas e a classificação por ordem decrescente das notas. 

UFGD, no MS, muda cronograma do Vestibular 2021
Instituição fez alteração com o objetivo de diminuir risco de contaminação pelo coronavírus para os candidatos

Pré-vestibular gratuito 2020 em Limeira (SP) inscreve para turmas on-line
Oferta é de 500 vagas. Aulas serão ministradas pela Unicamp em salas virtuais.

No RS, UFPel recebe inscrições para Vestibular EaD 2020/2
Interessados nas mais de 800 vagas serão selecionados por meio de uma redação, que deverá ser produzida e enviada pela internet

UEL recebe pedidos de isenção e redução de taxa do Vestibular 2021
O benefício da isenção total ou desconto parcial vai depender da renda do candidato. Os estudantes deverão se inscrever entre os dias 14 de setembro a 30 de outubro.

UERJ divulga novo cronograma de reclassificações do Vestibular 2020
O calendário foi suspenso antes da matrícula dos aprovados na 2ª reclassificações em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Fatecs (SP) divulgam resultado do Vestibular 2020/2
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) as matrículas deverão ser realizadas on-lin, através do link informado pelas Fatecs.