Logo Super Vestibular

Uso do solo no Enem

Questões sobre o uso do solo no Enem podem envolver conhecimentos técnicos e questões sociais, econômicas e históricas. Ou tudo isso ao mesmo tempo!

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
A apropriação e o uso dos solos podem ser um tema presente do Enem
A apropriação e o uso dos solos podem ser um tema presente do Enem

Olá, pessoal! Hoje vamos falar de um tema que adora aparecer em questões ligadas à Geografia e a outras áreas do conhecimento: o uso dos solos.

O ser humano, como sabemos, intervém no meio natural e, através do uso das diferentes técnicas, explora os seus recursos a fim de obter matérias-primas e produtos para consumo. Com isso, podemos concluir que a forma com que utilizamos os solos, principalmente no setor primário da economia (agricultura, pecuária, extrativismo mineral e vegetal), será determinante para a ocorrência ou não de impactos sobre eles.

Assim, as questões relacionadas com o uso do solo no Enem, sob a perspectiva da Geografia, costumam abordar tanto os impactos das atividades antrópicas sobre o meio quanto a espacialidade e as dimensões históricas dessas relações.

Um exemplo: os solos do Cerrado são, em geral, ácidos, com uma grande presença de H+ livres por causa da existência de componentes naturais, como ácidos orgânicos e outros, o que sempre dificultou as práticas agrícolas na região. A partir dos anos 1970, no entanto, com a revolução verde, desenvolveu-se a técnica da calagem, que é a adição de calcário aos solos para neutralizá-los, além de fornecer componentes minerais, tornando-os mais férteis. Isso então permitiu um maior avanço da fronteira agrícola no país e contribuiu para a redução do bioma Cerrado em menos de 20% de sua composição original.

Portanto, só nesse exemplo, temos a questão da utilização do solo relacionada a fatores históricos, a questões químicas, a tecnologias e a impactos ambientais, servindo como um “prato cheio” para provas como as do Enem, que costumam prezar pela interdisciplinaridade.

Outra forma com que questões sobre uso do solo no Enem costumam aparecer é através de outros tipos de impacto, notadamente a erosão, além das formas de combatê-la. Confira a questão a seguir:

_________________________

Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é

a) a aração.

b) o terraceamento.

c) o pousio.

d) a drenagem.

e) o desmatamento.

_________________________

O exercício fornece-nos um texto de um autor bastante conhecido na Geografia Física e que se refere à utilização das técnicas de conservação dos solos. Em seguida, realiza uma pergunta a respeito de qual prática humana ocasiona a existência de processos erosivos em áreas de encostas de cursos d'água, que é o desmatamento (letra E). Afinal, a remoção da vegetação nas proximidades dos rios torna os solos mais propícios a erosões fluviais e pluviais, fazendo com que seja depositada uma grande quantidade de sedimentos no leito dos cursos d'água.

A remoção da vegetação nas proximidades dos rios pode provocar a erosão de suas margens Título: Erosão fluvial

Portanto, para estudar a questão do uso e apropriação dos solos, o candidato deve preparar-se para questões envolvendo as seguintes temáticas:

O solo

Classificação dos solos

Cultivo e conservação dos solos

Exaustão do solo

Os solos brasileiros

Acidez do solo

Processos erosivos

Erosão

Intemperismo

Sedimentação do solo

Terraceamento

Rotação de culturas

Solo e produção agrícola

Diferença entre desertificação e arenização

Arenização no Rio Grande do Sul

Desertificação no Brasil

A compreensão desses temas ajuda-nos a ter uma melhor ideia sobre como devemos utilizar os solos e quais são as causas e consequências ambientais, como os processos erosivos, intempéricos, além do seu total esgotamento.

Por hoje é só, galera! Até a nossa próxima dica de Geografia e bons estudos!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Cursinho Pré-Enem 2020 (DF) recebe inscrições
Estão sendo oferecidas pelo cursinho 1.000 oportunidades para a seletiva Enem 2020. As aulas têm duração de quatro horas e são ministradas turno vespertino.

UEA abre prazo de isenção do Vestibular 2021 e SIS 2020
Para fazer o pedido é preciso preencher os requisitos exigidos. Prazo vai até 02 de outubro.

PUC-Rio fecha inscrições do Vestibular 2021
Estão sendo oferecidas 1.413 vagas em diversos cursos de graduação, os quais estão separados em cinco grupos de acordo com a área. 

Pedidos de isenção e redução do Vestibular 2021 da Unesp são recebidos até hoje (27)
A previsão é que o resultado dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição do Vestibular 2021 da Unesp seja divulgado no dia 02 de novembro.

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.