Olá, pessoal! Hoje vamos falar de um tema que adora aparecer em questões ligadas à Geografia e a outras áreas do conhecimento: o uso dos solos.
O ser humano, como sabemos, intervém no meio natural e, através do uso das diferentes técnicas, explora os seus recursos a fim de obter matérias-primas e produtos para consumo. Com isso, podemos concluir que a forma com que utilizamos os solos, principalmente no setor primário da economia (agricultura, pecuária, extrativismo mineral e vegetal), será determinante para a ocorrência ou não de impactos sobre eles.
Assim, as questões relacionadas com o uso do solo no Enem, sob a perspectiva da Geografia, costumam abordar tanto os impactos das atividades antrópicas sobre o meio quanto a espacialidade e as dimensões históricas dessas relações.
Um exemplo: os solos do Cerrado são, em geral, ácidos, com uma grande presença de H+ livres por causa da existência de componentes naturais, como ácidos orgânicos e outros, o que sempre dificultou as práticas agrícolas na região. A partir dos anos 1970, no entanto, com a revolução verde, desenvolveu-se a técnica da calagem, que é a adição de calcário aos solos para neutralizá-los, além de fornecer componentes minerais, tornando-os mais férteis. Isso então permitiu um maior avanço da fronteira agrícola no país e contribuiu para a redução do bioma Cerrado em menos de 20% de sua composição original.
Portanto, só nesse exemplo, temos a questão da utilização do solo relacionada a fatores históricos, a questões químicas, a tecnologias e a impactos ambientais, servindo como um “prato cheio” para provas como as do Enem, que costumam prezar pela interdisciplinaridade.
Outra forma com que questões sobre uso do solo no Enem costumam aparecer é através de outros tipos de impacto, notadamente a erosão, além das formas de combatê-la. Confira a questão a seguir:
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Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.
GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).
A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é
a) a aração.
b) o terraceamento.
c) o pousio.
d) a drenagem.
e) o desmatamento.
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O exercício fornece-nos um texto de um autor bastante conhecido na Geografia Física e que se refere à utilização das técnicas de conservação dos solos. Em seguida, realiza uma pergunta a respeito de qual prática humana ocasiona a existência de processos erosivos em áreas de encostas de cursos d'água, que é o desmatamento (letra E). Afinal, a remoção da vegetação nas proximidades dos rios torna os solos mais propícios a erosões fluviais e pluviais, fazendo com que seja depositada uma grande quantidade de sedimentos no leito dos cursos d'água.
A remoção da vegetação nas proximidades dos rios pode provocar a erosão de suas margens Título: Erosão fluvial
Portanto, para estudar a questão do uso e apropriação dos solos, o candidato deve preparar-se para questões envolvendo as seguintes temáticas:
Cultivo e conservação dos solos
Diferença entre desertificação e arenização
Arenização no Rio Grande do Sul
A compreensão desses temas ajuda-nos a ter uma melhor ideia sobre como devemos utilizar os solos e quais são as causas e consequências ambientais, como os processos erosivos, intempéricos, além do seu total esgotamento.
Por hoje é só, galera! Até a nossa próxima dica de Geografia e bons estudos!