Logo Super Vestibular

Comércio Exterior

No Brasil é crescente a demanda por profissionais que tenham qualificação para atuar como profissionais de Comércio Exterior.

Publicado por Érica Caetano
Nessa área é preciso que o profissional seja bastante empreendedor
Nessa área é preciso que o profissional seja bastante empreendedor

Assim como a globalização, as relações comerciais internacionais andam cada vez mais aquecidas e com crescimento contínuo. Com esse mercado constantemente em expansão e aberto para a ampliação de negócios referentes à importação e exportação, surgem inúmeras oportunidades para o profissional de Comércio Exterior.

O profissional desta área é o responsável pela análise das tendências de mercado, principalmente no que se refere ao mercado internacional. Além disso, é ele que cuida da elaboração de estratégias de marketing e de negócios que se enquadrem na negociação de mercado que estiver sendo realizada.

 

Público-alvo

O estudante interessado em fazer o curso precisa ser inovador, criativo e empreendedor. É importante ressaltar que durante as aulas não está entre as disciplinas o aprendizado de idiomas estrangeiros, e é de suma importância que o técnico em Comércio Exterior tenha, no mínimo, um curso de inglês intermediário. Ter facilidade em comunicação também ajudará na busca pelo emprego após o término do curso.

 

O curso

O curso tecnológico em Comércio Exterior é formado basicamente de matérias da área de exatas. Durante as aulas, o estudante desenvolve atividades ligadas a questões comerciais, diplomáticas, de importação e exportação. Dentre as disciplinas estão direito internacional e legislação aduaneira, economia, administração e marketing.

 

Duração média

De 3 a 4 semestres

 

Mercado de Trabalho

O Brasil passa por um momento de evidência no mundo. Estudos apontam um desenvolvimento crescente no que diz respeito ao mercado interno e externo. Consequentemente, devido a esse desenvolvimento, as indústrias precisam produzir mais e o comércio vender mais, ocasionando um aumento significativo nas importações e exportações. Com isso, cresce também a necessidade de tecnólogos em Comércio Exterior com conhecimento e capacitação para absorver as vagas que o mercado de trabalho está disponibilizando.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Formas de Atuação

Ao findar o curso, o tecnólogo pode atuar profissionalmente em grandes indústrias ou no comércio, em instituições privadas, empresas que possuem departamentos de comércio exterior e que atuam com logística, organizações financeiras e de transporte internacional.

 

Campos de Atuação

Autônomo

(Atuando como empresário ou trabalhando por conta própria, montando seu próprio negócio.)

Consultoria

(Prestação de consultoria e assessoria a empresas da área de mercado, exportação etc.)

Empresas Públicas

(Produção de relatórios com avaliações do mercado para efetivar negócios do governo, acompanhamento do processo, avaliação de contratos e orientação às empresas do setor público.)

Empresas Privadas

(Assessoria, investir e analisar os mercados, produzir relatórios com tendências do mercado e acompanhar negociações internacionais.)

 

Regulamentação da profissão

A profissão ainda não possui regulamentação, mas o curso atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 2 mil a 3 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso tecnológico em Comércio Exterior. Ainda não há um conselho a nível federal deste curso.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Comércio Exterior podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

Já os profissionais graduados como bacharéis em Comércio Exterior podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Economia (CORECON).

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional de Comércio Exterior ou estudante da área. Conte-nos!

 

Veja também

UFMS divulga resultado do Vestibular 2021 e 3ª etapa do PASSE 2020
Processos seletivos foram realizados no final de janeiro em 11 cidades do Mato Grosso do Sul

MEC libera consulta às vagas que serão oferecidas no SiSU 2021/1
Sistema oferecerá 209.190 vagas em 5.685 mil cursos de graduação em 110 instituições públicas

UFRR disponibilizará mais de 700 vagas no SiSU 2021/1
Oferta é de 37 cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, são 16 vagas.

Unesp adia Testes de Habilidades do Vestibular 2021 por causa do coronavírus
Provas de aptidão estavam marcadas para o próximo domingo (7). Testes são para cursos como Arquitetura e Música.

Cursinho social gratuito 2021 no Rio de Janeiro inscreve para novas turmas
Pré-vestibular prepara estudantes de baixa renda para processos seletivo e Enem 2021

UFRB recebe inscrições do Vestibular 2020/2 para cursos de Matemática, Música Popular Brasileira e Artes
O prazo vai até 11 de março e não há cobrança de taxa. A oferta da UFRB é de 450 vagas, metade para cada grupo de candidatos.

UFSCar recebe inscrições para Vestibular EaD 2021 de Pedagogia
Interessados nas 150 vagas serão avaliados por meio de análise das notas do Enem 2015 a 2019

Resultado do Vestibular 2021 via Enem do IFPA é publicado
As 442 oportunidades foram oferecidas via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram aceitas as edições de 2017, 2018 e 2019.

Resultado da lista de espera do ProUni 2021/1 é liberado
Próxima etapa dos pré-selecionados é confirmar informações prestadas no momento da inscrição de 8 a 12 de março

Ceará: URCA divulga resultado do Vestibular 2020/2
Processo seletivo ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro em seis municípios do estado

UFT oferta quase mil vagas no SiSU 2021/1
A UFT oferecerá vagas nas seguintes modalidades de concorrência, de acordo com a existência de vagas em cada modalidade: ampla concorrência, ações afirmativas (Indígenas e Quilombolas) e Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).

UFRN recebe inscrições para o Teste de Habilidades Específicas de Música 2021
A seleção é exclusiva para aqueles que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 ou 2020, já que a pontuação será usada no lugar da aplicação de provas teóricas de conhecimentos gerais e redação.