Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Comércio Exterior

No Brasil é crescente a demanda por profissionais que tenham qualificação para atuar como profissionais de Comércio Exterior.

Publicado por Érica Caetano
Nessa área é preciso que o profissional seja bastante empreendedor
Nessa área é preciso que o profissional seja bastante empreendedor

Assim como a globalização, as relações comerciais internacionais andam cada vez mais aquecidas e com crescimento contínuo. Com esse mercado constantemente em expansão e aberto para a ampliação de negócios referentes à importação e exportação, surgem inúmeras oportunidades para o profissional de Comércio Exterior.

O profissional desta área é o responsável pela análise das tendências de mercado, principalmente no que se refere ao mercado internacional. Além disso, é ele que cuida da elaboração de estratégias de marketing e de negócios que se enquadrem na negociação de mercado que estiver sendo realizada.

 

Público-alvo

O estudante interessado em fazer o curso precisa ser inovador, criativo e empreendedor. É importante ressaltar que durante as aulas não está entre as disciplinas o aprendizado de idiomas estrangeiros, e é de suma importância que o técnico em Comércio Exterior tenha, no mínimo, um curso de inglês intermediário. Ter facilidade em comunicação também ajudará na busca pelo emprego após o término do curso.

 

O curso

O curso tecnológico em Comércio Exterior é formado basicamente de matérias da área de exatas. Durante as aulas, o estudante desenvolve atividades ligadas a questões comerciais, diplomáticas, de importação e exportação. Dentre as disciplinas estão direito internacional e legislação aduaneira, economia, administração e marketing.

 

Duração média

De 3 a 4 semestres

 

Mercado de Trabalho

O Brasil passa por um momento de evidência no mundo. Estudos apontam um desenvolvimento crescente no que diz respeito ao mercado interno e externo. Consequentemente, devido a esse desenvolvimento, as indústrias precisam produzir mais e o comércio vender mais, ocasionando um aumento significativo nas importações e exportações. Com isso, cresce também a necessidade de tecnólogos em Comércio Exterior com conhecimento e capacitação para absorver as vagas que o mercado de trabalho está disponibilizando.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Formas de Atuação

Ao findar o curso, o tecnólogo pode atuar profissionalmente em grandes indústrias ou no comércio, em instituições privadas, empresas que possuem departamentos de comércio exterior e que atuam com logística, organizações financeiras e de transporte internacional.

 

Campos de Atuação

Autônomo

(Atuando como empresário ou trabalhando por conta própria, montando seu próprio negócio.)

Consultoria

(Prestação de consultoria e assessoria a empresas da área de mercado, exportação etc.)

Empresas Públicas

(Produção de relatórios com avaliações do mercado para efetivar negócios do governo, acompanhamento do processo, avaliação de contratos e orientação às empresas do setor público.)

Empresas Privadas

(Assessoria, investir e analisar os mercados, produzir relatórios com tendências do mercado e acompanhar negociações internacionais.)

 

Regulamentação da profissão

A profissão ainda não possui regulamentação, mas o curso atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 2 mil a 3 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso tecnológico em Comércio Exterior. Ainda não há um conselho a nível federal deste curso.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Comércio Exterior podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

Já os profissionais graduados como bacharéis em Comércio Exterior podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Economia (CORECON).

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional de Comércio Exterior ou estudante da área. Conte-nos!

 

Veja também

PUCPR: provas on-line do Vestibular de Verão 2022 dos demais cursos são realizadas hoje (17)
As provas on-line ocorrem em dois blocos de duas horas e um intervalo de 10 minutos.

URCA (CE) aplica provas do seu Vestibular 2021/2 neste final de semana
O Cartão de Identificação, onde consta os locais de prova, deverá ser impresso, assinado e apresentado no local de aplicação das provas junto com o documento de identificação com foto.

Provas do Vestibular 2022 de Medicina da Emescam (ES) acontecem neste final de semana
É preciso que os candidatos utilizem máscaras que cubram nariz e boca durante todo o período de permanência nos locais de prova. Será permitido levar seu próprio álcool gel.

Faculdade Pitágoras Eunápolis (BA) inscreve para Vestibular 2022 de Medicina via Enem
Processo seletivo oferece seis bolsas de estudos a estudantes da rede pública de ensino que têm renda de até um salário mínimo

UEG solta resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às 390 vagas fizeram as provas no dia 19 de setembro em Goiânia e no interior de Goiás

UESB divulga concorrência do Vestibular Especial 2021/1
Direito, Odontologia e Enfermagem são os cursos mais procurados deste vestibular, o primeiro depois do surgimento do coronavírus

Abertas inscrições para Vestibular de Verão 2022 da PUC-SP
Interessados nas mais de 2,6 mil vagas deverão fazer provas on-line no dia 5 de dezembro

Unipar recebe inscrições para Vestibular 2022/1 de Medicina
Processo seletivo oferece 110 vagas. Curso é ministrado na cidade paranaense de Umuarama.

Unifesp realiza Feira de Profissões 2021
As inscrições podem se feitas on-line e gratuitamente. Evento acontece na próxima semana.

UECE finaliza inscrições para Vestibular 2022
Provas da 1ª fase estão agendadas para 15 de novembro. Já segunda etapa ocorrerá em 5 e 6 de dezembro.

Inscrições do Vestibular de Verão 2022 da UCPel estão abertas
O prazo vai até 24 de novembro, com taxa de R$ 200, para os cursos de Medicina e Odontologia. Para os demais, o prazo vai até 30 de novembro.

Fuvest anuncia concorrência do Vestibular 2022
Medicina continua sendo carreira mais procurada. No entanto, houve queda na concorrência dos cursos em São Paulo e Ribeirão Preto.