Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Economia Doméstica

Apesar de ter surgido para dar assistência a comunidades rurais, o Economista Doméstico atende demandas de instituições no ambiente urbano.

Publicado por Rafael Batista
Uma das possibilidades de atuação do Economista Doméstico é junto a projetos de agricultura familiar.
Uma das possibilidades de atuação do Economista Doméstico é junto a projetos de agricultura familiar.

O profissional de Economia Doméstica surgiu com o papel de educador, orientando famílias sobre alimentação, saúde, higiene, desenvolvimento humano, vestuário, habitação, administração do lar, educação do consumidor, entre outras coisas. No entanto, o economista doméstico realiza ainda atividades que beneficiam toda a comunidade, como em ações de aproveitamento de recursos e direito do consumidor.

Pela variedade de atividades que podem ser desenvolvidas, o curso de Economia Doméstica tem uma grade curricular com um forte caráter interdisciplinar. Entre outras coisas, o curso mescla conhecimentos biológicos, matemáticos e sociais.

As primeiras graduações nessa área surgiram no interior do país, em universidades rurais, para atender carências de comunidades agrícolas que viviam em locais de pouca assistência. Com o passar do tempo, o curso passou por alterações para atender também as demandas de famílias urbanas.

Público-alvo

Senso crítico, proatividade e criatividade são algumas atribuições deste profissional. Além disso, o Economista Doméstico é um agente que estuda e atende a família como um todo, por isso é essencial que conheça a comunidade e a influência que ela pode ser sofrer pelo ambiente.

Como um dos objetivos da profissão é otimizar algumas atividades, é indispensável também que o profissional seja prático e objetivo. O Economista Doméstico é um questionador da realidade social e promotor do desenvolvimento humano.

O curso

O curso de Economia Doméstica está estruturado em três grandes áreas de conhecimento, inter-relacionadas, são elas: Alimentos, Nutrição e Saúde; Arte, Habitação e Vestuário; e Desenvolvimento Humano. A grade curricular mescla conhecimentos biológicos, matemáticos e sociais, como Química, Biologia, Estatística e Sociologia com as três áreas citadas.

Compõem o curso também estudos em Educação do Consumidor, Planejamento e Preparo de Refeições, Tecnologia Têxtil, Higiene e Enfermagem do Lar, Ilustração de Moda, entre outras disciplinas. 

A grade tende a contextualizar a fundamentação teórico-metodológica às inserções políticas, geográficas, sociais e culturais. Disciplinas como Antropologia, Políticas Públicas e Administração também fazem parte do currículo do curso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração média

Em geral, o curso de Economia Doméstica tem oito períodos, durando 4 anos.

Mercado de Trabalho

Os profissionais egressos do curso de Economia Doméstica são absorvidos por empresas privadas ou por instituições que prestam serviços para comunidade rurais. Outra opção é nos programas de atenção ao idoso, seja em órgãos públicos, entidades particulares ou do terceiro setor, que realizam esse tipo de trabalho.

Também é possível entrar para o mercado de trabalho de forma autônoma, ministrando cursos de educação do consumidor para o uso racional de bens e serviços, abordando noções de higiene, economia e aproveitamento de alimentos.

Campos de Atuação

- As grandes empresas precisam destes profissionais para planejar cardápios balanceados e nutritivos e avaliar as condições de higiene de refeitórios;

- No controle de qualidade de produtos nas indústrias, cozinhas industriais, restaurantes e supermercados;

- Orientar o processo de fabricação e tratamento de roupas, objetivando um melhor aproveitamento dos tecidos e higienização em lavanderias e hospitais;

- Implantar programas para desenvolvimento das crianças em creches e de atenção a idosos;

-  Prestar assistência às comunidades rurais e programas de agricultura familiar;

-  Integrando equipes de elaboração de moradias de baixo custo na construção civil;

- Outras áreas de atuação são as cooperativas, organizações não governamentais e empresas prestadoras de serviços de limpeza.

Regulamentação da profissão

A profissão é regulada pela Lei 7.387 de 1985 e pelo Decreto 92.524 de 1986.

Remuneração média

Segundo dados do Conselho Federal de Economistas Domésticos, um recém-formado recebe, em média, R$ 1.500, mas essa remuneração pode chegar a R$ 4 mil.

Exigência para o exercício da profissão

Além do diploma em Economia Doméstica, para atuar na área o egresso precisa ter registro profissional junto ao Ministério da Trabalho.

Opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber sua opinião estudante ou egresso do curso de Economia Doméstica. Conte-nos sua experiência.

Veja também

Inscrições para o Vestibular 2022/2 do IFS já podem ser feitas
Interessados têm até 9 de junho para se inscrever. São 295 vagas para cursos de graduação.

Inscrições abertas para cursinho gratuito pré-Enem no Pará
São 3 mil vagas para curso nas modalidades presencial e online.

Facape (PE) adia prova do Vestibular 2022/2 de Medicina
Avaliação aconteceria neste domingo (22) para candidatos da ampla concorrência.

Notas da 1ª e 2ª etapas do Pism 2022 da UFJF já podem ser consultadas
Candidatos podem interpor contra o desempenho informado nesta quarta-feira (18), das 9h às 16h

UFSC abre inscrições para Vestibular 2022/2 de vagas remanescentes
Prazo fica aberto até o dia 26 de maio. Pedidos de isenção da taxa de inscrição são aceitos até o próximo dia 20.

IFRO está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/2
No ato da inscrição, os candidatos deverão escolher por qual modalidade desejam concorrer, se pelo Histórico Escolar ou se pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Emescam (ES) solta resultado do seu Vestibular 2022/2
Para acessar o resultado, o candidato deverá clicar no link correspondente ao seu curso.

Inscrições do Vestibular 2022 da Uesb são prorrogadas até amanhã (18)
As provas do processo seletivo da Uesb serão aplicadas nos dias 05 e 06 de junho. Na ocasião, os participantes deverão responder 85 questões objetivas.

UEM libera 2ª chamada do Vestibular e do PAS 2021
Candidatos convocados devem solicitar matrícula pela internet entre hoje (16) e amanhã (17).

UEMA informa locais de provas do PAES 2022
Candidatos farão avaliação no próximo dia 22, das 13h às 18h.

Inscrições do Vestibular 2022/2 da UEG já podem ser feitas
Provas serão realizadas no dia 7 de agosto.

Pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2022/ já podem ser feitos
As Etecs vão disponibilizar computador e acesso à internet aos interessados na redução da taxa do Vestibulinho.