Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Guia de Profissões
  3. Engenharias
  4. Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Também conhecida com Engenharia Topográfica, é a ciência responsável pelo planejamento da ocupação correta do solo.

Publicado por Rafael Batista
O Engenheiro Agrimensor é o responsável, entre outras coisas, por estudar terrenos para obras
O Engenheiro Agrimensor é o responsável, entre outras coisas, por estudar terrenos para obras

O Engenheiro Agrimensor e Cartográfico é o profissional responsável por fazer os levantamentos territoriais e as medições de um local que será demarcado ou receberá alguma construção, nas áreas urbana e rural. Está presente também nos Planos Diretores dos municípios, que visa orientar a correta ocupação do solo.

É função dessa engenharia também a atualização de arquivos de informações geográficas e topográficas. Apesar de ser uma área específica, está ligada a todas as outras engenharias, pois dela depende, por exemplo, as informações necessárias para início de qualquer edificação.

No que diz respeito a Agrimensura, o Engenheiro monitora e gerencia espaços físicos e desenvolve métodos para a melhor forma de ocupação de uma determinada área. Enquanto Cartografia, essa ciência elabora documentos e mapas com as informações geográficas e técnicas de campos monitorados. Já a Topografia é a área responsável por estudar os acidentes geográficos e propor intervenções para otimizar o uso de terras. 

Assim, a Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, também conhecida como Engenharia Topográfica, é a responsável por estudar, mapear e propor ações em áreas que serão ocupadas.

Público-alvo

Quem pretende se formar nesta área precisa ter aptidão em conteúdos de exatas, principalmente física e matemática. Além disso, o estudante precisa ter gosto também pela geografia, especialmente pela fisiografia, pois o estudo físico da terra estará presente na atuação profissional.

Outras caraterísticas podem ajudar a se destacar neste ramo: criatividade, raciocínio lógico, agilidade e boa comunicação.

O curso

Como as demais engenharias, esta graduação também começa como uma formação básica, incluindo matérias comum a todas as outras. Nos primeiros períodos, os estudantes contam com disciplinas como Matemática, Física, Química, Mecânica e Processamento de Dados.

A formação específica da Engenharia de Agrimensura contém disciplinas como Desenho Topográfico e Cartográfico, Loteamento, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Posicionamento por Satélites. Algumas disciplinas facultativas podem ajudar o estudante em uma eventual especialização. É possível cursar, por exemplo, Divisão e Demarcação de Terras, Direito Agrário, Astronomia de Campo e Projeto Geométrico de Estradas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração média

10 períodos ou cinco anos

Mercado de Trabalho

Sendo o profissional que concebe e viabiliza projetos de sistematização do mapeamento de terrenos, há muitas oportunidades no setor público, seja para obras, construções e até mesmo a regularização fundiária. Na administração municipal, é indispensável a participação de um Engenheiro Agrimensor para elaboração, execução e fiscalização do Plano Diretor.

Nas propriedades rurais este Engenheiro também encontra mercado, atendendo as demandas do Código Florestal. A demarcação de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal são outras tarefas desse profissional.

Além do setor público, o Engenheiro Agrimensor e Cartográfico pode atuar na iniciativa privada, como em construção de núcleos habitacionais e edifícios, empresas de mineração, irrigação e drenagem. Instituições que prestam serviços ao setor público também carecem deste perfil profissional: usinas hidrelétricas, linhas de transmissão de energia, sistemas de água e esgoto, paisagismo, mapeamento em geral, dentre outros.

Campos de Atuação

Construção Civil
Supervisão, coordenação e orientação técnica em obras;

Fiscalização
Vistoria, perícia, laudo e parecer em obras e serviços técnicos;

Loteamentos
Estudo, planejamento, projeto e viabilidade técnica-econômica de áreas que serão ocupadas;

Coordenação de serviços
Direção de obra e elaboração de orçamento; 

Consultoria
Assistência, assessoria e execução de desenho técnico em obras da iniciativa privada;

Academia
Ensino, pesquisa, análise, divulgação e produção técnica e especializada;

Regulamentação da profissão

Decreto 23.569 de 11 de dezembro de 1933.

Quantidade média de profissionais

Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Brasil conta com mais de 5,2 mil profissionais da área registrados.

Remuneração média

De R$ 2,5 mil a R$ 5,8 mil para recém-formados.

Exigências para o exercício da profissão

Além do diploma de graduação em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), é necessário ter registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Engenheiro Agrimensor e Cartográfico ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Unifesp começa a aplicar as provas do Vestibular Misto 2022
Serão utilizadas pela Unifesp as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e de suas próprias provas para a aprovação dos candidatos no Vestibular Misto 2022. 

Inep divulga gabaritos da Reaplicação do Enem 2021
Quase 100 mil estudantes fizeram as provas nos dias 9 e 16 de janeiro

Vestibular da UERJ exige preparação específica; veja dicas
Em razão da pandemia do coronavírus, processo seletivo alterou o formato para evitar aglomerações

Editais do ProUni e Fies do 1º semestre de 2022 estão disponíveis
O primeiro programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Já o Fies disponibiliza financiamentos em cursos igualmente ministrados em instituições privadas. Também é necessário comprovar renda.

1ª reclassificação do Vestibular 2021/2 de vagas remanescentes da UERJ está disponível
Os convocados devem realizar pré-matrícula e aceite da inscrição em disciplinas da classificação de forma online no período de 24 e 25 de janeiro.

UEMG inscreve para o Vestibular 2022
O processo seletivo havia sido extinto em março de 2019 para usar somente notas do Enem e agora retorna neste ano.

Edital do SiSU 2022/1 é divulgado
Além do cronograma, no Edital também é possível verificar as regas do Sistema.

MEC divulga datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies do 1º semestre de 2022
Programas oferecem vagas em instituições de ensino superiores. Para participar, é necessário ter feito o Enem.

IFSuldeMinas solta resultado do Vestibular 2022/1
O resultado preliminar saiu no dia 10 de janeiro e teve os dias 12 e 13 seguintes para recursos. Este já é o resultado final.

Inscrições para a 3ª etapa do PAS 2020 da UFLA são recebidas
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição já foi encerrado e o resultado será disponibilizado no dia 27 de janeiro.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%
O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Reaplicação Enem 2021: menos de 30% dos inscritos comparecem às provas
Ao todo, 338.419 estudantes se inscreveram para realizar as provas, mas 70% não se apresentaram