Logo Super Vestibular

Gestão de Cooperativas

Profissionais estruturam e gerenciam cooperativas de diversas áreas por meio da utilização de tecnologias e métodos específicos

Publicado por Silvia Tancredi
Carreira possibilita o aprimoramento das relações humanas
Carreira possibilita o aprimoramento das relações humanas

Criar, planejar, implantar e administrar atividades voltadas às mais diversas formas de cooperativismo com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos associados. Essas são as principais atribuições do aluno graduado em Gestão de Cooperativas, carreira que tem se fortalecido nos últimos anos no Brasil, com investimento na formação e qualificação dos cooperados. 

O profissional trabalhará no gerenciamento de vários setores e níveis de organização de uma cooperativa, aplicando tecnologias e métodos específicos. Quem atua na gestão de cooperativas tem como foco o atendimento aos interesses específicos dos cooperados, estimulando um ambiente participativo, democrático e justo.

O gestor de cooperativas pode ainda estruturar uma cooperativa, por meio do mapeamento das necessidades do público-alvo e análise da viabilidade econômica. Para que a instalação alcance êxito junto aos associados, o profissional não deve se esquecer de fortalecer valores éticos, honestidade, transparência e responsabilidade social. 

Público-alvo
Interessados em cargos executivos e de gestão de cooperativas de qualquer área. É preciso que o aluno saiba trabalhar com o aprimoramento das relações humanas, tenha mentalidade de gestão, possua espírito empreendedor e desenvolva a proatividade. O estudante deve ainda valorizar a cooperação, a solidariedade e o trabalho coletivo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O curso
Ao longo do curso, os alunos estudam disciplinas gerais como administração, direito, economia, estatística, contabilidade, marketing, direito do trabalho, entre outras. Também são ministradas matérias específicas da área, como gestão de pessoas, administração financeira, empreendedorismo, legislação e ética de cooperativas. Estudantes fazem estágio e trabalho de conclusão de curso. No Brasil, a maioria dos cursos de Gestão de Cooperativas é ofertada na modalidade de ensino a distância.

Duração média
Bacharelado: quatro anos ou quatro anos e meio.
Tecnológico: três anos.

Mercado de Trabalho
Profissionais podem atuar em cooperativas singulares, centrais, federais e confederações de qualquer setor, como as de consumo, mistas, crédito, produção, agrícolas, saúde, trabalho, habitacionais, entre outras. Graduados em gestão de cooperativas têm ainda a possibilidade de trabalhar em organizações não governamentais (ONGs), associações de bairro e de pequenos produtores. 

Formas de atuação
O graduado em Gestão de Cooperativas pode atuar nas áreas de gestão e técnica de diversos setores de cooperativas. Também é possível exercer a função de consultor.

Remuneração média
Entre R$ 1.800 e 2.500.

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.