Quem trabalha na área de Gestão Financeira atua diretamente no planejamento financeiro da instituição a qual pertence. É responsabilidade desse profissional organizar, direcionar e captar investimentos de recursos da companhia, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Sua atuação é de muita importância no processo de tomada de decisões dentro das organizações. A avaliação de créditos e de demonstrativos contábeis também é feita pelo técnico em Gestão Financeira.
Por atuar diretamente na área rentável e econômica das instituições, é necessário ser extremamente atento às mudanças econômicas sofridas no país e no mundo, a fim de analisar o mercado para sugerir alterações que possam influenciar o desempenho econômico da empresa.
Público-alvo
É importante que o aluno do curso Gestão Financeira tenha facilidade para lidar com números e cálculos, tenha atenção, observe detalhes e seja extremamente organizado. Além disso, é preciso ter iniciativa, espírito de liderança e ter habilidade para trabalhar em equipe.
O curso
O curso tem por objetivo capacitar o estudante a coletar e organizar informações referentes ao mercado, como fluxo de caixa, preços de produtos e serviços, cálculos de taxas de juros, transações administrativas, contas a pagar e a receber etc. As principais disciplinas estudadas são economia, fluxo de caixa, matemática, gestão de pessoas, administração financeira, gestão de riscos, estatística, contabilidade, análise de investimentos e economia de mercado.
Duração média
De 4 a 5 semestres
Mercado de Trabalho
A globalização e o cenário econômico em alta acabam favorecendo o aquecimento do mercado de trabalho para o profissional da área de Gestão Financeira. Devido à agilidade e à rapidez na troca de informações pelo mundo, as organizações têm procurado profissionais de finanças capacitados, com boa formação e visão de mercado para atuarem na área de economia e afins.
Formas de Atuação
Após a conclusão do curso, o profissional de Gestão Financeira está apto a atuar em empresas financeiras, públicas ou de consultoria de mercado, indústrias, comércio, prestação de serviços etc. O foco de sua atuação é auxiliar na obtenção de maior lucratividade para a instituição a qual estiver inserido, seja ela de qualquer segmento ou porte.
Campos de Atuação
Gerente de Finanças
(Aplica e realiza atividades empreendedoras dentro do setor financeiro da organização, planejando custos e lucros, cumprindo exigências legais, orçamentos etc.)
Analista de Investimentos
(Analisa e avalia produtos e serviços do mercado de capital, realizando operações financeiras que julgar ser viável, rentável etc.)
Analista de Crédito e Riscos
(Realiza operações tributárias, cumpre exigências legais, analisa situações econômicas e financeiras de pessoa jurídica e física etc.)
Consultor em Finanças
(Presta consultoria na área econômica, estudando as viabilidades rentáveis, de risco etc.)
Regulamentação da profissão
O curso em Gestão Financeira ainda não possui regulamentação, mas atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
Decreto Federal nº 5.154/04.
Remuneração média
R$ 1 mil a 1,5 mil para profissionais recém-formados
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso em Gestão Financeira.
Ainda não há um conselho a nível federal para os profissionais em Gestão Financeira.
Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão Financeira podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Gestão Financeira ou estudante da área. Conte-nos!