Logo Super Vestibular

Gestão Financeira

Ter habilidade para negociação, gerenciamento e efetuação de cálculos é de fundamental importância para o curso de Gestão Financeira.

Publicado por Érica Caetano
É preciso ter facilidade com cálculos para cursar Gestão Financeira
É preciso ter facilidade com cálculos para cursar Gestão Financeira

Quem trabalha na área de Gestão Financeira atua diretamente no planejamento financeiro da instituição a qual pertence. É responsabilidade desse profissional organizar, direcionar e captar investimentos de recursos da companhia, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Sua atuação é de muita importância no processo de tomada de decisões dentro das organizações. A avaliação de créditos e de demonstrativos contábeis também é feita pelo técnico em Gestão Financeira.

Por atuar diretamente na área rentável e econômica das instituições, é necessário ser extremamente atento às mudanças econômicas sofridas no país e no mundo, a fim de analisar o mercado para sugerir alterações que possam influenciar o desempenho econômico da empresa.

 

Público-alvo

É importante que o aluno do curso Gestão Financeira tenha facilidade para lidar com números e cálculos, tenha atenção, observe detalhes e seja extremamente organizado. Além disso, é preciso ter iniciativa, espírito de liderança e ter habilidade para trabalhar em equipe.

 

O curso

O curso tem por objetivo capacitar o estudante a coletar e organizar informações referentes ao mercado, como fluxo de caixa, preços de produtos e serviços, cálculos de taxas de juros, transações administrativas, contas a pagar e a receber etc. As principais disciplinas estudadas são economia, fluxo de caixa, matemática, gestão de pessoas, administração financeira, gestão de riscos, estatística, contabilidade, análise de investimentos e economia de mercado.

 

Duração média

De 4 a 5 semestres

 

Mercado de Trabalho

A globalização e o cenário econômico em alta acabam favorecendo o aquecimento do mercado de trabalho para o profissional da área de Gestão Financeira. Devido à agilidade e à rapidez na troca de informações pelo mundo, as organizações têm procurado profissionais de finanças capacitados, com boa formação e visão de mercado para atuarem na área de economia e afins.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Formas de Atuação

Após a conclusão do curso, o profissional de Gestão Financeira está apto a atuar em empresas financeiras, públicas ou de consultoria de mercado, indústrias, comércio, prestação de serviços etc. O foco de sua atuação é auxiliar na obtenção de maior lucratividade para a instituição a qual estiver inserido, seja ela de qualquer segmento ou porte.

 

Campos de Atuação

Gerente de Finanças

(Aplica e realiza atividades empreendedoras dentro do setor financeiro da organização, planejando custos e lucros, cumprindo exigências legais, orçamentos etc.)

Analista de Investimentos

(Analisa e avalia produtos e serviços do mercado de capital, realizando operações financeiras que julgar ser viável, rentável etc.)

Analista de Crédito e Riscos

(Realiza operações tributárias, cumpre exigências legais, analisa situações econômicas e financeiras de pessoa jurídica e física etc.)

Consultor em Finanças

(Presta consultoria na área econômica, estudando as viabilidades rentáveis, de risco etc.)

 

Regulamentação da profissão

O curso em Gestão Financeira ainda não possui regulamentação, mas atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04.

 

Remuneração média

R$ 1 mil a 1,5 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso em Gestão Financeira.

Ainda não há um conselho a nível federal para os profissionais em Gestão Financeira.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão Financeira podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Gestão Financeira ou estudante da área. Conte-nos!

 

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.