As instituições públicas são de grande importância para a sociedade, pois elas têm como responsabilidade gerir o dinheiro público de maneira responsável e com eficácia. O futuro profissional em Gestão Pública tem como desafio organizar os espaços urbanos e rurais medindo os impactos e, ao mesmo tempo, casar a implementação de políticas públicas.
O curso qualifica o profissional a atender as demandas administrativas, de planejamento, de direção, controle e organização, estimulando-o a realizar suas ações com posicionamento ético. É uma área que exige do estudante senso crítico, responsabilidade social e interesse pelas questões que tenham relação com a comunidade.
Público-alvo
O interessado no curso de Gestão Pública deve estar sempre atento ao que acontece quanto às questões sociais, econômicas e ambientais, que podem impactar ou colaborar no desenvolvimento da administração ou gestão do setor público. Além disso, é preciso ter sensibilidade para realizar uma boa análise do ambiente do setor o qual estiver inserido, a fim de avaliar possíveis impactos negativos.
O curso
O curso visa mostrar ao aluno a hierarquia de formação do poder público, o funcionamento do quadro de servidores e como é feita a prestação de contas para a sociedade. O estudante terá aulas de contabilidade pública, estatística, licitações, gestão participativa, legislação, dentre outras disciplinas.
Duração média
De 3 a 4 semestres
Mercado de Trabalho
Devido ao crescimento acelerado dos grandes centros urbanos e a falta de profissionais com domínio e conhecimento sobre gestão pública, o mercado de trabalho tem se mostrado bastante favorável aos que ingressam na área. Um segmento de atuação mais recente e que vem se destacando é o de prestação de consultorias a instituições.
Formas de Atuação
O campo de atuação de um gestor público é muito amplo. Depois de formado, ele pode trabalhar em órgãos dos governos federal, estadual e municipal, entidades da sociedade civil e do terceiro setor (ONGs), no poder legislativo e em assessorias multilaterais.
Campos de Atuação
Governo Municipal, Estadual e Federal
(Execução de ações de contratos, prestações de conta, licitações, além de planejamento de estratégias de gestão para o setor público etc.)
Entidades do Terceiro Setor
(Promoção e criação de ações para projetos ligados a alguma instituição, ONG, fundações privadas de interesse público etc.)
Poder público não estatal
(Planejamento e execução de estratégias de gestão para organizações, conselhos, fundações etc.)
Docência
(Ministrar aulas para estudantes do curso de Gestão Pública.)
Regulamentação da profissão
A profissão ainda não possui regulamentação, mas o curso atende à proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
Decreto Federal nº 5.154/04
Remuneração média
R$ 1 mil a 2 mil para profissionais recém-formados
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso em Gestão Pública.
Ainda não há um conselho a nível federal para os profissionais em Gestão Pública.
Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão Pública podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Gestão Pública ou estudante da área. Conte-nos!