Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Gestão Pública

O gestor público é um profissional que vem sendo muito requisitado no mercado de trabalho atualmente. Por isso, a procura pelo curso em Gestão Pública tem crescido bastante.

Publicado por Érica Caetano
A procura pelo profissional com formação em Gestão Pública tem crescido bastante
A procura pelo profissional com formação em Gestão Pública tem crescido bastante

As instituições públicas são de grande importância para a sociedade, pois elas têm como responsabilidade gerir o dinheiro público de maneira responsável e com eficácia. O futuro profissional em Gestão Pública tem como desafio organizar os espaços urbanos e rurais medindo os impactos e, ao mesmo tempo, casar a implementação de políticas públicas.

O curso qualifica o profissional a atender as demandas administrativas, de planejamento, de direção, controle e organização, estimulando-o a realizar suas ações com posicionamento ético. É uma área que exige do estudante senso crítico, responsabilidade social e interesse pelas questões que tenham relação com a comunidade.

 

Público-alvo

O interessado no curso de Gestão Pública deve estar sempre atento ao que acontece quanto às questões sociais, econômicas e ambientais, que podem impactar ou colaborar no desenvolvimento da administração ou gestão do setor público. Além disso, é preciso ter sensibilidade para realizar uma boa análise do ambiente do setor o qual estiver inserido, a fim de avaliar possíveis impactos negativos. 

                                                 

O curso

O curso visa mostrar ao aluno a hierarquia de formação do poder público, o funcionamento do quadro de servidores e como é feita a prestação de contas para a sociedade. O estudante terá aulas de contabilidade pública, estatística, licitações, gestão participativa, legislação, dentre outras disciplinas.

 

Duração média

De 3 a 4 semestres

 

Mercado de Trabalho

Devido ao crescimento acelerado dos grandes centros urbanos e a falta de profissionais com domínio e conhecimento sobre gestão pública, o mercado de trabalho tem se mostrado bastante favorável aos que ingressam na área. Um segmento de atuação mais recente e que vem se destacando é o de prestação de consultorias a instituições.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Formas de Atuação

O campo de atuação de um gestor público é muito amplo. Depois de formado, ele pode trabalhar em órgãos dos governos federal, estadual e municipal, entidades da sociedade civil e do terceiro setor (ONGs), no poder legislativo e em assessorias multilaterais.

 

Campos de Atuação

Governo Municipal, Estadual e Federal

 (Execução de ações de contratos, prestações de conta, licitações, além de planejamento de estratégias de gestão para o setor público etc.)

Entidades do Terceiro Setor

(Promoção e criação de ações para projetos ligados a alguma instituição, ONG, fundações privadas de interesse público etc.)

Poder público não estatal

(Planejamento e execução de estratégias de gestão para organizações, conselhos, fundações etc.)

Docência

(Ministrar aulas para estudantes do curso de Gestão Pública.)

 

Regulamentação da profissão

A profissão ainda não possui regulamentação, mas o curso atende à proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 1 mil a 2 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso em Gestão Pública.

Ainda não há um conselho a nível federal para os profissionais em Gestão Pública.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão Pública podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Gestão Pública ou estudante da área. Conte-nos!

 

Veja também

Unifesp começa a aplicar as provas do Vestibular Misto 2022
Serão utilizadas pela Unifesp as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e de suas próprias provas para a aprovação dos candidatos no Vestibular Misto 2022. 

Inep divulga gabaritos da Reaplicação do Enem 2021
Quase 100 mil estudantes fizeram as provas nos dias 9 e 16 de janeiro

Vestibular da UERJ exige preparação específica; veja dicas
Em razão da pandemia do coronavírus, processo seletivo alterou o formato para evitar aglomerações

Editais do ProUni e Fies do 1º semestre de 2022 estão disponíveis
O primeiro programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Já o Fies disponibiliza financiamentos em cursos igualmente ministrados em instituições privadas. Também é necessário comprovar renda.

1ª reclassificação do Vestibular 2021/2 de vagas remanescentes da UERJ está disponível
Os convocados devem realizar pré-matrícula e aceite da inscrição em disciplinas da classificação de forma online no período de 24 e 25 de janeiro.

UEMG inscreve para o Vestibular 2022
O processo seletivo havia sido extinto em março de 2019 para usar somente notas do Enem e agora retorna neste ano.

Edital do SiSU 2022/1 é divulgado
Além do cronograma, no Edital também é possível verificar as regas do Sistema.

MEC divulga datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies do 1º semestre de 2022
Programas oferecem vagas em instituições de ensino superiores. Para participar, é necessário ter feito o Enem.

IFSuldeMinas solta resultado do Vestibular 2022/1
O resultado preliminar saiu no dia 10 de janeiro e teve os dias 12 e 13 seguintes para recursos. Este já é o resultado final.

Inscrições para a 3ª etapa do PAS 2020 da UFLA são recebidas
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição já foi encerrado e o resultado será disponibilizado no dia 27 de janeiro.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%
O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Reaplicação Enem 2021: menos de 30% dos inscritos comparecem às provas
Ao todo, 338.419 estudantes se inscreveram para realizar as provas, mas 70% não se apresentaram