Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Gestão de Recursos Humanos

A Gestão de Recursos Humanos é a área responsável pelo recrutamento e seleção de pessoas para determinada empresa.

Publicado por Érica Caetano
Uma das características que esse profissional deve ter é a preocupação com as relações humanas
Uma das características que esse profissional deve ter é a preocupação com as relações humanas

Planejar e desenvolver estratégias para a atuação do trabalho dos colaboradores de uma empresa. Essa é uma das atribuições de quem atua na área de Gestão de Recursos Humanos. É através das técnicas aprendidas dentro da sala de aula que esse profissional identifica a importância das pessoas dentro de uma instituição, analisando suas capacidades.

Compete também ao profissional avaliar se há necessidade de novos funcionários, bem como o remanejamento deles dentro da empresa. É importante ter domínio nos processos relacionados ao gerenciamento de pessoas, para facilitar a execução do trabalho.

 

Público-alvo

O estudante que pensa em ser um profissional de Recursos Humanos precisa ser interessado pelas relações humanas. Além disso, é preciso ser observador, detalhista, ter carisma e responsabilidade. Nessa área é muito importante atualizar-se sempre através de palestras, cursos e workshops, para estar por dentro dos novos métodos de pesquisa que surgem. Ter fluência em outra língua também é fundamental.

 

O curso

O curso é formado de matérias específicas da área de atuação. O estudante terá aulas decontabilidade, informática, desenvolvimento de recursos humanos, relações trabalhistas, dinâmica de relações interpessoais, administração empresarial e ética. O intuito é dar ao aluno uma visão geral e integrada de todas as vertentes relacionadas à gestão de pessoas, alcançando, assim, o escopo administrativo que cada empresa possui.

 

Duração média

De 4 a 6 semestres

 

Mercado de Trabalho

Para quem deseja seguir a carreira de tecnológo em Recursos Humanos, o mercado é abrangente, especialmente no campo que diz respeito à recolocação profissional. As instituições vêm se preocupando em estruturar esse departamento devido à importância que a área possui, pois proporciona ao colaborador maior bem-estar dentro da empresa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Formas de Atuação

Após a conclusão do curso, o tecnólogo pode atuar em empresas, indústrias e fábricas de médio a grande porte, além da área de consultoria, muito buscada atualmente.

 

Campos de Atuação

Gestão de Recursos Humanos

(Gerenciamento e organização de colaboradores, remanejamento destes pela empresa, estudo, elaboração e execução de táticas estratégicas para o trabalho.)

Departamento Pessoal

(cumprimento de leis trabalhistas, contratação e demissão de pessoal, realização de pagamentos de todas as contribuições.)

Consultoria

(Seleção e captação de profissionais para preenchimento de vagas em empresas que terceirizam o processo de seleção e contratação.)

 

Regulamentação da profissão

O curso Gestão de Recursos Humanos ainda não possui regulamentação, mas atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 1 mil a 2 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso em Gestão de Recursos Humanos.

Ainda não há um conselho a nível federal para os profissionais em Gestão de Recursos Humanos.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão de Recursos Humanos podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Gestão de Recursos Humanos ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Unifesp começa a aplicar as provas do Vestibular Misto 2022
Serão utilizadas pela Unifesp as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e de suas próprias provas para a aprovação dos candidatos no Vestibular Misto 2022. 

Inep divulga gabaritos da Reaplicação do Enem 2021
Quase 100 mil estudantes fizeram as provas nos dias 9 e 16 de janeiro

Vestibular da UERJ exige preparação específica; veja dicas
Em razão da pandemia do coronavírus, processo seletivo alterou o formato para evitar aglomerações

Editais do ProUni e Fies do 1º semestre de 2022 estão disponíveis
O primeiro programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Já o Fies disponibiliza financiamentos em cursos igualmente ministrados em instituições privadas. Também é necessário comprovar renda.

1ª reclassificação do Vestibular 2021/2 de vagas remanescentes da UERJ está disponível
Os convocados devem realizar pré-matrícula e aceite da inscrição em disciplinas da classificação de forma online no período de 24 e 25 de janeiro.

UEMG inscreve para o Vestibular 2022
O processo seletivo havia sido extinto em março de 2019 para usar somente notas do Enem e agora retorna neste ano.

Edital do SiSU 2022/1 é divulgado
Além do cronograma, no Edital também é possível verificar as regas do Sistema.

MEC divulga datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies do 1º semestre de 2022
Programas oferecem vagas em instituições de ensino superiores. Para participar, é necessário ter feito o Enem.

IFSuldeMinas solta resultado do Vestibular 2022/1
O resultado preliminar saiu no dia 10 de janeiro e teve os dias 12 e 13 seguintes para recursos. Este já é o resultado final.

Inscrições para a 3ª etapa do PAS 2020 da UFLA são recebidas
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição já foi encerrado e o resultado será disponibilizado no dia 27 de janeiro.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%
O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Reaplicação Enem 2021: menos de 30% dos inscritos comparecem às provas
Ao todo, 338.419 estudantes se inscreveram para realizar as provas, mas 70% não se apresentaram