Planejar e desenvolver estratégias para a atuação do trabalho dos colaboradores de uma empresa. Essa é uma das atribuições de quem atua na área de Gestão de Recursos Humanos. É através das técnicas aprendidas dentro da sala de aula que esse profissional identifica a importância das pessoas dentro de uma instituição, analisando suas capacidades.
Compete também ao profissional avaliar se há necessidade de novos funcionários, bem como o remanejamento deles dentro da empresa. É importante ter domínio nos processos relacionados ao gerenciamento de pessoas, para facilitar a execução do trabalho.
Público-alvo
O estudante que pensa em ser um profissional de Recursos Humanos precisa ser interessado pelas relações humanas. Além disso, é preciso ser observador, detalhista, ter carisma e responsabilidade. Nessa área é muito importante atualizar-se sempre através de palestras, cursos e workshops, para estar por dentro dos novos métodos de pesquisa que surgem. Ter fluência em outra língua também é fundamental.
O curso
O curso é formado de matérias específicas da área de atuação. O estudante terá aulas decontabilidade, informática, desenvolvimento de recursos humanos, relações trabalhistas, dinâmica de relações interpessoais, administração empresarial e ética. O intuito é dar ao aluno uma visão geral e integrada de todas as vertentes relacionadas à gestão de pessoas, alcançando, assim, o escopo administrativo que cada empresa possui.
Duração média
De 4 a 6 semestres
Mercado de Trabalho
Para quem deseja seguir a carreira de tecnológo em Recursos Humanos, o mercado é abrangente, especialmente no campo que diz respeito à recolocação profissional. As instituições vêm se preocupando em estruturar esse departamento devido à importância que a área possui, pois proporciona ao colaborador maior bem-estar dentro da empresa.
Formas de Atuação
Após a conclusão do curso, o tecnólogo pode atuar em empresas, indústrias e fábricas de médio a grande porte, além da área de consultoria, muito buscada atualmente.
Campos de Atuação
Gestão de Recursos Humanos
(Gerenciamento e organização de colaboradores, remanejamento destes pela empresa, estudo, elaboração e execução de táticas estratégicas para o trabalho.)
Departamento Pessoal
(cumprimento de leis trabalhistas, contratação e demissão de pessoal, realização de pagamentos de todas as contribuições.)
Consultoria
(Seleção e captação de profissionais para preenchimento de vagas em empresas que terceirizam o processo de seleção e contratação.)
Regulamentação da profissão
O curso Gestão de Recursos Humanos ainda não possui regulamentação, mas atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
Decreto Federal nº 5.154/04
Remuneração média
R$ 1 mil a 2 mil para profissionais recém-formados
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso em Gestão de Recursos Humanos.
Ainda não há um conselho a nível federal para os profissionais em Gestão de Recursos Humanos.
Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão de Recursos Humanos podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Gestão de Recursos Humanos ou estudante da área. Conte-nos!