Logo Super Vestibular

Gestão de Recursos Humanos

A Gestão de Recursos Humanos é a área responsável pelo recrutamento e seleção de pessoas para determinada empresa.

Publicado por Érica Caetano
Uma das características que esse profissional deve ter é a preocupação com as relações humanas
Uma das características que esse profissional deve ter é a preocupação com as relações humanas

Planejar e desenvolver estratégias para a atuação do trabalho dos colaboradores de uma empresa. Essa é uma das atribuições de quem atua na área de Gestão de Recursos Humanos. É através das técnicas aprendidas dentro da sala de aula que esse profissional identifica a importância das pessoas dentro de uma instituição, analisando suas capacidades.

Compete também ao profissional avaliar se há necessidade de novos funcionários, bem como o remanejamento deles dentro da empresa. É importante ter domínio nos processos relacionados ao gerenciamento de pessoas, para facilitar a execução do trabalho.

 

Público-alvo

O estudante que pensa em ser um profissional de Recursos Humanos precisa ser interessado pelas relações humanas. Além disso, é preciso ser observador, detalhista, ter carisma e responsabilidade. Nessa área é muito importante atualizar-se sempre através de palestras, cursos e workshops, para estar por dentro dos novos métodos de pesquisa que surgem. Ter fluência em outra língua também é fundamental.

 

O curso

O curso é formado de matérias específicas da área de atuação. O estudante terá aulas decontabilidade, informática, desenvolvimento de recursos humanos, relações trabalhistas, dinâmica de relações interpessoais, administração empresarial e ética. O intuito é dar ao aluno uma visão geral e integrada de todas as vertentes relacionadas à gestão de pessoas, alcançando, assim, o escopo administrativo que cada empresa possui.

 

Duração média

De 4 a 6 semestres

 

Mercado de Trabalho

Para quem deseja seguir a carreira de tecnológo em Recursos Humanos, o mercado é abrangente, especialmente no campo que diz respeito à recolocação profissional. As instituições vêm se preocupando em estruturar esse departamento devido à importância que a área possui, pois proporciona ao colaborador maior bem-estar dentro da empresa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Formas de Atuação

Após a conclusão do curso, o tecnólogo pode atuar em empresas, indústrias e fábricas de médio a grande porte, além da área de consultoria, muito buscada atualmente.

 

Campos de Atuação

Gestão de Recursos Humanos

(Gerenciamento e organização de colaboradores, remanejamento destes pela empresa, estudo, elaboração e execução de táticas estratégicas para o trabalho.)

Departamento Pessoal

(cumprimento de leis trabalhistas, contratação e demissão de pessoal, realização de pagamentos de todas as contribuições.)

Consultoria

(Seleção e captação de profissionais para preenchimento de vagas em empresas que terceirizam o processo de seleção e contratação.)

 

Regulamentação da profissão

O curso Gestão de Recursos Humanos ainda não possui regulamentação, mas atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 1 mil a 2 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso em Gestão de Recursos Humanos.

Ainda não há um conselho a nível federal para os profissionais em Gestão de Recursos Humanos.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão de Recursos Humanos podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Gestão de Recursos Humanos ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Enem 2020 tem recorde de abstenção com mais da metade de inscritos faltosos
Foi registrada a ausência de mais de metade dos inscritos. Ministro responsabilizou a pandemia e a imprensa pelo grande número de faltosos.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2021 de Medicina da UniCEUB chega ao fim
As provas do Vestibular de Medicina acontecem no dia 10 de fevereiro de 2021, das 14h às 18h, em Brasília/DF. 

Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação
Diagnosticados com doença infectocontagiosa, incluindo Covid-19, poderão passar pelo Exame novamente desde que apresentem no prazo os laudos médicos.

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais
A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Provas do Enem 2020 começam a ser aplicadas hoje (17)
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), portões de acesso aos locais de prova serão abertos meia hora mais cedo, a fim de evitar aglomerações.

Cederj publica notas objetivas do Vestibular 2021/1
Desempenho na prova de redação poderá ser conferido no dia 29 de janeiro

UPE solta local de prova da 1ª e 2ª etapa do SSA 2021
Estudantes farão provas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Recife e oito cidades do interior do Pernambuco

IF Goiano está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/1
Oportunidades são para as unidades de Catalão, Cristalina e Trindade nos curso de Tecnologia em Horticultura e os bacharelados em Agronomia, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

Unicap divulga resultado do seu Vestibular 2021
A seleção dos candidatos da Unicap foi por meio da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por prova on-line.

Inscrições para ProUni 2021/1 encerram nesta sexta-feira (15)
Programa oferece 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais (50% do valor do curso)

5 temas de História para ficar ligado no Enem 2020
Revise os conteúdos disciplinares que caem com maior frequência nas questões de História na prova do Enem.

UFMS finaliza inscrições do Vestibular 2021 e PASSE 2020
Solicitações de isenção de taxa de inscrição já foram recebidas de inscritos no CadÚnico e membros de família de baixa renda, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.