Logo Super Vestibular

Psicopedagogia

Ambiente escolar é a área que mais emprega o profissional de Psicopedagogia, mas não é a única

Publicado por Letícia Oliveira
O profissional atua de maneira preventiva para propiciar estratégias e ferramentas que possibilite facilitar o aprendizado.
O profissional atua de maneira preventiva para propiciar estratégias e ferramentas que possibilite facilitar o aprendizado.

A Psicopedagogia é uma área interdisciplinar de conhecimento que se insere no campo da Saúde e da Educação e lida com as dificuldades e transtornos que impossibilitam pessoas, em todas as fases da vida, ao processo de aprendizagem. 

Em outras palavras, a Psicopedagogia é o campo de estudo que busca decifrar como acontece o processo de construção de conhecimento nos indivíduos. Assim, ela se propõe a identificar os pontos que possam travar o conhecimento e trabalha de maneira preventiva para evitá-los. 

Público-alvo
Ter boa capacidade para ouvir e assimilar fatos. Essas são duas das principais características que devem ser adotadas pelos psicopedagogos. Descrição, imparcialidade, ética e equilíbrio emocional também são importantes no exercício da profissão. 

O curso
Para se tornar um profissional da área existe dois caminhos, o primeiro é ser graduado em Psicologia ou Pedagogia e fazer especialização em Psicopedagogia, o que pode levar até oito anos para o termino dos estudos. Já a segunda opção é cursar a Psicopedagogia, que em algumas universidades já é oferecido como bacharelado e tem duração de quatro anos.

A grade curricular apresentada é composta por matérias básicas como Português, Filosofia, Biologia e também de matérias mais especificas como Introdução à Psicopedagogia, Cognição e Aprendizagem, Relações Familiares e Aprendizagem, Bases Neurológicas e Psicopedagógicas, Neuropatologia e Psicologia da Educação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração média
6 à 8 semestres

Mercado de Trabalho
Grande parte das vagas para este profissional ainda está concentrada em instituições de ensino, mas vários setores necessitam do profissional psicopedagogo. O bacharel pode atuar, por exemplo, em clínicas médicas ou de psicologia, empresas públicas e privadas e hospitais. As regiões Sul e Sudeste são os maiores empregadores. Em 2013, a Prefeitura de São Paulo sancionou uma lei que implanta nas escolas de ensino médio e fundamental da rede municipal o serviço de psicopedagogia. 

Campus de Atuação

Área Clínica
Atuar de forma preventiva e terapêutica, em conjunto com profissionais da Saúde, como psicólogos e fonoaudiólogos, mediando o processo de recuperação do paciente.
Instituições de Ensino
Diagnosticar problemas que levam ao desinteresse e abandono da escola pelos alunos e criar um plano pedagógico que facilite a aprendizagem.
Empresas
Atuar dentro de empresas públicas e privadas analisando e orientando os funcionários no processo de aprendizagem da função.

Regulamentação da profissão
Regulamentada pela portaria Nº 987 de 01/12/2008, publicada pelo DOU em 03/12/2008
 
Remuneração média
Salário inicial: R$ 2.500 

Exigências para exercício da profissão
Graduação em Psicopedagogia
Formação em Pedagogia ou Psicologia com especialização em Psicopedagogia.

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Psicopedagogo? Conte-nos através do e-mail contato@supervestibular.com.

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho