Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Relações Internacionais

O crescimento da economia brasileira abre espaço para o surgimento de novos profissionais no ramo de Relações Internacionais.

Publicado por Bruna Carneiro
Profissional de Relações Internacionais pode desenvolver sua função em consulados, empresas do poder público ou privado.
Profissional de Relações Internacionais pode desenvolver sua função em consulados, empresas do poder público ou privado.

Um bom profissional de Relações Internacionais está sempre atualizado a tudo que acontece no mundo, desde o esporte até a parte mais delicada das relações políticas e econômicas. Ele sabe de todas as mudanças que ocorrem ao seu redor, atua intermediando as relações sociais entre as nações, povos e empresas do ramo político, econômico e comercial. 

Além de ser um bom analisador social, ele investiga o mercado e estuda as melhores oportunidades de realizar um bom negócio. O crescimento da economia do Brasil, com certeza, será um fator decisivo para aqueles que ainda estão pensando em iniciar o curso, pois o mercado está repleto de oportunidades e carente de bons profissionais da área. 

 

Público-alvo
Além da curiosidade e do perfil empreendedor, o estudante que pretende ingressar no curso de Relações Internacionais deve ter domínio da língua inglesa. Talvez este seja o principal requisito. Muitas vezes, no próprio período de estágio, é exigência da instituição que o aluno trabalhe um tempo em alguma empresa que desenvolva relações com o mercado internacional. 

Para exercer a profissão, também é necessário ter muita habilidade em realizar negociações, sociabilidade, boa comunicação, raciocínio rápido e, principalmente, gostar de viajar. O conhecimento da cultura e dos costumes dos outros países é um complemento básico para desenvolver um trabalho de sucesso. 

 

O curso
O curso é baseado em disciplinas básicas do estudo de direito, política e economia. As matérias específicas são voltadas para o estudo das empresas internacionais, política externa, integração regional, economia e política internacional. Além disso, os alunos estudam sociologia, história e economia a fim de acumular conhecimentos de modo geral.

 

Duração média 
Bacharelado – 8 semestres

 

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho é amplo, pois o profissional tem várias possibilidades de desenvolver suas funções. Com o crescimento do número de empresas e a internacionalização delas, a demanda está voltada para funcionários que possuem visão maior de mercado e que sejam diplomáticos.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o crescimento econômico, o Brasil tem assumido um papel importante na economia mundial e realizado transações de grande porte com indústrias externas. Isso tem sido o maior fator de aumento de vagas no mercado de trabalho. As empresas têm investido em treinamentos de profissionais que possam representá-las no comércio externo e interno. 

 

Formas de Atuação
O profissional de Relações Internacionais pode desenvolver sua função em consulados, empresas do poder público ou privado. Ele atua como assessor sindical, prevendo e resolvendo futuros problemas que podem ocorrer com o Mercosul, e analisando a situação econômica, política e trabalhista da empresa. 

Outra função é desenvolvida como bacharel, a principal atividade é manter contato com outros países, sondando o mercado externo, elaborando acordos, assessorando nas embaixadas etc. Além disso, ele pesquisa e negocia interesses comuns entre as empresas de um país e outro. 

 

Campos de Atuação 
Agências governamentais
(planejamento de ações do governo federal, estadual ou municipal para negociações no setor político, social, cultural, comercial e econômico)

Analista internacional
(participação na elaboração de programas cooperativos de outros países; elaboração, coleta e análise de relatórios sobre a conjuntura internacional dos órgãos do governo, ou até de empresas privadas)

Comércio exterior
(identificação de novas oportunidades do comércio e intermédio entre transações de importação e exportações)

 

Regulamentação da profissão 
A profissão não é regulamentada

 

Quantidade média de profissionais
Não existem dados

 

Remuneração média
De R$ 1.2 mil a R$ 2,5 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão
Não existe uma exigência para exercer a profissão

 

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional de relações internacionais ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro