Em tempos de disputa e concorrência, as empresas lutam, diuturnamente, para manter uma boa imagem e garantir a preferência de seu público de interesse. Os profissionais de Relações Públicas atuam exatamente neste quesito: na criação, manutenção e divulgação de uma imagem pública favorável. São eles os responsáveis por promover relações entre as pessoas, formular políticas para criação de uma imagem favorável, pesquisa de opinião pública e mercado, divulgação sobre serviços para público interno e externo etc.
O profissional de Relações Públicas também se diferencia por sua multidisciplinaridade ao exercer atividades de jornalistas, publicitários e administradores em seus trabalhos. Atualmente, com o avanço das redes sociais, canais de comunicação como twitter e facebook já integram as ferramentas de trabalho do RP, que atua como uma ponte entre clientes e empresa.
Público-alvo
Para atuar na área de Relações Públicas, o profissional precisa ter domínio da Língua Portuguesa, facilidade de comunicação, criatividade, dinamismo, boa aparência, simpatia e paciência. Conhecimentos sobre idiomas estrangeiros e cursos específicos também enriquecem o currículo do profissional. Além disso, é desejável que o RP tenha habilidade em negociar e defender pontos de vista e capacidade de gerenciamento de conflitos e de planejamento.
O curso
Oferecido muitas vezes como habilitação da graduação em Comunicação Social, o curso de Relações Públicas conta com matérias mais generalizadas nos primeiros períodos, a exemplo de planejamento de comunicação, teoria e história da comunicação, ética, administração, economia, marketing etc.
Duração média
Bacharelado – 8 a 10 semestres
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho de Relações Públicas está em constante crescimento. Com a adoção de hábitos de responsabilidade social, sustentabilidade e avanços nas leis de defesa do consumidor, o profissional de RP passou a ser melhor demandado. O setor privado, principalmente empresas de grande porte e multinacionais, concentra grande parte das oportunidades. Outro segmento recorde em vagas é o de planejamento da comunicação. O RP pode atuar ainda em hospitais, indústrias farmacêuticas, empresas de terceiro setor, turismo e entretenimento, dentre outras.
Formas de Atuação
Os RP´s podem trabalhar em departamento de relações públicas, de estabelecimentos públicos ou privados, como coordenador de equipe, representante da empresa em eventos, coordenador de eventos e na realização de media training, principalmente com diretores. O profissional graduado em Relações Públicas também trabalha com Assessoria de Comunicação.
Campos de Atuação
Administração
(promoção de ações para a valorização de uma empresa ou marcas, criação de canais de comunicação com funcionários, fornecedores, clientes, governo e comunidade etc.)
Atenção ao cliente
(atendimento de solicitações e reclamações de consumidores para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa etc.)
Cerimonial e protocolo
(orientação de empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento, comunicação institucional, divulgação de políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores etc.)
Eventos
(organização de palestras, exposições, recepções, coquetéis etc.)
Pesquisa de opinião
(dados sobre o público interno e externo da empresa para criar planos de comunicação etc.)
Planejamento estratégico
(estipular estratégias de relacionamento e de comunicação com a comunidade, imprensa, fornecedores, concorrência, consumidores etc.)
Projetos institucionais
(análise de pedidos apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, culturais e educacionais, coordenação do processo e adequação à filosofia e aos objetivos da instituição etc.)
Relações governamentais
(elaboração de planejamento estratégico das ações de relacionamento com o governo etc.)
Regulamentação da profissão
Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967
Remuneração média
R$ 1,5 mil a R$ 2,5 mil para profissionais recém-formados
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Relações Públicas;
Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Relações Públicas.
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como relações públicas ou estudante da área. Conte-nos!