Logo Super Vestibular

Logística

O tecnólogo em Logística cuida da área do transporte e armazenamento de mercadorias para as empresas.

Publicado por Érica Caetano
A área da logística se encarrega de cuidar principalmente do transporte de cargas e mercadorias
A área da logística se encarrega de cuidar principalmente do transporte de cargas e mercadorias

Vista como uma área promissora e de estratégia para as empresas, a logística é considerada atualmente um dos campos mais prósperos de atuação. O profissional que atua com logística tem como responsabilidade equipar todas as demandas de execução ligadas às atividades da empresa.               
 
A área de logística é a responsável pelo planejamento e controle do fluxo de distribuição e armazenamento de produtos e matérias-primas, desde o processo de sua produção até o seu consumo, realizando e fiscalizando o controle de todas as etapas, principalmente a de transporte, para que a mercadoria chegue ao destino final nos prazos estabelecidos. Entre algumas das características consideradas como diferencial no profissional desta área, destacam-se conhecimento gerencial e organizacional, interesse tecnológico, liderança, visão estratégica e globalizada.

 

Público-alvo

Para quem deseja trabalhar na área, é imprescindível falar inglês. Com as constantes mudanças de mercado, é importante que o profissional se mantenha sempre atualizado e informado sobre mercado através de cursos e workshops.

 

O curso

O curso tecnológico o em Logística envolve as mais variadas disciplinas, mas há um destaque maior para a área de ciências exatas, além de envolver muitas disciplinas do curso de administração. Por ter foco na distribuição de mercadorias, o aluno também estuda questões ligadas ao transporte e a legislação de trânsito. Logística global, introdução à logística, gestão de pessoas, aspectos jurídicos da logística e administração de logística, estatística e transporte são algumas das disciplinas pertencentes à grade curricular.

 

Duração média

De 3 a 6 semestres.

 

Mercado de Trabalho

Atualmente, o mercado nesta área tem crescido muito, estando bastante aquecido e disponibilizando muitas vagas para o profissional que deseja atuar com logística. Por ser um cargo recente nas empresas, é grande a necessidade de profissionais que tenham conhecimento a fundo sobre a área.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Formas de Atuação

A atuação na área de Logística é bem extensa, podendo o profissional atuar em empresas prestadoras de serviços, seja de transportes terrestres, aéreos e de engenharia, ou ainda no comércio, através de supermercados, lojas e shoppings centers.

 

Campos de Atuação

Logística Internacional

(análise e avaliação do comércio internacional e suas condições de distribuição e de transportes.)

Assessoria

(assessora e estuda formas e estratégias na contratação de prestadores de serviços.)

Logística e Marketing

(estuda e estabelece o trabalho da logística junto às estratégias de marketing.)

Logística Empresarial

(planejamento e controle no fluxo de produtos, visando promover melhor rentabilidade na distribuição.)

 

Regulamentação do curso

O curso tecnológico em Logística ainda não possui regulamentação, mas atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Decreto Federal nº 5.154/04

 

Remuneração média

R$ 1 mil a 3 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso tecnológico em Logística. Por ser uma área de atuação muito recente, ainda não há um conselho a nível federal deste curso.

Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão de Logística podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.

 

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como tecnólogo em logística ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Resultado do SiSU 2021/1 é liberado
Inscrições para a lista de espera também começam nesta sexta-feira, 16 de abril.

IFGoiano divulga resultado preliminar do Vestibular 2021/1
Para participar foi inecessário que o estudante já tivesse terminado o ensino médio já que no momento das matrículas, será necessário apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

UFPR anuncia nova data das provas do Vestibular 2021
Processo seletivo ocorreria no final de março, mas foi adiado por causa do estado de emergência da pandemia do coronavírus

IFMG publica resultado final do Vestibular 2021
Também foi divulgado resultado do Vestibular Complementar 2021, que ofereceu vagas para os campi Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

Minas Gerais: Uniube abre inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Processo seletivo oferece 36 vagas. Curso é ministrado em dois campi situados em Uberaba

UFPA solta listão do PS 2021
Foram selecionados 7.018 candidatos que preencherãoas 7.355 vagas oferecidas e distribuídas em 196 opções de cursos ministrados em 19 municípios do Pará.

Pré-vestibular Municipal de Belém recebe inscrições
As aulas terão início no dia 12 de maio, realizadas de forma remota, na modalidade de Educação à Distância (EAD), por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Lista de remanejáveis na 3ª etapa do SSA 2021 da UPE é publicada
A terceira etapa do SSA 2021 da UPE ofereceu 1.730 vagas em 54 cursos de graduação. Do total de chances, 20% são reservadas a candidatos cotistas.

SiSU 2021/1: inscrições terminam nesta quarta-feira (14)
Para disputar uma das 206.609 vagas em 109 instituições de ensino, é necessário ter feito o Enem 2020

Convocações da lista de espera do Fies 2021/1 serão feitas até hoje (14)
A próxima etapa prevista no calendário é que os pré-convocados nessa lista deverão complementar as informações prestadas no momento da inscrição no site do Fies. 

Confira menores notas de corte de mais de 20 cursos do SiSU 2021/1
Essas notas são encontradas em universidades das regiões Nordeste e Centro-Oeste, especialmente na Unemat