Vista como uma área promissora e de estratégia para as empresas, a logística é considerada atualmente um dos campos mais prósperos de atuação. O profissional que atua com logística tem como responsabilidade equipar todas as demandas de execução ligadas às atividades da empresa.
A área de logística é a responsável pelo planejamento e controle do fluxo de distribuição e armazenamento de produtos e matérias-primas, desde o processo de sua produção até o seu consumo, realizando e fiscalizando o controle de todas as etapas, principalmente a de transporte, para que a mercadoria chegue ao destino final nos prazos estabelecidos. Entre algumas das características consideradas como diferencial no profissional desta área, destacam-se conhecimento gerencial e organizacional, interesse tecnológico, liderança, visão estratégica e globalizada.
Público-alvo
Para quem deseja trabalhar na área, é imprescindível falar inglês. Com as constantes mudanças de mercado, é importante que o profissional se mantenha sempre atualizado e informado sobre mercado através de cursos e workshops.
O curso
O curso tecnológico o em Logística envolve as mais variadas disciplinas, mas há um destaque maior para a área de ciências exatas, além de envolver muitas disciplinas do curso de administração. Por ter foco na distribuição de mercadorias, o aluno também estuda questões ligadas ao transporte e a legislação de trânsito. Logística global, introdução à logística, gestão de pessoas, aspectos jurídicos da logística e administração de logística, estatística e transporte são algumas das disciplinas pertencentes à grade curricular.
Duração média
De 3 a 6 semestres.
Mercado de Trabalho
Atualmente, o mercado nesta área tem crescido muito, estando bastante aquecido e disponibilizando muitas vagas para o profissional que deseja atuar com logística. Por ser um cargo recente nas empresas, é grande a necessidade de profissionais que tenham conhecimento a fundo sobre a área.
Formas de Atuação
A atuação na área de Logística é bem extensa, podendo o profissional atuar em empresas prestadoras de serviços, seja de transportes terrestres, aéreos e de engenharia, ou ainda no comércio, através de supermercados, lojas e shoppings centers.
Campos de Atuação
Logística Internacional
(análise e avaliação do comércio internacional e suas condições de distribuição e de transportes.)
Assessoria
(assessora e estuda formas e estratégias na contratação de prestadores de serviços.)
Logística e Marketing
(estuda e estabelece o trabalho da logística junto às estratégias de marketing.)
Logística Empresarial
(planejamento e controle no fluxo de produtos, visando promover melhor rentabilidade na distribuição.)
Regulamentação do curso
O curso tecnológico em Logística ainda não possui regulamentação, mas atende a proposta pedagógica estabelecida na Lei Federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
Decreto Federal nº 5.154/04
Remuneração média
R$ 1 mil a 3 mil para profissionais recém-formados
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso tecnológico em Logística. Por ser uma área de atuação muito recente, ainda não há um conselho a nível federal deste curso.
Os profissionais graduados no curso superior tecnológico em Gestão de Logística podem obter o registro profissional através dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), de acordo com a Resolução Normativa nº 373, de 12 de novembro de 2009.
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como tecnólogo em logística ou estudante da área. Conte-nos!