Mais indicado para adultos, casais ou executivos que procuram um ambiente de privacidade e comodidade, o Hotel é considerado uma das acomodações mais caras para um intercâmbio. Contudo, sua boa localização e instalações modernas são diferenciais para a escolha do ambiente, que geralmente é classificado de uma a cinco estrelas, segundo o conforto, luxo e serviços oferecidos.
Desde o hotel mais simples até o mais sofisticado, quartos equipados com TV por assinatura, sistema de som, frigobar e ar condicionado são oferecidos aos hóspedes, bem como ambientes de entretenimento, a exemplo de academia, lanchonete, salão de jogos, piscina e cafeteria. Serviços de alimentação, inclusive com café da manhã servido nas suítes, também contribuem para a preferência pelos hotéis.
Todavia, ao menos durante o intercâmbio, o ambiente não contribui para uma boa troca cultural, já que grande parte dos hóspedes prefere o conforto de seus quartos a uma conversa com um nativo. O contato social e interação ficam restritos nesse tipo de acomodação, cujas normas também tendem a ser rígidas. A reserva do hotel costuma ser feita por agências e escolas de idiomas que possuem parceria com a rede hoteleira internacional.