UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Cederj abre inscrições do Vestibular 2020/1

Cederj abre inscrições do Vestibular 2020/1

Aqueles que queiram participar podem se inscrever até o dia 24 de outubro. A taxa custa R$ 88. 

Publicado por Érica Caetano
17/09/2019 07h45 , atualizado em 04/12/2019 14h50
Crédito imagem: Cederj / Divulgação
Crédito imagem: Cederj / Divulgação
Crédito da Imagem: Cederj / Divulgação

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) deu início as inscrições do seu Vestibular 2020/1. Aqueles que queiram participar podem se inscrever até o dia 24 de outubro. A taxa custa R$ 88. 

Faça sua inscrição

 Aqueles que solicitaram isenção da taxa devem esperar até 09 de outubro para saber se foram beneficiados com a gratuidade. Para os isentos, a inscrição deverá ser feita sem custo, ou seja, de forma gratuita. Já para os demais que tiveram os pedidos indeferidos, será gerado o boleto ao fim do processo de inscrição. 

Os pedidos de isenção, a pré-inscrição nas cotas e nas ações afirmativas e o requerimento da reserva de vagas para professores da rede pública foram finalizados no dia 13 de setembro. Os resultados de todos estes será disponibilizado em 09 de outubro. Leia mais aqui!

Enem

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 poderão ser utilizadas desde que o candidato sinalize isso no ato da inscrição. Será preciso informar o número de inscrição do Enem durante o cadastro do Vestibular do Cederj.

Somente a UFRJ isenta do pagamento os inscritos pelo Enem, as demais instituições exigem que a taxa seja paga até 25 de outubro para que a inscrição seja confirmada.

Provas

O Cederj divulgará o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), onde consta os locais de prova, no dia 18 de novembro. O mesmo ficará disponível para consulta e impressão até o dia 22 seguinte.

Já as provas acontecem em 24 de novembro, a partir das 09h. Elas serão formadas por uma redação 60 questões objetivas distribuídas por Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História.

O resultado da seleção do Cederj pelo Enem 2018 sairá em 06 de novembro. Os candidatos que não forem aprovados poderão participar das provas do Cederj como nova oportunidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para este caso, somente os vestibulandos da UFRJ terão que pagar a taxa para participar das provas, sendo o prazo para pagamento até 07 de novembro, ficando os demais dispensados do recolhimento do valor, já que a taxa foi paga anteriormente.

Aprovados

As notas da prova objetiva serão disponibilizadas em 04 de dezembro. A pontuação da redação será publicada no dia 12 seguinte, com período de revisão até o dia 13.

O resultado final do Vestibular 2020/1 sairá em 09 de janeiro de 2020. Os aprovados deverão se matricular nos dias 21 e 22 seguintes. Outras reclassificações estão previstas para os dias 16, 21 e 23 de janeiro.

Oportunidades

O Vestibular 2020/1 do Cederj está ofertando 7.634 vagas gratuitas em cursos superiores do Cefet-RJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Uerj, Uenf e UniRio. Esta edição tem como novidade a oferta do curso de Engenharia Meteorológica e um novo polo do consórcio - Mesquita, na Baixada Fluminense.

Parte das vagas destina-se aos candidatos de Ações Afirmativas e Sistema de Cotas Estadual. Há, ainda, a reserva para professores da rede pública.

A divisão das vagas exclusivas para o ingresso via Enem muda de acordo com a instituição de ensino escolhida pelo candidato e pode ser vista detalhadamente no Manual do Candidato.

Os polos do Cederj estão situados em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Outros detalhes estão disponíveis no Manual do Candidato.

Veja também

UFRGS divulga convocados em vagas remanescentes do Sisu 2025
A UFRGS publicou os convocados nas vagas remanescentes do Sisu 2025 e do vestibular. Matrículas começam amanhã (4).
Cederj recebe pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2025/2
No Vestibular 2025/2 do Cederj serão ofertadas vagas em cursos superiores semipresenciais de universidades públicas do Rio de Janeiro
UERJ publica edital do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2026
Provas do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2026 da UERJ serão aplicadas no dia 8 de junho
Olitef 2025: olimpíada de educação financeira está com inscrições abertas
Estudantes responderão a questões que envolvem educação financeira em competição de conhecimento
Obmep 2025: olimpíada de matemática bate recorde com 18,6 milhões de inscritos
Obmep registrou recorde de participação em número de escolas e cidades de aplicação das provas
Corrige Aqui: tema da redação de abril aborda o consumo de ultraprocessados no Brasil
Estudantes podem enviar suas redações para serem corrigidas por professores ou pela Inteligência Artificial de forma gratuita
Unicamp aprova cotas para pessoas trans, travestis e não binárias
Os cursos com menos de 30 vagas da Unicamp devem reservar pelo menos uma para este público.
Maranhão: UEMA libera resultado do Vestibular 2025 via Enem
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) ofertou 657 vagas remanescentes neste processo seletivo via notas do Enem
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2025
Os candidatos pré-selecionados pela lista de espera do ProUni 2025 deverão comprovar as informações apresentadas.
Lista de espera do ProUni 2025 é divulgada
Candidatos pré-aprovados na lista de espera do ProUni 2025 devem comprovar as informações prestadas nas inscrições até o dia 11 de abril.
Enem 2025: Inep divulga datas e edital de isenção de taxa de inscrição
Podem se inscrever estudantes da rede pública, de baixa renda e participantes do Pé de Meia
Como a música é uma aliada para realizar o ensino de ciências?
O ensino de ciências pode ser praticado de uma maneira mais atrativa para os alunos a partir de diversas estratégias, como o uso da música.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ