A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) divulgou nesta sexta-feira, 17 de abril, o resultado dos pedidos de isenção e da pré-inscrição de cotas e Ações Afirmativas do seu Vestibular 2020/2. Confira:
ATUALIZAÇÃO: o resultado final foi divulgado no dia 29 de abril e pode ser acessado abaixo
Resultado final isenção e cotas Cederj 2020/2
Os candidatos que tiveram o seu pedido de isenção e pré-inscrição de cotas e ações afirmativas aceitos deverão realizar a escolha do polo e curso, a partir das 14h do dia 29 de abril, neste site. Quem teve o pedido negado deverá fazer uma nova inscrição até 14 de maio.
Isenção
Foram beneficiados com a isenção candidatos de baixa renda que comprovaram possuir renda per capita mensal bruta menor ou igual a R$ 1.567,50.
Foram contemplados os seguintes cursos: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia Meteorológica, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação, Tecnologia em Gestão de Turismo, Curso Tecnologia em Segurança Pública.
Cotas
Já as cotas são garantidas através do Sistema de Cotas, pela Lei Estadual nº 5.346/2008, desde que o candidato seja estudante de escola pública, negro e indígena, pessoa com deficiência (PcD), filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapazes em razão do serviço.
O Sistema de Cotas contempla os cursos: Engenharia Meteorológica, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Química.
Ações Afirmativas
No caso de Ações Afirmativas, puderam concorrer estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas e se enquadram em uma das seguintes condições: Negros, pardos ou indígenas; Pessoa com Deficiência (PcD); Renda de até 1,5 salário mínimo.
Os cursos que contemplam Ações Afirmativas são: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação, Tecnologia em Segurança Pública e Tecnologia em Gestão de Turismo.
Enem
Os interessados em concorrer às vagas disponibilizadas para Ação Afirmativa e Cotas sem participar do benefício da isenção de taxa deverão ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública.
Mais informações podem ser obtidas no Edital.