A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) disponibilizou ontem, 18 de outubro, a concorrência referente ao seu Vestibular de Verão 2018. De acordo com a instituição, 8.975 candidatos se inscreveram para concorrer a 1.273 vagas distribuídas entre 49 cursos presenciais de graduação.
Veja a concorrência completa por curso!
A concorrência está dividida entre as três opções de inscrição, que são: não optantes de cota, candidatos com todo o ensino médio na rede pública e candidatos negros.
Os três cursos mais concorridos entre os não optantes de cotas são: Fisioterapia, de Florianópolis, com 29,68 candidatos por vaga; Design Gráfico, também em Florianópolis, com 27,70; e Medicina Veterinária, em Lages, com 25,95.
Para os inscritos na categoria todo o ensino médio na rede pública, a maior procura foi para as graduações de Medicina Veterinária, com 60 concorrentes por vaga, Fisioterapia, com 53,20 inscritos por posto e Bacharelado em Educação Física , com 30,60 candidatos por vaga, em Florianópolis.
Os cursos mais buscados pelos candidatos negros foram os deu Bacharelado em Educação Física (14 por vaga), Fisioterapia (13,50) e Moda (8), em Florianópolis.
Cotas
De acordo com o Programa de Ações Afirmativas da Udesc, cada curso da universidade reservou 30% das suas vagas para o vestibular, sendo 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.
A previsão é que os inscritos façam as provas no dia 26 de novembro nos municípios de oferta dos cursos. Os vestibulandos vão produzir uma redação e responder questões objetivas de conhecimentos gerais. Candidatos dos cursos de Teatro e Música também deverão passar por testes de habilidades específicas.
O resultado está previsto de ser liberado em 12 de dezembro. Os calouros vão começar as aulas em fevereiro de 2018.
Vagas
Nesta edição, a Udesc oferta 1.281 vagas em 49 cursos de graduação ministrados nas cidades de Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.
Do total de oportunidades, 30% são destinadas ao programa de políticas afirmativas. Sendo assim, 20% das vagas serão para estudantes da rede pública e 10% para negros.
Outros detalhes estão disponíveis no Edital ou o site da Udesc.