Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Coronavírus: Udesc realizará Vestibular de Inverno 2020 em novo formato por conta da pandemia

Coronavírus: Udesc realizará Vestibular de Inverno 2020 em novo formato por conta da pandemia

Dentre os critérios de seleção, candidato poderá optar pelo aproveitamento do Enem. Esta seletiva não cobrará taxa de inscrição.

Publicado por Érica Caetano
16/06/2020 11h56 , atualizado em 29/06/2020 10h39
Crédito imagem: Divulgação / Udesc
Crédito imagem: Divulgação / Udesc
Crédito da Imagem: Divulgação / Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) informou que o seu Vestibular de Inverno 2020, o qual teve o seu cronograma suspenso, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), terá um novo formato nesta edição junto com um novo edital. Ele será chamado Vestibular de Inverno 2020 - Processo Seletivo Especial.

Devido à impossibilidade de realizar provas presenciais, o vestibular será um processo seletivo especial em que os candidatos poderão optar por três formas de avaliação para se candidatar a 1.040 vagas de 37 cursos de graduação, com ingresso no segundo semestre de 2020.

O edital com o calendário e demais informações do certame ainda será divulgado. O que se sabe até então é que para esta seletiva não será cobrada a taxa de inscrição e para participar, o candidato deverá optar por um dos critérios abaixo:

- Nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): apenas para candidatos que fizeram as provas do Enem entre os anos de 2016 e 2018;
- Média final do Vestibular da Udesc: apenas para candidatos que prestaram a prova do Vestibular de Inverno 2019 ou do Vestibular de Verão 2020 da Udesc e foram classificados e/ou aprovados em lista de espera, mas não conseguiram vagas em convocações posteriores, sendo possível fazer nova opção de curso;
- Média final geral de conclusão do ensino médio: apenas para candidatos que já concluíram o ensino médio.

Vagas

Para cada um dos três critérios, haverá vagas específicas em cada curso oferecido. No curso de graduação em Medicina Veterinária, por exemplo, são oferecidas 30 vagas. Dessas, dez serão disputadas por candidatos que optarem pela avaliação da nota geral do Enem, outras dez pela média final do Vestibular da Udesc e as dez restantes pela média final geral de conclusão do ensino médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ainda haverá a reserva de 30% das vagas para candidatos de escolas públicas e negros, respeitando a política de ações afirmativas.

Levando em conta o mesmo exemplo de Medicina Veterinária, das dez vagas a serem disputadas por quem optar pela avaliação da nota geral do Enem, duas são para candidatos que se declarem de escola pública, uma para candidatos que se declararem negros e as sete restantes para não optantes. 

Isenção Vestibular de Inverno

A Udesc chegou a iniciar as inscrições para os pedidos de isenção de taxa de inscrição do seu Vestibular de Inverno 2020, no início do mês de fevereiro deste ano. Podiam participar candidatos sem condições de efetuar o pagamento da taxa de inscrição e doadores de sangue.

Contudo, antes mesmo do prazo de inscrições das solicitações ser encerrado, o cronograma da seletiva foi suspensa devido a pandemia e as medidas adotatas para conter o vírus, fazendo necessário o isolamento social.

Vestibular de Verão 2021

Por enquanto, o calendário do Vestibular de Verão 2021 da Udesc está mantido, com provas presenciais a serem realizadas em novembro, para ingresso no primeiro semestre do próximo ano. No entanto, a universidade acompanhará a situação da pandemia e poderá implementar soluções semelhantes às medidas do Vestibular de Inverno 2020 - Processo Seletivo Especial.

Mais informações no site da Udesc.

Veja também

Cursinho gratuito 2022 da UFSCar Sorocaba (SP) recebe inscrições
Pré-Enem oferece 70 vagas, sendo 40 para turmas durante a semana e 30 para o sábado

IFAC está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/1 via Enem
Os candidatos serão avaliados via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Poderão ser utilizar as pontuações das edições de 2010 a 2021. 

Unesp libera resultado do Vestibular 2022
Selecionados para as mais de 7,6 mil vagas já podem fazer matrículas virtuais a partir de hoje

IFSudesteMG divulga resultado do Vestibular 2022/1 via Enem
Para participar do Vestibular foi preciso ter feito o Enem e não ter obtido nota zero em nenhum das provas do exame, incluindo a redação, para os cursos de graduação. 

IFRR solta local de prova do Vestibular 2022/1
Interessados nas 180 vagas em cursos superiores farão provas no dia 13 de fevereiro

UFRGS: cursos de saúde física e mental são os mais procurados do Vestibular 2022
Medicina lidera com mais de 50 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Psicologia e Biomedicina.

UFJF divulga local de prova do Pism 2022
Universidade informou que 30 mil estudantes devem fazer provas nos dias 5 e 6 de fevereiro

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior