Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Cotas para deficientes em vestibulares são vetadas pelo Governo Federal

Cotas para deficientes em vestibulares são vetadas pelo Governo Federal

A Lei nº 13.146 foi sancionada pela presidente na manhã desta segunda-feira, 06 de julho.

Publicado por Érica Caetano
07/07/2015 12h12 , atualizado em 08/07/2015 10h54

Foi sancionada na manhã de ontem, 06 de julho, pela Presidente da República, Dilma Rousseff, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146), que assegura os direitos aos portadores de necessidades especiais. O documento, já havia sido aprovado pelo Senado em junho deste ano.

No entanto, há o veto do artigo 29, referente a reserva de cotas para portadores de necessidades especiais nos vestibulares. O documento trata da questão de igualdade e não discriminação, estabelecendo que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação e, com isso, não está obrigada a usufruir de benefícios decorrentes de ação afirmativa. 

Veja aqui a publicação!

Com isso, as instituições de educação profissional e tecnológica, de educação, ciência e tecnologia além das instituições de ensino superior públicas federais e privadas, não são obrigadas a reservar em cada processo seletivo para ingresso em seus respectivos cursos de graduação o mínimo de 10% de suas vagas em cursos e turnos para estudantes que possuam algum tipo de deficiência. 

Mas ainda continua sendo necessário que as instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, tanto pública quanto privadas, adotem em seus certames de ingresso as medidas necessárias para os portadores de necessidades especiais, como atendimento preferencial, formulário de inscrição com campo específico para que a pessoa com deficiência possa informar os recursos que necessita, provas no formato acessível de cada candidato e suas respectivas necessidades, dentre entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999, estabelece que as instituições de ensino superior devem oferecer adaptações de seus testes e os apoios necessários para a realização das provas para os portadores de necessidades, contando inclusive com tempo adicional para os exames, baseado nas características da deficiência, e desde que as solicitações tenham sido previamente feitas pelo candidato.

Conforme a lei, é classificada como pessoa com deficiência aquele que possua impedimentos de longo prazo seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que possam obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.