Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Cotas raciais do Vestibular da UnB são reduzidas de 20% para 5%

Cotas raciais do Vestibular da UnB são reduzidas de 20% para 5%

Foram 27 votos a favor do novo percentual contra 11 votos favoráveis ao antigo número. Medida já é válida para o próximo vestibular.

Publicado por Érica Caetano
04/04/2014 11h09 , atualizado em 04/04/2014 11h15

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou na última quinta-feira, 03 de abril, que a reserva de vagas para negros será reduzida no seu próximo processo seletivo, com previsão para julho. Segundo a instituição, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou por votação a alteração de 20% da porcentagem para 5%. Foram 27 votos a favor do novo percentual contra 11 votos favoráveis ao antigo número.

No último dia 21, mesma data em que se comemora o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a Universidade realizou uma audiência pública para discutir o futuro das cotas para negros e o modelo da política de ações afirmativas a ser adotado por ela nos próximos anos.

O evento reuniu alunos, professores, servidores e representantes da sociedade civil no Anfiteatrodo Instituto Central de Ciências (ICC), onde foi apresentado relatório com os resultados alcançados com a política, instituída na UnB há 10 anos. Na ocasião, A maioria dos presentes mostrou-se favorável à manutenção de ao menos 5% das vagas pelo sistema de cotas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Primeira instituição pública de ensino superior a aderir ao sistema de cotas para negros, em 2003, a UnB garantiu o acesso de mais de seis mil estudantes negros ao ensino superior público, sendo que 18% já estão formados, de acordo com documento apresentado pelo Cepe na audiência. O documento mostra ainda que muitos deles não teriam ingressado na instituição se não fosse o sistema de reserva d vagas adotado pela instituição. 

Veja também

FEI inscrever até hoje para o seu Vestibular 2021
O valor da taxa é de R$ 50 para quem utilizar o Enem e R$ 90 para as demais modalidades.

Inscrições para Vestibular 2021/1 do Cederj terminam hoje (29)
Interessados nas quase 3,4 mil vagas farão provas no dia 19 de dezembro, no Rio de Janeiro

UFES encerra inscrições para Vestibular EaD 2020
Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição já está disponível.

Provas do Vestibular 2021/1 de Medicina da UCB acontecem amanhã (29)
Os candidatos deverão apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição e caneta de tinta preta, além do uso de máscara.

Provas do Vestibular EaD 2020/2 da UFPel acontecem hoje
Os participantes deverão estar munidos da documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). É obrigatório o uso de máscara que cubra boca e nariz.

Unifor publica lista de aprovados no Vestibular 2021 de Medicina
Selecionados para as cem vagas devem fazer registro acadêmico nos dias 7 e 9 de dezembro, das 8h às 20h

Candidatos de Medicina da UPE ganharão bônus de 10% no Enem
Cursos de Odontologia e Direito também terão benefício, que será destinado a candidatos que moram em regiões específicas do estado

Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza provas do Vestibular 2021 neste sábado (28)
O processo seletivo oferece 120 vagas e as provas serão realizadas nas cidades de Jundiaí e São Paulo. 

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Também foram disponibilizados os gabaritos e comentários das provas destas primeira etapa.

Faculdade São Camilo (SP) aplica provas do Vestibular 2021/1
O Vestibular será realizado em uma única fase, das 14h às 19h. O candidato deverá comparecer ao local da prova munido de documento oficial de identidade original e com foto atualizada.

UEMA finaliza nesta sexta-feira o prazo de inscrições do PAES 2021
Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Unesp finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os resultados dos pedidos de isenção já foram divulgados. Mesmo com o benefício é preciso se inscrever no processo seletivo durante o prazo que os demais candidatos, ou seja, até esta sexta-feira.