Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Cursinho Pró-Enem UFPB Bananeiras está com inscrições abertas

Cursinho Pró-Enem UFPB Bananeiras está com inscrições abertas

Preparatório destina-se a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que já concluíram ou que estejam cursando prioritariamente o 3° ano do ensino médio e pretendem realizar o Enem. 

Publicado por Érica Caetano
28/04/2022 11h59 , atualizado em 28/04/2022 12h04
Cursinho Pró-Enem UFPB Bananeiras
Curisnho Pró-Enem UFPB Bananeiras
Crédito da Imagem: Pró-Enem UFPB Bananeiras

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, deu início ao prazo de inscrições para o seu cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Pró-Enem UFPB Bananeiras. Elas seguem abertas até o dia 18 de maio.

Inscreva-se aqui!

O cursinho destina-se a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que já concluíram ou que estejam cursando prioritariamente o 3° ano do ensino médio e pretendem realizar o Enem. 

Processo Seletivo

Os inscritos passarão no dia 19 de maio a três etapas de avaliação que pertencem ao Processo Seletivo. Em um primeiro momento, ocorrerá uma entrevista de sondagem do perfil socioeconômico e estudantil do interessado.

Posteriormente, será aplicado presencialmente, uma prova com cerca de 20 questões objetivas de múltipla escolha de conteúdos das áreas da linguagem e ciências humanas, exatas e da natureza.

Ainda no dia 19, os participantes precisarão apresentar cópias da documentação exigida para o cadastro.

É necessário entregar, como donativo, um pacote de alimento não perecível, os quais irão compor cestas de alimentos para doação pelo projeto a famílias carentes, uma iniciativa solidária de contribuição no  combate à fome, realizadas anualmente pelo projeto.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As etapas serão utilizadas como critério para seleção e/ou desempate, caso o número de candidatos seja maior que o de vagas. A lista dos selecionados será divulgada no dia 20 de maio. 

Aulas

A aula inaugural acontece em 20 de maio, às 19h, no Auditório Central do CCHSA. O início das aulas preparatórias está previsto para acontecer no dia 23 seguinte.

Elas são ministradas de forma presencial, no Bloco de Aulas Prof. Alcides Marcelino de Oliveira Filho, no campus III da UFPB, em Bananeiras. 

O curso preparatório terá a duração de 8 meses e, além das atividades em salas de aula, serão oferecidos durante o período do curso intensivo:

  • Sulões itinerantes presenciais nos finais de semana
  • Orientações vocacionais
  • Mesas de debates
  • Cinco treinamentos virtuais com temáticas que envolvem empreendedorismo, sustentabilidade, gestão, aproveitamento de resíduos e diversidade de gênero.

O Cursinho do CCHSA atende a 14 municípios do agreste paraibano e conta com o apoio de algumas prefeituras municipais. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: cursinhoproenem.cchsaufpb@gmail.com.

Veja também

RoboCup: Brasil sedia Copa do Mundo de Robótica 2025, competição de robôs e Inteligência Artificial (IA)
Salvador (BA) sedia até 20 de julho a RoboCup em que estudantes apresentam robôs projetados e programados para cumprir desafios diversos
Fies 2025.2: inscrição encerra hoje, 18
São oferecidas mais de 74 mil vagas para financiamento de mensalidades de cursos de graduação em universidades públicas.
ProUni 2025.2: aprovados na 1ª chamada devem comprovar informações da inscrição até hoje, 18
São oferecidas 211 mil bolsas de estudo integral e parcial em universidades privadas de todo país.
Inscrição do Fies 2025.2 termina hoje (18). Veja quem pode participar
Programa oferece mais de 74 mil vagas em 1.215 universidades particulares de todo o Brasil
Olitef lança concurso cultural que premia escolas destaques da olimpíada de educação financeira de 2024
Serão distribuídos até R$ 600 mil para escolas vencedoras do concurso cultural da Olitef
Prêmio Educador Transformador 2025 recebe inscrição gratuita de projetos em educação inovadora
Nesta edição, jornada de desenvolvimento do prêmio contará com suporte de Inteligência Artificial para aperfeiçoar os projetos
IA e educação: especialistas comentam como utilizar a inteligência artificial como ferramenta de estudo
Presente no cotidiano dos estudantes, eles podem utilizar IA a seu favor, de forma que facilite no processo de aprendizagem e fixação dos conteúdos.
Redação Encceja 2025: especialista explica melhores formas de começar o texto
Parte da prova de Português no Encceja 2025 é a produção de uma redação dissertativo-argumentativa.
PND 2025: sites falsos aplicam golpes na inscrição do CNU dos professores
Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) estão abertas até 25 de julho. Provas acontecem no final de outubro
Encceja 2025: confira 5 videoaulas gratuitas para te ajudar na prova de Português
Provas do Encceja 2025 acontecerão no primeiro domingo de agosto, dia 3
UECE divulga datas das provas do Vestibular 2026 e edital de isenção de taxa
São ofertadas 2.880 vagas em cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.
Confira 7 filmes para estudar e treinar inglês durante as férias, segundo especialistas
O período das férias escolares pode ser aproveitado para assistir a conteúdos de lazer e ao mesmo tempo aprender um novo idioma