As datas do Processo Seletivo 2020 do Programa Forma Pará já foram definidas. Este vestibular oferece vagas em municípios onde não há campus de Instituições de Ensino Superior públicas.
A seleção já foi adiada duas vezes por causa da pandemia do coronavírus. Primeiro, ocorreria em dezembro de 2020 e, depois, em abril deste ano. Mas, com a redução no número de casos no estado do Pará e a mudança do bandeiramento de vermelho para amarelo e laranja, os testes já podem ser aplicados.
Confira as datas:
- Nova data Vestibular 2020 Forma Pará: 4 de julho, das 8h às 12h
- Cartão com local de prova: 22 de junho a 3 de julho.
- Resultado: 6 de agosto
Vagas e universidades
As instituições de ensino paraenses oferecem 995 vagas em 15 cursos de graduação. As carreiras são ministradas em 18 municípios. Participam da seleção as seguintes universidades:
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
100 vagas
Tecnologia em Gastronomia nas cidades de Icoaraci-Belém e Salinópolis
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
90 vagas
Engenharia Sanitária e Ambiental (Novo Progresso) e Agronomia (Rurópolis)
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)
315 vagas
Ciências Contábeis (Bom Jesus do Tocantins), Engenharia Florestal (Tailândia), Administração (Abel Figueiredo), Pedagogia (Itupiranga), Medicina Veterinária (Piçarra), Psicologia (Jacundá) e Zootecnia (Ourilândia)
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
200 vagas
Agronomia nas cidades de Ourém, Mocajuba, Goianésia e Ulianópolis
Instituto Federal do Pará (IFPA)
240 vagas
Licenciatura em História (Marituba), Muaná (Licenciatura em Física), Cachoeira do Piriá (Bacharelado em Agronomia), Dom Eliseu (Tecnológico em Rede de Computadores) e Novo Repartimento (Licenciatura em Ciências Biológicas).
No total, 5.698 candidatos farão as provas. O curso de Tecnologia em Gastronomia, oferecido em Icoaraci pela UEPA, é o mais procurado com mais de 19 candidatos por vaga.
O vestibular do Forma Pará 2020 é uma parceria daSecretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), das Instituições de Ensino Superior, das prefeituras envolvidas e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).