O Diário Oficial da União (D.O.U.) publicou nesta quinta-feira, 18 de junho, a consulta dos editais do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2020.
O edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/2 foi publicado na quarta, dia 17, mas somente com o cronograma. As regras devem ser publicadas e disponibilizadas em breve, no site oficial.
Veja o edital do ProUni 2020/2
Nos documentos acima é possível verificar os cronogramas completos do ProUni e Fies, mais as regras para participação em cada uma das seletivas. Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o MEC ampliou o prazo de adesão das instituições, fazendo com que as inscrições dos programas passassem de junho para o mês de julho.
SiSU 2020/2
Até o momento, a oferta de vagas previstas para o SiSU 2020/2 é de 51.800 vagas distribuídas em 57 instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, há a possibilidade do ingresso em cursos ofertados na modalidade à distância (EaD). Confira o cronograma abaixo:
Consulta de vagas: 30 de junho
Inscrições: 07 a 10 de julho
Resultado: 14 de julho
Matrículas: 16 a 21 de julho
Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 21 de julho
ProUni 2020/2
Já para o ProUni, que oferta bolsas de estudos de 50% e 100% em cursos de graduação em instituições privadas. Estas destinam-se a estudantes de escolas públicas, bolsistas integrais em colégios particulares, pessoas com deficiência ou professores da rede pública que estejam em exercício do magistério, que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e que tenham tirado média mínima de 450 pontos no exame e nota acima de zero na redação.
Podem concorrer as bolsas integrais estudantes com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa e as bolsas parciais candidatos com renda máxima de três salários mínimos por pessoa. Abaixo também separamos o cronograma com as principais datas:
Consulta de vagas: 07 de julho
Inscrições: 14 a 17 de julho
Primeira chamada: 21 de julho
Segunda chamada: 04 de agosto
Manifestação de interesse na lista de espera: 18 a 20 de agosto
Liberação da lista de espera para instituições: 24 de agosto
Fies 2020/2
Podem participar do Fies 2020/2 aqueles que tenham feito o Enem entre os anos de 2010 e 2019, tendo média de 450 pontos nas provas sem zerar a redação. É preciso também renda de até três salários mínimos por pessoa da família. Veja abaixo o cronograma:
Consulta de vagas: 14 de julho
Inscrições: 21 a 24 de julho
Resultado: 28 de julho
Complementação de inscrição para pré-selecionados: 28 a 30 de julho
Pré-seleção dos candidatos da lista de espera: 28 de julho a 31 de agosto
Alterações P-Fies
Em relação a modalidade conhecida como P-Fies, ela não fará mais parte da seleção do Fies de acordo com o edital divulgado hoje. O P-Fies, que oferecia financiamentos com juros estabelecidos por bancos, será independente, terá seu nome alterado para que não seja confundido com o Fies e não usará o Enem como critério de seleção.
No início do ano, o Ministério da Educação (MEC) infrmou que as inscrições do novo P-Fies ficarão abertas o ano todo e que não terá mais renda máxima para participação.
Outros detalhes podem ser obtidos nos editais do SiSU, ProUni e Fies.