O Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União (D.O.U.) a publicação do Edital do Programa Universidade para Todos (ProUni). O número de bolsas ainda não foi informado.
O programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Para se inscrever no ProUni é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
ProUni usa as notas da última edição do Enem. Mas conforme já havia sido adiantado pelo Ministério da Educação (MEC), excepcionalmente esse ano, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), será aceita a edição de 2019. Contudo, os participantes precisam ter média mínima de 450 pontos no exame e acima de zero na redação.
Isso se deve por conta da mudança do cronograma das provas para janeiro e provável resultado para março, o que inviabilizaria a realização do Programa Universidade Para Todos em janeiro.
Quem pode participar?
Para participar do ProUni 2021/1 além de ter passado pelas provas do Enem 2019 é preciso também ter cursado o ensino médio completo em escola pública; ter estudado todo o ensino médio em escola particular com bolsa integral; ter feito o ensino médio parcialmente em escola pública e parte em colégio particular com bolsa integral; ser pessoa com deficiência (PcD) ou ser professor da rede pública de ensino, integrando o quadro pessoal da instituição e que esteja em exercício do magistério.
É preciso a comprovação de renda máxima para que o candidato possa se inscrever. O percentual da bolsa de estudos muda de acordo com os rendimentos do participante. São concedidas bolsas de 100% para aqueles que tenham renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família. As bolsas de 50% destinam-se aqueles com renda de até três salários mínimos por pessoa da família
Somente os professores da rede pública que estejam em exercício do magistério estão dispensados da comprovação de renda.
Estudantes que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, assim como pessoas com deficiência, poderão concorrer às bolsas destinadas para as cotas.
Como se inscrever?
As inscrição serão recebidas de 12 a 15 de janeiro de 2021. Os candidatos precisam fazer o login único do Governo Federal. Aqueles que já tem o cadastro precisam somente informar CPF e senha para acessar, enquanto os demais devem criar uma conta no portal, gratuitamente.
No site do ProUni, o candidato deverá informar os dados familiares para registro da renda e selecionar até duas opções de instituição, turno, curso, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
Resultado
O resultado da 1ª chamada é esperado para 19 de janeiro de 2021. A comprovação de informações dos pré-selecionados deverá ser feita de 19 a 27 de janeiro.
O resultado da 2ª chamada será divulgado no dia 1º de fevereiro e a comprovação de informações dos pré-selecionados deverá ser feita até o dia 09 de fevereiro.
As inscrição na lista de espera serão recebidas de 18 e 19 de fevereiro e o resultado da lista de espera desta sai no dia 22 seguinte.
Os candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera deverão realizar a comprovação da documentação de 22 a 25 de fevereiro de 2021.
As bolsas de estudo serão publicadas no dia 04 de janeiro de 2021.
Tire suas dúvidas sobre o ProUni
Outros detalhes podem ser obtidos no Edital do ProUni.