Começaram a ser aplicadas nestes sábado, 26 de outubro, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Mais de 7.173.574 estudantes eram esperados para os testes de hoje, que foram aplicados em 1.661 municípios e em 15.576 locais de prova. Eles tiveram início às 13h e foram finalizados às 17h30. Os portões de acesso foram abertos às 12h, pelo horário de Brasília.
Hoje os candidatos tiveram que responder 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologia (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que até às 15h, 21 candidatos já haviam sido eliminados por terem postado fotos dos seus respectivos cartões de respostas do Enem em redes sociais. Algumas destas foram postadas minutos antes do início da prova.
Como foi reforçado pelo Inep e pelo Ministério da Educação (MEC) durante todo o período de preparação do Enem assim como nas outras edições, é terminantemente proibido o uso de aparelhos eletrônicos no local de prova bem como a postagem de fotos do exame. Ao chegar na sala de aula, o candidato é orientado a colocar aparelhos eletrônicos, como celular e tablet, em um envelope lacrado, que deverá ficar embaixo da carteira durante toda a prova. O celular também deve estar desligado.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ressaltou ontem, 25 de outubro, o alerta sobre a não utilização desses aparelhos eletrônicos durante as provas, e que na edição anterior do Enem foi possível identificar os estudantes que postaram os conteúdos em questões de minutos. A intenção é garantir que os candidatos façam a prova em condições iguais, que não haja vazamento de questões ou de respostas.
Em 2012, 65 candidatos foram eliminados por postarem imagens de fotos da prova e mensagens com conteúdo do exame. Além do celular, não é permitido uso de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos.
Correção comentada Super Vestibular
A partir de agora o Super Vestibular em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas-SP, disponibiliza a correção comentada do Enem 2013 em tempo real. Ela pode ser vista de forma gratuita e também poderá ser acompanhada através de nossas redes sociais, por meio do Facebook eTwitter. Acompanhe:
Correção comentada em tempo real Enem 2013
O Exame continua sendo realizado amanhã, dia 27, das 13h às 18h30. Neste domingo a prova terá uma hora a mais, pois será aplicado o exame de Redação. Os estudantes também terão que responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física). Ao todo, o Enem é composto por redação e 180 questões objetivas.
A correção comentada do Super Vestibular das provas de amanhã terá início ás 19h. Já o gabarito oficial será divulgado na próxima quarta-feira, 30 de outubro. O resultado do Enem 2013, com as notas dos participantes, está previsto para o final dezembro. Em janeiro de 2014 serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).