O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 caiu em relação à edição do ano passado. De acordo com balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), às 10h desta terça-feira, 2 de junho, nono dia de inscrições, o número de candidatos chegou a 4,4 milhões. Em 2014, até as 19h do oitavo dia de cadastro, eram 4,5 milhões de inscritos.
Faça sua inscrição no Enem 2015
Veja o passo a passo para se cadastrar no Enem 2015
As inscrições para o Enem 2015 estão sendo recebidas desde 25 de maio. Nesta edição, o valor da taxa quase dobrou em comparação à do ano passado. Desde 2004, os alunos pagavam R$ 35. Em 2015, passaram a ser cobrados R$ 63. Desde que o valor foi anunciado, estudantes têm se manifestado por meio das redes sociais opinando que a taxa está muito alta e que não têm dinheiro para pagá-la, apesar do MEC conceder isenção para estudantes de baixa renda.
O período de inscrições segue até a próxima sexta-feira (5). Até o final do prazo, o MEC tem a expectativa de receber 9 milhões de inscrições confirmadas, ou seja, contabilizando quem pagou a inscrição ou recebeu isenção. Para que essa meta seja atingida, em pouco mais de três dias aproximadamente 4,6 candidatos precisam fazer a inscrição.
Diferentemente deste ano, no qual até o momento é apresentada queda na quantidade de candidatos, desde 2009, quando o formato das provas do Exame mudou, o número de inscritos crescia a cada edição. Em 2013, foram 7,8 milhões de inscritos. No ano seguinte, 9,5 milhões. Desse número, 8.721.946 inscrições foram confirmadas.