A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 deve ser antecipada. Conforme o calendário, as notas sairiam no dia 19 de janeiro, mas, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), podem ser divulgadas um dia antes.
Confira mais detalhes sobre o resultado do Enem 2016
Segundo o órgão, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a ideia é que o resultado do Enem 2016 seja liberado no mesmo dia em que seja aberta a consulta pública para o novo modelo do Enem.
O objetivo da consulta pública é receber a opinião de estudantes, educadores, pesquisadores e de todos que possam colaborar com o perfeiçoamento do exame. Várias possibilidades já foram sugeridas e, segundo o MEC, serão colocadas em discussão durante a consulta pública.
Algumas possíveis mudanças, como a possibilidade de o exame não servir para certificar a conclusão do ensino médio e a exclusão dos treineiros, já chegara a ser debatidas. Há ainda a proposta de realizar um simulado nacional, em julho, antes do Enem, para aqueles que seriam excluídos do exame tradicional.
Enem 2016
Mais de 6 milhões de candidatos fizeram as provas em novembro e em dezembro. No total houve 180 questões de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática e, ainda, uma redação.
Com o desempenho em mãos, os candidatos que fizeram o exame educacional poderão se inscrever em programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os participantes do Enem 2016 podem ainda estudar em Portugal.