Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2018: questão de Matemática é anulada por não ser inédita

Enem 2018: questão de Matemática é anulada por não ser inédita

Prova aplicada no último domingo, 11 de novembro, teve pergunta já utilizada pela UFPR.

Publicado por Adriano Lesme
13/11/2018 10h05

Na noite de ontem 12 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu anular uma questão de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. A prova foi aplicada no último domingo, 11.

O número da questão anulada varia conforme a cor da prova: 150 (amarelo, laranja e verde); 170 (cinza); 163 (azul); 180 (rosa).

Questão anulada Enem 2018
Fonte: Inep

Segundo o Inep, a questão foi utilizada em 2013, no Vestibular 2014 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o que é proibido. Ela foi elaborada em 2012 por um professor da UFPR para compor o Banco Nacional de Itens (BNI) e não poderia ser utilizada em outra prova que não fosse do Inep.

Veja a correção da questão anulada:

Apuração

O Ministério da Educação afirmou que o ministro Rosssieli Soares contatou o Reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, que colocou a universidade à disposição para colaborar com a apuração. A UFPR havia celebrado um Acordo de Cooperação Técnica com o Inep para integrar o processo de elaboração e revisão de itens do BNI.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com nota enviada pelo Inep, “a Comissão de Sindicância do MEC irá apurar o ocorrido, que pode culminar em instauração de processos administrativo, cível e/ou criminal”. A nota fecha com o Inep afirmando que investe todos os anos “em mecanismos de detecção de conteúdos plagiados” e que reforçará os procedimentos que garantam o ineditismo e originalidade das questões do Enem.

Gabaritos

Os gabaritos do Enem 2018 serão divulgados amanhã, dia 14. Nos dois dias de provas, o Super Vestibular realizou a Correção Comentada do Enem 2018. No primeiro dia, corrigimos a prova amarela e, no segundo, a cinza.

O resultado do Enem 2018 será divulgado no dia 18 de janeiro de 2019. Após o resultado, serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). As notas do Enem também poderão ser usadas para estudar em Portugal.

Veja também

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2020 via Enem da PUC-SP é disponibilizada
Seleção foi realizada baseada nas notas do Enem. Outras chamadas estão previstas para os dias 22 e 28 de julho além de 04 de agosto.

Resultado do SiSU 2020/2 já pode ser acessado
Agora, os convocados no SiSU deverão comparecer às universidades para fazer as matrículas nos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.

Prazo de inscrições para ProUni 2020/2 está aberto
Estudantes vão concorrer a 167.780 bolsas de estudo em 1.061 universidades. São Paulo é o estado que oferece mais vagas.

Unicentro (PR) define datas do Vestibular e PAC 2020
Provas do vestibular devem ser realizadas em março de 2021 e as do PAC, em fevereiro

Paraná: UEPG está com inscrições abertas para Vestibular EaD 2020/2
Processo seletivo oferece 900 vagas gratuitas em cinco cursos de graduação. Prazo fecha no dia 31 de julho.

Fatecs (SP) liberam resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2020/2
Candidatos que ganharam a isenção ou a redução de taxa também devem se inscrever no processo seletivo até dia 22 de julho

Unicamp altera datas do Vestibular 2021 devido à pandemia do novo coronavírus
A Univerisdade também divulgou que ampliou o número de locais de provas e também incluiu as cidades de Barueri e Fernandópolis para a aplicação do Vestibular.

Coronavírus: Unesp adia Vestibular 2021 e informa mudanças por conta da pandemia
As datas novas foram estipuladas de forma que não chocassem com os mesmos dias em que serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e dos demais vestibulares, como o da Fuvest (USP) e Unicamp.

USCS (SP) finaliza inscrições para o Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 50 vagas serão avaliados pelas notas do Enem de 2015 a 2019, desde que notas sejam acima de 600 pontos

Mackenzie libera resultado do Vestibular 2020/2
Saíram listas de selecionados pelas notas do Enem e notas de vestibulares anteriores

ESPM solta resultado do Vestibular 2020/2
Para selecionar candidatos, a instituição criou vestibular on-line com entrevista, produção de texto e vídeo

FGV publica resultado do Vestibular EaD 2020
Interessados nas mais de 7 mil vagas foram avaliados pelo Enem, por vestibulares anteriores ou, ainda, pela produção de redação em ambiente virtual