Começa hoje (20) e segue até a próxima sexta-feira, 24 de maio, o período para solicitar atendimento pelo nome social no Enem 2019. O pedido deve ser feito na página do participante.
Segundo orientações repassadas pela organização do exame educacional, travestis e transexuais que desejarem ter reconhecimento social da sua identidade de gênero devem informar CPF, senha e nome social.
Em seguida, é necessário apresentar os documentos comprobatórios listados abaixo (somente nos formatos PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB).
• Fotografia atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
• Cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto.
Resultado
A previsão é que o resultado da análise da solicitação de Atendimento pelo Nome Social saia a partir de 31 de maio na página do participante.
Caso não seja aprovado o pedido, o estudante poderá entrar com recurso entre os dias 3 e 7 de junho. O resultado sairá a partir do dia 10 do mesmo mês.
Enem 2019
As inscrições para o Enem 2019 foram recebidas de 6 a 17 de maio. Conforme último balanço divulgado pelo Inep, organizador do exame, o sistema registrou 6.384.957 de inscritos.
São Paulo (16,11%), Minas Gerais (10,24%) e Bahia (7,67%) têm o maior número de participantes inscritos. Os quatro estados do Sudeste, juntos, registram mais de 35% do total.
As provas do Enem serão aplicadas nos domingos 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas e redação.
No seguindo dia, será a vez de 90 questões de matemática e ciências da natureza.
O cartão, com o local de prova, sairá em outubro e o resultado em janeiro de 2020.