O sistema de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, iniciada na manhã de hoje, 06 de abril, está apresentando erro durante o processo de cadastro.
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e em seguida a data de nascimento, aparece a mensagem de que “a data de nascimento informada não está de acordo com o cadastro da Receita Federal”.
Alguns candidatos também relataram o problema em suas redes sociais.
O Super Vestibular entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que retornou por meio de nota, que os participantes que encontrarem dificuldades para fazer o pedido de isenção ou justificar a ausência devem entrar em contato com o canal de atendimento telefônico 0800 616161 para receber orientações individualizadas sobre como resolver a ocorrência.
Acontece que o número indicado pelo Inep não recebe ligações feitas de aparelho celular, somente telefone fixo. A equipe do Super vestibular também questionou o Inep sobre o que as pessoas sem telefone fixo devem fazer, mas até o momento não tivemos retorno.
Ao tentarmos ligar na central de atendimento por um telefone fixo, aguardamos cerca de 20 minutos sem sucesso, já que não fomos atendidos.