O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 19 de abril, o número de candidatos que solicitaram isenção de taxa de inscrição na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram 1.949.448 pedidos recebidos entre os dias 04 e 15 de abril.
O resultado das solicitações está previsto de ser divulgado na próxima sexta-feira, dia 22. Quem tiver o pedido negado poderá interpor recurso no período de 25 a 29 de abril. O resultado dos recursos será publicado no dia 06 de maio.
Na edição anterior do Exame, quase 1,9 milhão de pessoas, o equivalente a 61% dos inscritos, tiveram o benefício da gratuidade da taxa de inscrição concedido.
Isenção
A solicitação de isenção foi aceita daqueles que preenchessem os seguintes requisitos abaixo:
- Estudantes que estejam no último ano do ensino médio em 2022 de escolas da rede pública de ensino
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, que tenham renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$1.818)
- Candidatos que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para esse caso, é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Justificativa
A justificativa de ausência no Enem 2021 também foi recebida no mesmo período em que as solicitações de isenção estavam abertas.
Puderam fazer a justiticativa candidatos que tiveram a gratuitade concedida para o exame do último ano e que não compareceram aos dois dias da prova, mas que desejavam solicitar a isenção para a edição deste ano.
Foi necessário encaminhar documentação que comprovasse a ausência. As especificações sobre os documentos que foram aceitos estão disponíveis no edital.
O resultado da justificativa de ausência também sairá no dia 22 de abril. O prazo para interpor recursos contra a reprovação das solicitações será entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos deve ser publicado no dia 06 de maio.
Enem 2022
A confirmação do pedido de justificativa e isenção no Enem não garante a inscrição no exame. O Inep deve divulgar em edital específico o prazo para a inscrição da edição 2022. As provas deste ano serão realizadas dias 13 e 20 de novembro. A realização do exame feito por pessoas privadas por liberdade (Enem PPL) será nos dias 13 e 14 de dezembro.
Leia também - MEC apresenta novo Enem: veja o que muda
Outros detalhes podem ser obtidos neste edital de isenção.