O gabarito oficial do Enem 2023 foi liberado hoje, 14 de novembro. Os estudantes podem conferir as respostas no link abaixo:
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não costuma aceitar pedidos de recurso contra o gabarito. Mas, uma questão da prova de Matemática, aplicada no último domingo (12), foi anulada por já ter sido usada no Enem 2010.
Inicialmente, o gabarito do Enem 2023 seria publicado no dia 24 de novembro, porém, também no último domingo, o ministro da educação, Camilo Santana, anunciou que as respostas seriam antecipadas para hoje.
Conforme o cronograma, o resultado do Enem 2023 será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024. Com as notas do exame, os candidatos poderão ingressar no ensino superior por meio de programas do Ministério da Educação (MEC), como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Também será possível entrar em universidades que aceitam as notas do Enem.
Enem 2023
O Enem 2023 foi realizado nos dias 5 e 12 de novembro. O exame contou com quase 4 milhões de inscritos, mas 28% faltaram no primeiro dia e 32% no segundo.
No dia 5 de novembro, os estudantes responderam 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Também foi necessário elaborar uma redação, cujo tema foi: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
No dia 12 de novembro, foi a vez de 45 questões objetivas de Matemática e mais 45 de Ciências da Natureza.
Reaplicação do Enem 2023
Estudantes que tiveram algum problema durante a aplicação regular do Enem 2023, como doenças ou transtornos relacionados a logística, podem solicitar a reaplicação do exame até a próxima sexta-feira, 17 de novembro.
A reaplicação do Enem 2023 ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro. Nesses dias, também será realizado o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).